terça-feira, 24 de abril de 2012

Seduc divulga lista de projetos educativos contemplados pelo Edital 010/2011

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da coordenadoria de Projetos Educativos divulga a lista dos 217 projetos pedagógicos escolares selecionados pelo Edital nº 010/2011/GS/Seduc-MT, publicado no D.O. de 22.11.2011. Os projetos selecionados nessa etapa contemplam as diversas áreas do conhecimento e foram escolhidos após avaliação da Comissão de Análise e Acompanhamento.
As unidades selecionadas terão até dia 30.06 para encaminhar (via protocolo), o Plano de Ação, conforme Instrução Normativa PDE 2011. Eles devem seguir valores e itens apresentados na proposta (cronograma orçamentário), para análise e parecer.
Os recursos financeiros para os projetos serão enviados às escolas no segundo repasse do PDE e devem ser executado no ano letivo de 2012. “É impossível a reprogramação dos recursos para 2013”, destaca a técnica da coordenadoria de Projetos Educativos, Telma Regina Oliveira Peres.
A coordenadoria de Projetos Educativos comunica que ainda, até o dia 15.05, divulgará pelo site da Seduc, a segunda lista das escolas contempladas, cujos projetos precisam de alguma adequação, em relação aos critérios do Edital.
Recurso
Os projetos receberão até R$ 8 mil para despesas de custeio e capital, conforme cronograma orçamentário apresentado. O Edital contempla ainda os projetos para implantação e manutenção das Hortas Pedagógicas, para os quais serão destinados R$ 4 mil e R$ 1,5 mil, respectivamente.
Outras informações no setor da coordenadoria de Projetos Educativos, com professora Telma Regina, pelos telefones (65) 3613.6321; 3613-6414; 3613-6306 Confira abaixo a lista dos projetos selecionados.

Fonte: Assessoria/Seduc-MT




sexta-feira, 20 de abril de 2012

“Formação para Formadores de Leitores para o Primeiro Ciclo”



As professoras formadoras Sílvia Cristina Fernandes Paiva[1] e Daniele da Costa Leão Santos[2], formadoras do CEFAPRO – Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso, no município de Primavera do Leste e responsáveis pela formação de professores formadores de leitores, deram início na terça-feira (03/04) ao curso “Formação para Formadores de Leitores para o Primeiro Ciclo” com  objetivo principal oportunizar construção de conhecimentos que levem estes profissionais a refletirem sobre uma prática de qualidade para o desenvolvimento do leitor literário.
 O curso iniciou no ano de 2011 e abriu nova turma no ano de 2012. Contou com a presença de vários professores, coordenadores e articuladores do primeiro ciclo das escolas da rede estadual do município de Primavera do Leste, Estado de Mato Grosso.

Formação Olimpíadas de Língua Portuguesa Primavera do Leste,MT

As Olimpíadas de Língua Portuguesa vem tornar as aulas como um acontecimento, resgatando a história de um lugar... O lugar onde vivo!


 Realizamos nos dias 30 e 31 de março no Centro de Ensino Integrado Cremilda Viana, a formação das Olimpíadas de Língua Portuguesa, 2012.

Esta formação apresentou os objetivos de se trabalhar os gêneros: Poesia, Memória, Crônica e Artigo de Opinião, com ênfase no ensino da escrita e leitura contextualizada, com o auxílio da sequência didática, que são conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar gêneros, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e avaliação.

Esta formação teve a participação de Professores de Língua Portuguesa da rede estadual e muinicipal, levando-os a disseminar estas práticas aos outros professores da area, que poderão desenvolver este projeto com os alunos e também concorrer às melhores produções de texto.


Professora formadora: Márcia Roza Lorenzzon, Cefapro - Polo Primavera


Ensino de Geografia - “A arte é um recurso pedagógico importante”

Posted: 19 Apr 2012 05:26 AM PDT
Fátima Schenini
Ministério da Educação

A experiência de mais de 25 anos como professor no ensino médio fez Rui Ribeiro de Campos atentar para a importância de usar filmes e letras de músicas no ensino de conteúdos de geografia. “A arte é um recurso pedagógico importante”, destaca o professor, que leciona na Faculdade de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) de Campinas (SP).
Doutor em geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre em educação pela PUC de Campinas, Campos é graduado em filosofia e em geografia e tem licenciatura curta em estudos sociais.

Jornal do Professor — Há assuntos que se adequam mais ao uso de letras de músicas ou há letras para todos os temas de geografia?

