quarta-feira, 29 de junho de 2011

Projetos Ciêntificos de estudantes de Campo Verde participam da mostra estadual




Dois inventos científicos de alunos da Escola Estadual do Campo, Alice Barbosa Pacheco do município de Campo Verde (135 km de Cuiabá), foram selecionados para participarem da Mostra Estadual de Ciências que será realizada no início de julho, na capital. Os projetos estão entre os três escolhidos na semana passada, durante etapa municipal.
Os experimentos de Matemática e Economia Agrícola, dos alunos Edmar Pereira de Oliveira e Ana Paula de Santana, e o Medidor Prático, de autoria dos estudantes Fábio Freitag e Cleuton Cezar Junior representarão o município na etapa estadual.
“É uma satisfação imensa ter tido os projetos dos nossos alunos do ensino médio selecionados. São inventos simples que foram feitos com materiais recicláveis e que vão contribuir no auxílio aos pequenos produtores da nossa comunidade”, destacou a diretora da Escola, Lucimar Aparecida Moraes.
Conforme a diretora, o medidor prático tem por objetivo auxiliar a população no controle dos níveis de água dos reservatórios das residências. “Os moradores aqui da agrovila João Ponce de Arruda enfrentam constantes problemas de falta d’água, por isso os alunos criaram um medidor que poderá alertá-los sobre os níveis de água nas caixas”, disse.
Segundo a professora orientadora do trabalho, Marly Gomes da Silva, o medidor é composto por sensores, cano plástico (pvc), fios elétricos, isopor e três lâmpadas (faróis de pisca alerta de motocicleta).
“No experimento que fizemos, os alunos instalaram os três sensores acoplados a isopor dentro de uma caixa d’água ligados por fio às três lâmpadas, que poderão ser instaladas na cozinha das casas. Quando o nível de água está baixo o sensor aciona a lâmpada de cor vermelha, quando está médio ascende-se a amarela. E a lâmpada verde é acesa quando a caixa está cheia”, explicou.
Matemática e Economia Agrícola
O projeto de Edmar Pereira de Oliveira e Ana Paula de Santana visa ajudar os pequenos produtores no plantio. De acordo com a professora Priscila Leite Rocha, que orientou os estudantes no desenvolvimento do trabalho, o invento servirá para evitar o desperdício de sementes e adubo.

terça-feira, 21 de junho de 2011



Reflita:

OU ISTO OU AQUILO



Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena
que não se possa estar ao mesmo tempo
em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo ...
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco
não sei se estudo,
se saio correndo
ou fico tranquilo.

(Cecília Meireles)



Nesta poesia Cecília Meireles, de forma simples, nos faz refletir que não podemos ter tudo, pois a vida é feita de escolhas e ao fazermos determinadas opções devemos estar preparados para pagar o preço.

Tudo sobre a Prova Brasil 2011

No segundo semestre deste ano, será realizada a quarta edição da Prova Brasil. E para que você conheça melhor a avaliação e saiba o que será pedido a seus alunos, preparamos este especial. Confira abaixo as habilidades cobradas em cada disciplina e96 exemplos de questões semelhantes às da prova, analisadas por especialistas. Aproveite, também, para entender melhor como a avaliação é organizada. Continue lendo.

Encontro Educação do Campo



No dia 20 de junho foi realizado o II Encontro da Educação do Campo, o evento reuniu professores, coordenadores e gestores das escolas municipais e estadual. Sendo realizado em parceria da SECEL com o Cefapro. Foram responsáveis pela organização do evento a profª.Esp. Rosine Borges Damascena(SECEL)e Prof.ªMs. Serlene Ana de Carli(Cefapro). Iniciamos com uma apresentação cultural organizada pela professora Camila. Os presentes foram dividos em grupos para estudarem o decreto 7352, as orientações curriculares das diversidades educacionais-Educação do Campo.

