quinta-feira, 21 de junho de 2012

Formação Continuada Professores Xinguanos


Está sendo realizado no Parque Nacional do Xingu, na Escola Estadual Indígena Central Leonardo Vilas Boas que atende dez salas anexas o 1º Encontro de Formação Continuada   dos Professores Xinguanos, com a presença das escolas indígenas: Central Karibe, Pyulaga, Mavutisinin, com a presença de 66 professores de dez etnias( Waura, Matipu, Awaeti, Tanguro,  Kamayura, Mehinaco, Yawalapiti Kuikuro, Kalapalo, Nafukua, e de dezesseis aldeias do Alto Xingu. A abertura do Evento contou com a presença de várias lideranças políticas, representantes indígenas, na pessoa dos Caciques Aritana Yawalapiti, Nafukuá Tirife, o Coordenador do CTL Vilas Boas, Kokoti Aweti,  pela  presença  do Prefeito Nilson Francisco Aléssio. Secretário de Educação de Gaucha do Norte Fernando Moreno Fernandes, assessora pedagógica, o Secretário da Escola Leonardo Rogério Ferreira Miranda e Anialce da Silva Lima que. O evento conta com a parceria da  Seduc- Cefapro de Primavera do Leste, Assessoria Pedagógica de Gaúcha do Norte e Prefeitura Municipal Gaúcha do Norte. A Formação Continuada visa o fortalecimento e a implantação das políticas públicas voltadas para a Educação Escolar Indígena. Durante a formação será discutido e trabalhado as Temáticas: Educação Escolar Indígena, Ciclo de Formação Humana,  Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e da Matemática, EJA, Avaliação da Aprendizagem e Relatórios Descritivos, e por fim Projeto Politico Pedagógico para as Escolas Indígenas a luz   da Referencia Curricular Nacional para as Escolas Indígena do RCNEI  da Orientações Curriculares da Educação Básica-MT  as temáticas estão sendo trabalhadas pelas Professoras formadoras do Cefapro de Primavera do Leste,  Rosa Maria Mayate, Zoraide Barboza Urcino, Josefina Luciano,  Serlene Ana De Carli e o professor colaborador indígena Arapawa Wurá, paralelamente  a assessora pedagógica  e o secretário estarão trabalhando com os gestores questões pertinenetes a administração escolar.


                                                 

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Grupo de Estudo de Língua Portuguesa, 2012

Iniciamos o Grupo de Estudo de Língua Portuguesa deste ano, com a participação dos professores da área de linguagem das redes estadual e municipal de Primavera do Leste, com o intuito de continuar as leituras e socializações sobre o ensino da Língua Portuguesa na perspectiva de fomentar as discussões e aprimorar as práticas pedagógicas no  trabalho com a  leitura, escrita e interpretação, levando em conta os saberes dos alunos. As linguagens são construídas historicamente, em situação de interação social, assim, o uso que fazemos delas é mediado pelas relações sociais.
Para Bakhtin (1992,35-36), “a alteridade define o ser humano, pois o outro é indispensável para sua concepção: é impossível pensar no homem fora das relações que o ligam ao outro”.

O grupo reunirá uma vez por mês com a carga horária de 40h e será coordenado pelas Professoras Formadoras Márcia e Simone-Cefapro de Primavera.


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Unesp lança portal de materiais didáticos


Agência FAPESP – A Universidade Estadual Paulista lançou no dia 14 de junho o Projeto Unesp Aberta, que disponibiliza pela internet disciplinas livres como oportunidade de aperfeiçoamento de professores nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas.
A iniciativa oferece gratuitamente materiais didáticos digitais dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão da Unesp elaborados em parceria com o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da universidade.
Entre os materiais disponíveis na Unesp Aberta estão mais de 17 mil itens educacionais, como mapas, imagens, softwares e animações, 300 videoaulas, 300 textos e 138 livros digitais do selo Cultura Acadêmica, além do acervo da Biblioteca Digital – que reúne material pertencente ao sistema de bibliotecas da Unesp e de seus centros de documentação.
O acervo contempla ainda o material dos cursos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e de cursos presenciais da Unesp que também utilizam as tecnologias digitais.
As disciplinas livres disponibilizadas integram a Rede São Paulo de Formação Docente (RedeFor), convênio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo com Unesp, Universidade de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas para dar cursos de pós-graduação a professores da rede pública do Estado.
O projeto da Unesp prevê as inclusões de versões em inglês e espanhol, bem como a incorporação de recursos de acessibilidade, como Libras e audiodescrição. O acesso ao material não dá direito a qualquer tipo de certificação de conclusão ou apoio educacional.
O lançamento do projeto também marcou a inauguração do auditório do NEaD, que conta com 150 lugares, além de uma sala de reunião e de salas de aulas.