Rui Ribeiro de Campos — Não sei se existem letras de músicas para todos os temas. É necessário pegar um tema e pesquisar letras sobre o mesmo. Mas diversos temas têm letras de músicas que podem ser usadas. Para discussão sobre a nação brasileira, por exemplo, temos, entre outras, Kizomba, a Festa da Raça (Rodolpho, Jonas e Luiz Carlos Silva), Positivismo (Orestes Barbosa e Noel Rosa), Bem Brasil (Premeditando o Breque), Querelas do Brasil(Maurício Tapajós e Aldir Blanc) ou Cara do Brasil (Celso Viáfora e Vicente Barreto). Sobre o período da ditadura,Calabouço (Sérgio Ricardo), Sabiá (Tom Jobim e Chico Buarque), Capitão (Joyce e Fernando Brant), Apesar de Você eDeus lhe Pague (Chico Buarque), Cálice (Gilberto Gil e Chico Buarque), Sina de Lampião (Sérgio Ricardo), Pesadelo(Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro), Angélica (Miltinho e Chico Buarque), O Patrão Mandou (Paulinho Soares),Inútil (Roger Moreira), O Bêbado e a Equilibrista (João Bosco e Aldir Blanc) e muitas outras. Em cada região pode ser estimulada a composição de raps pela turma da sala de aula, principalmente para retratar a realidade dos alunos. Sobre a água ou a questão ambiental, desde Medo da Chuva (Raul Seixas), Planeta Água (Guilherme Arantes) e Águas de Março (Tom Jobim), até Chuá, Chuá (Pedro Sá Pereira e Ary Pavão) ou Cai Água, Cai Barraco (Álvaro, Bruno, Miguel, Sheik e Coelho). Sobre o Pantanal, há Chalana (Mário Zan e Arlindo Pinto), Terra dos Sonhos e Peão (ambas de Almir Sater e Renato Teixeira). A citação seria longa se incluirmos o preconceito (principalmente através de marchinhas de Carnaval), o espaço religioso, a semiaridez do Nordeste brasileiro, a questão da posse da terra no Brasil e outros temas.

Uma homenagem mais que justa Paulo Freire é declarado o patrono da educação brasileira

O educador e filósofo pernambucano Paulo Freire (1921-1997) passa a ser reconhecido como patrono da educação brasileira. É o que estabelece a Lei nº 12.612, do dia 13 último. Freire dedicou grande parte de sua vida à alfabetização e à educação da população pobre.
Oriundo de uma família de classe média, Freire conviveu com a pobreza e a fome na infância, durante a depressão de 1929. A experiência o ajudou a pensar nos pobres e o levou, mais tarde, a elaborar seu revolucionário método de ensino. Em 1943, chegou à Faculdade de Direito da Universidade de Recife, hoje Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante o curso, teve contato com conteúdos de filosofia da educação. Ao optar por lecionar língua portuguesa, deixou de lado a profissão de advogado. Em 1946, assumiu a direção do Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social de Pernambuco, onde passou a trabalhar com pobres analfabetos.
Em 1961, como diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade de Recife, montou uma equipe para alfabetizar 300 cortadores de cana em 45 dias. As experiências bem-sucedidas com alfabetização foram reconhecidas em 1964 pelo governo de João Goulart, que aprovou a multiplicação das experiências no Plano Nacional de Alfabetização. No entanto, poucos meses após a implantação, o plano foi vetado pelos militares, que assumiram o governo. Freire foi preso e expulso do país. Em 16 anos de exílio, passou por Chile, Suíça, Estados Unidos e Inglaterra e difundiu sua metodologia de ensino em países africanos de colonização portuguesa, como Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Em sua obra mais conhecida, A Pedagogia do Oprimido, o educador propõe um novo modelo de ensino, com uma dinâmica menos vertical entre professores e alunos e a sociedade na qual se inserem. O livro foi traduzido em mais de 40 idiomas.

18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil

Os livros são grandes formadores na infância, contribuindo para a aprendizagem de modo divertido e encantador. Mesmo com tanta tecnologia e a era da informática, as histórias infantis ainda encantam e fazem as crianças “viajarem” num mundo de fantasias.
Aquilo que lemos quando criança é o que mais nos marca, é o que fica na memória, tanto que as fábulas e contos acabam passando de geração para geração nas famílias.
E tem como não se apaixonar pelas princesas e príncipes? Bonecas de pano e bichos falantes? Fadas e magos? Um mundo a parte da realidade, cheio de cores e alegria. Nesta fase da vida criamos sonhos, transformamos o mundo num lugar do bem e sempre com um final feliz.
Data escolhida em 2002, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, o Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato que nasceu em 18 de Abril de 1822 e que foi o autor da literatura infantil no Brasil.
 
Site reúne cursos e palestras de universidades de língua inglesa legendadas em português.Acesso às aulas é gratuito e pode-se ver cursos até com o Dalai Lama.  


terça-feira, 17 de abril de 2012

Blog sobre aprendizagem, autoaprendizagem



Neste blog  o principal tópico é aprendizagem, mais especificamente, autoaprendizagem. Explora os aspectos neurocognitivos, mas apresenta dicas práticas. Ao navegarmos nessa página nos deparamos com um ebook gratuito, que  ensina um método prático de escrever sem incorrer em plágio, um recurso interessante até para divulgar entre os nossos alunos.

http://www.videoaulasbyana.com.br/

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Site aborda valores

Visite o site Uma Vida Mlelhor e tenha acesso a materiais diversos que nos permitirão realizar atividades que abrdam a temática valores.