Finalização do módulo IV, Proinfantil

Tivemos a revisão de conteúdos para a prova bimestral do último módulo do Proinfantil.
Contamos com a presença da Coordenadora, Tutoras e Professoras Formadoras do CEFAPRO.
As aulas aconteceram em dois momentos, primerio a socialização sobre Textos Literários, suas características e Textos informativos,  com a Professora de Língua Portuguesa, Márcia e no segundo momento, com a Professora Simone de Língua Portuguesa, que revisou a matéria do último módulo de Fundamentos, Leitura de Imagens.
Nesta finalização do módulo pudemos perceber o quanto as alunas de Poxoréu e Primavera do Leste avançaram nos conhecimentos e nas práticas pedagógicas.
Esta formação realmente contribuiu tanto para as cursistas, mas também para enriquecer nossas experiências como Professores Formadores do Cefapro.

Textos círculo 2010: Os orientações linguisticas hoje e a escuta como ...

Textos círculo 2010: Os orientações linguisticas hoje e a escuta como ...: "Augusto Ponzio L’ascolto deriva dalla natura della parola, che vuole sempre essere ascoltata , ricerca sempre una comprensione attiva e no..."

quinta-feira, 16 de junho de 2011

INFANTUALIZAR



A parceria firmada entre CEFAPRO e Secretaria municipal de educação do município de Primavera do leste rendeu um maravilhoso projeto intitulado INFANTUALIZAR. Este tem o objetivo de fomentar a formação continuada de professores e coordenadores das instituições de ensino da educação infantil da rede municipal. Nesta última terça-feira a professora formadora Simone Bortoluzzi Camargo finalizou o seu módulo que abordou A Importância do planejar a inserção e acolhimento das crianças da educação infantil; Diversos instrumentos de avaliação com enfoque no relatório descritivo; A importância de trabalhar a leitura de imagens com as crianças da educação Infantil.

quarta-feira, 15 de junho de 2011




Participação da professora Marilda da Silva Rudnick no IV Encontro Interdisciplinar de Educação – A formação de professores na atualidade: novos caminhos a serem percorridos com a apresentação do artigo: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE MÍDIAS: REFLETINDO SOBRE A REALIDADE DE PRIMAVERA DO LESTE - MT
Marilda da Silva Rudnick (PUC - RJ) – Cefapro - MT.

O artigo discorre sobre a formação de professores para o uso de mídias e realizando reflexão sobre a realidade de Primavera do Leste – MT. Por meio da análise de teorias procura-se fazer uma analise entre a relação das mídias com a educação e as contribuições do uso de ferramentas midiáticas ao fazer pedagógico. Mediante a prática de trabalho por projetos vislumbra uma excelente perspectiva metodológica para o uso da mídia na educação de forma que possa contribuir com o aprendizado dos educandos. E, ainda serão abordadas as políticas de formação de professores para o uso das mídias no Estado do Mato Grosso e o que está sendo feito para que esta prática se efetive tornando-se uma experiência inovadora e eficiente para a melhoria da educação no Estado.

Declaração das Nações Unidas Sobre os Direitos dos Povos Indígenas

A Faculdade Indígena Intercultural, vinculada à Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, lançou em parceria com a Editora Entrelinhas e as Nações Unidas(ONU)Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, aprovada pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas em 13 de setembro de 2007, depois de 22 anos de discussão. O lançamento aconteceu no dia 06 de outubro, na abertura da Feira do Livro Indígena de Mato Grosso, na praça da República em Cuiabá.
A publicação, com tiragem de três mil exemplares, foi distribuída gratuítamente, com prioridade aos diversos povos indígenas de Mato Grosso. Também receberam a publicação a sociedade civil organizada, demais órgãos governamentais municipais e do Estado, além de bibliotecas públicas e escolares no Estado de Mato Grosso. 
Consideramos este documento de extrema importância para o Estado de Mato Grosso, onde hoje se localizam 71 Terras Indígenas (entre as homologadas, regularizadas, delimitadas,  identificadas ou em estudo) além de 9 povos indígenas isolados na sua região Norte. São milhares de índios nas aldeias e muitos mais integrados entre os não-índios em todo o nosso extenso território – com todos os benefícios e dificuldades que esta integração cultural proporciona.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Reflexões sobre o ensino de poesia

