quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

I Encontro de Coordenadores Pedagógicos do Polo





 No dia 15 de dezembro, no Encontro de Coordenadores Pedagógicos do Polo, estavam presentes os coordenadores pedagógicos dos municípios de: Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.
No momento os estudos foram sobre: funções e considerações sobre o papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada sob a ótica da legislação, Sala de Educador, Oficinas de análise de projetos Sala de Educador (grupos), Apresentação dos projetos analisados, A constituição da identidade profissional: algumas considerações teóricas, Plano de ação – coordenação pedagógica para 2012.
No decorrer das palestras e oficinas, houve participação do grupo com questionamentos, dúvidas e contribuições. O Encontro foi muito proveitoso, pois ofereceu subsídio aos coordenadores pedagógicos com teorias que tratam da dimensão pedagógica para a construção de uma identidade na qual seja caracterizada a função e com isso despertar o comprometimento e a continuidade na busca pelo conhecimento envolvendo a comunidade escolar.
Nas avaliações, realizadas pelos participantes, ficou claro que estamos no caminho certo, tivemos: elogios à iniciativa, a pertinência dos temas abordados e sugestão para outros encontros com tempo maior.













quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Parabéns aos formadores Marilda e João Carlos

Parabenizamos os professores formadores Joao Carlos Martins Bressan e Marilda da Silva Rudnick por mais uma conquista em sua vida profissional com o mestrado 2012, UFMT/ Rondonópolis. Desejamos sucesso nesta caminhada.
Equipe CEFAPRO

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Formação de formadores de Leitores no primeiro ciclo.

No dia 30 de novembro, aconteceu o último encontro de “Formação de formadores de leitores no Primeiro Ciclo”, organizado pelo CEFAPRO de Primavera do Leste - MT, ministrado pelas formadoras de Linguagem e Alfabetização: Silvia Paiva e Daniele Leão, que estão de parabéns pelo excelente trabalho.
A formação cujo objetivo é oferecer subsídios teóricos e práticos que contribuam, efetivamente, com o trabalho dos Professores do Primeiro Ciclo na formação de leitores, respeitando a proposta Pedagógica de formação de leitores do SIGA - Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem.
Com a participação dos Professores, Professores Articuladores e Coordenadores Pedagógicos do Primeiro Ciclo da rede pública estadual de Primavera do Leste, possibilitou maior conhecimento sobre Literatura Infantil, reflexão sobre a necessidade de um espaço de destaque para a Leitura literária na escola e troca de experiências entre os participantes.
 Os relatos entusiasmados das cursistas evidenciam a importância do aporte teórico, oferecido no curso, para a melhoria da sua prática pedagógica no desenvolvimento do leitor literário e o desejo das mesmas para a continuidade do Projeto em 2012.

Ao afirmar que, “O papel do professor para o desenvolvimento literário é mostrar para os alunos que ler é bom e gostoso”, percebe-se que a professora assimilou a proposta.

De acordo com, Tatiana Budunov Oliveira -  E.E. Monteiro Lobato “No curso de Formação de formadores de leitores conheci mais alguns autores e agora me parece mais fácil esta questão”, fica claro a importância de formações que propicie o aprofundamento em teorias que sustentem o fazer pedagógico.

Kátia Silva Cardoso – E.E. Monteiro Lobato, assegura “É preciso que a escola elabore bons projetos de leitura e invista mais na aquisição de bons livros”, observa-se que a professora já despertou para a necessidade de proposta para se trabalhar Literatura Infantil com qualidade.

“Eu espero que continue nos orientando sobre a importância da Literatura na escola. Projetos para mais livros para as bibliotecas das escolas e o envolvimento dos pais nesse processo.”  por meio desta afirmativa da Rosânia Carolina de Santana Souza – E.E. João Ribeiro Vilela, acreditamos que teve início uma nova visão do trabalho de Literatura Infantil e  demonstra a necessidade da continuidade do Projeto.