sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Vestibular IFMT em Tecnologia de Sistema para Internet.



 
O Instituto Federal de Mato Grosso começou nessa quinta-feira, dia 06 de fevereiro de 2014, as inscrições para o Vestibular 2014/1 da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a oferta de 800 vagas em cursos superiores de graduação na modalidade à distância, nos Polos de Barra do Bugres, Cuiabá, Guarantã do Norte, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Sorriso e Sapezal.

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pelo site do Processo Seletivo - http://selecao.ifmt.edu.br/, até o dia 06 de março. A taxa de inscrição é no valor de R$ 50,00. O curso ofertado pela UAB/IFMT é de Tecnologia de Sistema para Internet.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter concluído o terceiro ano do Ensino Médio ou equivalente. Os candidatos que tem interesse em pleitear a isenção, deverão protocolizar até às 10 horas do dia 07 de março de 2014, no polo para qual se inscreveu cópia autenticada do histórico escolar do 1º ao 3º/4º anos do Ensino Médio, cursados na rede pública de ensino: Municipal, Estadual e Federal.

O IFMT divulgará no endereço eletrônicohttp://selecao.ifmt.edu.br no dia 12 de março de 2014, a relação nominal dos candidatos que foram beneficiados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

A prova do Vestibular será aplicada no dia 06 de abril de 2013. No dia 17 de abril, será divulgada a relação de candidatos cotistas classificados e aprovados no processo. No dia 12 de maio, será divulgada a relação de candidatos classificados/aprovados no acesso universal. Para saber mais informações sobre o processo seletivo acesse o edital. Polo Primavera do LesteAv: Santo Antônio 1075 Parque Eldorado. Tel: 3498-6808

Edital nº 10/2014 - VESTIBULAR UAB/IFMT

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Grupo de Estudos: Relações Etnicorraciais





Ontem (12/02/14) foi realizado o 1ª Encontro do Grupo de Estudos sobre as Relações Etnicorraciais no espaço da Assessoria Pedagógica. O grupo contou com a mediação da formadora de História, Ms. Janaina Pitas, do CEFAPRO (Centro de Formação Continuada de Educadores/SEDUC) de Primavera do Leste, para a apresentação da proposta de trabalho para o ano de 2014. Debateu-se em conjunto com alguns professores (incluindo alguns coordenadores e diretores), da rede estadual e municipal, a importância do estudo da lei 10.639, 11.645, das Orientações Curriculares para as Relações Etnicorraciais do estado de Mato Grosso e outras bibliografias para desconstrução da visão estereotipada e discriminatória sobre o negro e o indígena no cotidiano escolar mato-grossense.
Além das leituras o grupo deverá produzir um material que promova a igualdade racial na escola, através de práticas educativas, assim como, deverá divulgar tais estudos em produções acadêmicas no decorrer do ano.
O grupo também contou com a participação do formador da área de tecnologia Esp. Milton Alcover e da Formadora da área Indígena Esp. Rosa Maiate. O primeiro destacou a importância desta pesquisa para a valorização da cultura e da História dos diferentes grupos que compõem o ambiente escolar no Mato Grosso. A professora Rosa apontou diversos desafios e a necessidade de conhecermos as dificuldades que enfrentam o alunado indígena do Xingu, nas escolas das aldeias, incluindo as urbanas.

Outro ponto debatido pelo grupo de estudos foi a necessidade de divulgarem tais ações educativas para a comunidade local, no intuito que tais questões contribuam para o respeito mútuo e a melhoria social.


Autoria: Janaina Pitas






terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Formação em Tecnologia Educacional - Complementando informações

A SEDUC-MT comunica que estão abertas as inscrições para os cursos de Formação Continuada em Tecnologia Educacional: Introdução a Educação Digital, Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, Projeto Integrado de Tecnologia ao Currículo e Redes de Aprendizagens/tablets. O objetivo desta inscrição é fazer um levantamento prévio de interesse nos cursos acima citados. Através deste estudo será possivel organizar as ofertas e vagas para as cidades pertencentes ao polo CEFAPRO  de Primavera do Leste. 
Após o levantamento será organizado um cronograma de oferta das formações que ocorrerão durante o ano de 2014.
O Cefapro de Primavera do Leste ofertará a priori Introdução a Educação Digital e Tecnologia Educacional,  as outras formações  serão ofertadas ao longo  do ano de 2014. Lembramos que a organização das turmas dependerá da seleção do tutor, local e horário adequado para todos os cursistas.