Reflexões sobre o ensino de poesia

Professora Formadora Simone Bortoluzzi Camargo

Alfabetização, leitura e ensino de Português: desafios e perspectivas curriculares

Este artigo de Antonio Augusto Gomes Batista, faz uma reflexão sobre a disciplina de Língua Portuguesa com o modo da escrita e
a importância que os alunos desenvolvam a familiaridade com o modo de construir significados por meio da língua escrita,
especialmente com a sintaxe da escrita e com os diferentes gêneros.



Alfabetização, leitura e ensino de Português: desafios e perspectivas curriculares

Professora Formadora de Língua Portuguesa, Márcia Roza Lorenzzon.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Intervenção da Professora Formadora Zoraide na APAE de Primavera

Ainda como Coordenadora de Formação do CEFAPRO , a professora Zoraide Urcino , realizou 
na APAE de Primavera do Leste – MT, uma intervenção no Projeto Sala de Educador,convidada pelas Gestoras da Instituição , Com o tema: Diversidade Educacional,  Educação Especial e os seus desafios atuais
 Zoraide concebeu como foco principal indagações, com objetivo de todos refletirem sobre os desafios educacionais na perspectiva de uma escola inclusiva e qual o papel dos Centros Especializados e da APAE neste contexto, entre outros, Que professores precisamos, numa escola do século XXI, para uma sociedade inclusiva.
O ponto alto foi a importância da Formação Continuada para os Profissionais da Educação Básica e o papel do CEFAPRO.
       O Marco Legal e  Histórico da Educação Especial no Brasil concebendo o especial como um ser em busca de identidade. Termo atual: Pessoas com Necessidades      Educacionais Especiais.




quinta-feira, 9 de junho de 2011

Musicalização na escola e despedida do professor Marcos!

Despedida do professor Marcos, que está rumo ao CEFAPRO de Cuiabá

Na segunda-feira tivemos dois momentos de socialização:
O primeiro momento, fizemos uma despedida do Professor Marcos, que irá trabalhar no CEFAPRO de Cuiabá, obrigada por tudo, Marcos.

No segundo momento tivemos a socialização do tema: Música como disciplina no currículo escolar.
Este tema se faz importante debater entre nós professores do Cefapro e levar esta discussão para as escolas, pois sabemos que a escola pode interagir com a musicalidade, suas letras e sua história, visto que a música pode ser inserida nas práticas pedagógicas.









segunda-feira, 6 de junho de 2011

Educar Para Crescer - Como se fala ?


O site educar para crescer  tem excelentes jogos, testes, entre eles  
este para ver  se você escreve e fala corretamente as palavras mais complicadas da língua portuguesa.



Acesso: 06/06/2011

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A Química é POP

Pesquisando na internet encontrei uma matéria sobre o ensino de química na revista ciência hoje  intitulado de a química é pop, relata sobre o cientista mais querido da internet, o químico inglês Martyn Poliakoff e o prêmio que recebeu da revista Science pelo excelente trabalho que desenvolve e  sua forma divertida de  ensinar química. Abaixo temos alguns links que vocês podem acessar são videos ótimos, alguns são legendados, além do site sobre a tabela periódica.



http://www.youtube.com/view_play_list?p=BFA8BBE552D8FF65  ( Vídeos legendados com experiências químicas)


Outros vídeos como a ação do viagra no organismo, elementos da tabela periódica e outros:


Revista Nova Escola - Mapa da pesquisa confiável na internet

Um guia para fugir das ciladas e encontrar informação relevante no universo virtual

