O
objetivo da avaliação é conhecer o nível de proficiência dos
estudantes, a partir da realidade e dos elementos curriculares do
contexto local. Agora, de posse desses dados a Seduc vai desencadear
intervenções pedagógicas nas escolas.
De
acordo com o Superintendente de Formação dos Profissionais da Educação
Básica da Seduc-MT, Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba, com as revistas os
professores e gestores terão à disposição descrições sobre avaliação em
larga escala, as Matrizes de Referência, a descrição pedagógica dos
Padrões e Níveis de Desempenho, entre outros. “São instrumentos
essenciais para balizar a análise dos resultados”, informa.
Ele
explica que essa tarefa deve ser realizada por todos os membros da
comunidade escolar: gestores, professores e equipe técnica. “É
necessário que todos os agentes envolvidos se apropriem dos resultados
produzidos pelas avaliações, incorporando-os às suas práticas e
reflexões sobre as dinâmicas de funcionamento da escola, explícitas no
Projeto Político Pedagógico e no currículo praticado”.
Amplo material
Segundo
a professora e coordenadora de Formação do Cefapro de Juara, Rosana
Maria Christofolo da Silva, o material é importante discutir como a
escola pode se apropriar dos resultados da avaliação e que estratégias
pedagógicas podem ser utilizadas para que os estudantes se desenvolvam
nas áreas em que apresentaram mais dificuldades. “Os Encartes das
Revistas Pedagógicas trazem o passo-a-passo que a escola precisa fazer,
por ano e disciplina”.
A
professora Irene de Souza Costa avalia que a Adepe-MT traz resultados
que extrapolam a sala de aula e alcançam ações de gestão. “Ela deve
proporcionar aos gestores educacionais analisar os programas e projetos
em andamento, os objetivos e metas a alcançar e promover políticas
públicas que orientem a gestão, a formação e o desenvolvimento
profissional para que seus diversos atores (gestores, formadores,
docentes) utilizem melhor os resultados”.
Portal
No
portal, os gestores e professores poderão acessar os dados de
desempenho geral da escola e individual de cada aluno. Porém,
Kapitango-a-Samba aponta que o objetivo não é ranquear as unidades
escolares, já que essa não é uma ferramenta de classificação. “É
instrumento de formação, daí a necessidade conceitual de nos referirmos à
avaliação formativa, para evitar a confusão de entendimento corrente no
cotidiano escolar e ressaltar sua dimensão formativa (promove
construção de conhecimento de forma crítica e criativa), social
(inclusiva e democrática) e estratégica (tomada de decisão na gestão
pedagógica e na formulação de políticas públicas)”, argumenta.
Segundo
ele, a Adepe-MT está entre as estratégias da Seduc para diagnosticar as
necessidades de aprendizagens dos estudantes para planejar, executar e
orientar ações e políticas públicas com foco na melhoria da educação.
Para conhecer o conteúdo das revistas acesse: http://www.adepemt.caedufjf.net
Viviane Saggin
Assessoria Seduc-MT
Matéria disponível em: http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Seduc-publica-resultados-de-Avalia%C3%A7%C3%A3o-do-Ensino-em-Mato-Grosso.aspx
Assessoria Seduc-MT
Matéria disponível em: http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Seduc-publica-resultados-de-Avalia%C3%A7%C3%A3o-do-Ensino-em-Mato-Grosso.aspx
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