Havendo interesse em fazer um dos cursos de ForConTecEdu - Formação continuada em Tecnologia Educacional, acesse formulário de inscrição nos links abaixo;

Observação: É vedado ao cursista se inscrever em curso que já tenha sido matriculado em anos anteriores
As formações são resultado da parceria MEC/SEB/PROINFO/SEDUC, os cursos visam preparar o profissional da educação para uso dos recursos tecnológicos existentes na escola, próprios da sociedade do século XXI.
Os cursos são semipresencial/mediado por tecnologia – online. Os encontros presenciais acontecerão nos Laboratórios de Informática Educativa das escolas e/ou CEFAPROS onde o cursista tem acesso aos recursos do Sistema Operacional Linux Educacional e internet.
 Portanto, as execuções dos cursos serão feitas pelos CEFAPROS que organizarão as turmas em seus respectivos pólos,  farão a seleção e a formação dos tutores (mediadores) além da função de acompanhar e avaliar, sempre sob a coordenação da CFTE - Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional na SUFP/SEDUC.

A utilização dos dispositivos tecnológicos no currículo escolar requer leituras teóricas e inovação em práticas inforricas, cuja ação deve ser entendida como elemento de um novo paradigma da educação do/no presente. Os meios tecnológicos sofreram permanente transformação nas últimas décadas exigindo proporcionalmente uma revolução nos métodos. Eis um desafio ao profissional da educação. 
Sintam-se convidadas e convidados a edificar um novo currículo escolar da educação básica com ousadia e vontade de inovação. 




 O curso Introdução a Educação Digital é a primeira etapa de formação dos profissionais da educação em torno da tecnologia educacional, tem duração de 60hs (4 meses) executadas em encontros presenciais, presenciais mediados por tecnologia/online. O intuito dessa formação é a inclusão do profissional da educação e contribuir na melhoria da prática pedagógica do professor, e promover a melhor aprendizagem dos alunos. A finalidade é o conhecimento e uso do Linux Educacional no processo pedagógico e a construção de uma cultura do software livre.
Público Alvo: Todos os Profissionais da Educação efetivos ou contratados.



O curso "Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC", objetiva subsidiar o professor na compreensão do potencial pedagógico das tecnologias, no ensino e na aprendizagem nas escolas. Com duração de 100 hs (6 meses de duração), é executado na modalidade presencial, presencial mediado por tecnologia/online. Tem como programação de curso o planejamento de estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis na escola e a criação de situações de aprendizagem que leve o aluno à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e a conhecimentos esperados em cada nível/ano seguindo os Parâmetros Curriculares Nacional (PCNs).
Público Alvo: Todos os Profissionais da Educação que possuam graduação efetivos ou contratados.É importante que o cursista tenha feito previamente o curso de IED ou possua  conhecimento razoável em tecnologia  (acesso à internet, email, apresentação de slides, editor de texto...)

Elaboração de Projetos 40h (4 meses de duração) é ofertado para gestores e professores da rede pública. A finalidade é o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo. Tem como prerrogativa preparar os escolares para que estes possam efetivar a convergência de mídias na articulação entre o PPP e as atividades de gestão nas aprendizagens mediadas por tecnologias.
Público Alvo: Todos os Profissionais da Educação que possuam graduação efetivos ou contratados.É importante que o cursista tenha feito previamente o curso de Ensinando e Aprendendo com as TIC.

Redes de Aprendizagem 40hs (4 meses) O curso objetiva promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultural digital nesta sociedade altamente tecnificada motivando – o a compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e em especial, como estas mudanças afetaram nossos jovens a refletir na sua relação com a aprendizagem e com a escola. Visa também compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais e sua utilização nas práticas e aprendizagens na educação básica. Objetivamos ainda neste curso a preparação do professor para uso dos tablets e demais recursos da web 2.0.

Público Alvo: Todos os Profissionais da Educação que possuam graduação efetivos ou contratados.É importante que o cursista tenha feito previamente o curso de Ensinando e Aprendendo com as TIC.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Britânica Escola Online.

“A Britannica Escola Online” é um recurso encantador de aprendizagem online para alunos do Ensino Fundamental I. A plataforma brasileira foi desenvolvida junto ao Ministério da Educação através da CAPES. Britannica Escola Online enriquece o aprendizado do aluno com o ambiente virtual que tem jogos interativos, materiais de aprendizado, artigos, vídeos, multimídia, mapas e muitos outros recursos!

Acesse: http://capes.britannica.com.br/


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Nesta segunda feira (03/02) abrem as inscrições para o curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso via UAB (conheça a página da UAB e as ofertas de cursos). O curso apresenta um ementário valioso para as discussões que precisamos travar e garantir via os Projetos Sala de Educador das Unidades Escolares do Estado coadunando com as Orientações Curriculares que são fundantes para o desenvolvimento de nossos trabalhos na perspectiva de formação continuada nos Cefapros. Serão ofertadas 250 vagas, cuja pretensão é termos profissionais que se insiram no referido curso para ampliar os conhecimentos e disseminá-los nas regiões em que trabalham.Clique aqui para conhecer  os edital e data das inscrições.