Computador e Educação- uma ótima combinação
A educação como pilar do desenvolvimento humano busca constantemente novas formas de adaptação às novas realidades, o conhecimento está em renovação e evolução constante e a escola absorve essa nova realidade, que já vem carregada de conhecimento de todas as formas busca então, canalizar esses “saberes” e direcionar os alunos, utilizando de inúmeras ferramentas e uma das principais é o computador, que normalmente é usado como “artigo de luxo” muitas vezes intocável. Deve-se nessa perspectiva desmitificar e agregar profundamente essa ferramenta que por sua vez abre as portas do mundo para qualquer individuo e o faz mergulhar em uma infinidade de conhecimentos. Cabe então a nós educadores mediar a utilização consciente desse poderoso instrumento.
O espetacular projeto de união das tecnologias e a reprodução física do conteúdo aprendido, proporciona, dessa forma, ao aluno uma espetacular vivência, consequentemente, uma fixação real do aprendizado, expandindo a criatividade, produzindo conhecimento. Uma simples utilização de um editor de textos agregado a uma ferramenta de desenho, possibilita por parte do aluno um “mergulho” no conhecimento, alcançando a sonhada autonomia de pesquisador e possivelmente solucionador de problemas, além de permitir ao professor não mais somente entregar informações e sim ser o facilitador e mediador, no processo de construção e solução de variados problemas, incentivando a identificação, critica e superação de determinados eventos.
João Carlos M. Bressan Professor de Educação Física
Professor Formador do Cefapro de Primavera do Leste
A educação como pilar do desenvolvimento humano busca constantemente novas formas de adaptação às novas realidades, o conhecimento está em renovação e evolução constante e a escola absorve essa nova realidade, que já vem carregada de conhecimento de todas as formas busca então, canalizar esses “saberes” e direcionar os alunos, utilizando de inúmeras ferramentas e uma das principais é o computador, que normalmente é usado como “artigo de luxo” muitas vezes intocável. Deve-se nessa perspectiva desmitificar e agregar profundamente essa ferramenta que por sua vez abre as portas do mundo para qualquer individuo e o faz mergulhar em uma infinidade de conhecimentos. Cabe então a nós educadores mediar a utilização consciente desse poderoso instrumento.
O espetacular projeto de união das tecnologias e a reprodução física do conteúdo aprendido, proporciona, dessa forma, ao aluno uma espetacular vivência, consequentemente, uma fixação real do aprendizado, expandindo a criatividade, produzindo conhecimento. Uma simples utilização de um editor de textos agregado a uma ferramenta de desenho, possibilita por parte do aluno um “mergulho” no conhecimento, alcançando a sonhada autonomia de pesquisador e possivelmente solucionador de problemas, além de permitir ao professor não mais somente entregar informações e sim ser o facilitador e mediador, no processo de construção e solução de variados problemas, incentivando a identificação, critica e superação de determinados eventos.
João Carlos M. Bressan Professor de Educação Física
Professor Formador do Cefapro de Primavera do Leste
Nenhum comentário:
Postar um comentário