Fabiana Sayeg (novaescola@atleitor.com.br

Pesquisa na internet
No início deste ano, NOVA ESCOLA promoveu encontros com um grupo de professores para entender como os docentes procuram informações para suas aulas na internet. De modo geral, os educadores recorrem a dois campeões de audiência.
O primeiro, nenhuma surpresa, é o Google, líder no ranking de sites de busca, preferido por 92% dos usuários brasileiros. O segundo é a Wikipédia, enciclopédia colaborativa que atingiu, em fevereiro deste ano, a impressionante marca de 17 milhões de verbetes (680 mil deles em português).

Para continuar leitura acesse: Revista Nova Escola

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Não percam a grandiosa festa junina da Escola Estadual Indígena Paihitwara -Paranatinga/ MT


Palestra com a Nutricionista Laura no CEFAPRO

 

Tivemos uma palestra com a nutricionista Laura sobre a importância de uma alimentação saudável, os nutrientes e proteínas necessários para o nosso organismo.
Socializou os dez mandamentos da boa alimentação, distribuir os alimentos em três refeições e mastigar bem os alimentos.
Tomar no mínimo dois litros de água por dia, consumir doces e gorduras com moderação e evitar o consumo de álcool e cafeína.
Esta palestra nos faz refletir sobre nossa alimentação e os cuidados com a saúde.

Projeto "Sala de Educador" ,EEIndígena .Paihitwara -Paranatinga Mt



" O importante não é o que fizeram de nós ,Mas o que vamos fazer daquilo que fizeram de nós "....Nos ,dias 30 e 31 do mês de maio ,os professores , gestores e funcionários da  EE ." INDIGENA PAIHITWARA" estiveram reunidos para  parciparem do Projeto "SALA DE EDUCADOR " os temas abordados foram : Orientações Curriculares da Educação Escolar Indigena, os Fundamentos da ED. Escolar Indigena , Prêmio Gestão e discutimos  o trabalho por pedagogia de projetos os professores se colocaram como agentes transformadores dos seus espaços , querendo trabalhar de forma diferenciada através de projetos e trocarão experiências de metodologias inovadoras que facilitará a compreensão da ESCOLA ORGANIZADA POR CICLO DE FORMAÇÂO HUMANA..A equipe está motivada a fazer  , Uma escola diferenciada e  de qualidade .
Professora Formadora de Linguagem Josefina Luciano

A polêmica sobre a Língua Portuguesa

Há muita desinformação, má fé e preconceito na polêmica criada em torno do livro “Uma vida melhor”, da professora Heloísa Ramos. O livro faz parte do Programa Nacional do Livro Didático, do Ministério da Educação, e vem sendo massacrado por diversos jornalistas e outros moralistas, sob a acusação de que a obra orientaria professores a ensinarem o “português errado” a seus alunos, em detrimento do que consideram o “bom e correto” uso da língua.
Não vou analisar a obra, até porque não li o livro, como não o fizeram 90% dos que o criticam. Considero mais importante as discussões sobre língua portuguesa, que as noções fundamentais sobre o funcionamento da língua e o seu ensino sejam esclarecidas.
Em primeiro lugar, é preciso superar a visão distorcida, preconceituosa e anticientífica de que existe uma língua certa e elegante e outra errada e grosseira, como se a língua fosse algo semelhante a um código de etiqueta.
Já está muito bem esclarecido, por mais de 100 anos de pesquisa lingüística, que as línguas são fenômenos sociais dinâmicos e que toda e qualquer língua varia no tempo e no espaço. Isso é o que explica que a fala do brasileiro do século 21 seja muito diferente daquela dos primeiros portugueses que aqui desembarcaram, ou que os moradores de Belo Horizonte tenham hábitos lingüísticos distintos daqueles dos moradores dos morros do Rio de Janeiro, e assim por diante.