quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Cefapro de Primavera do Leste realiza Formação Inicial da Escola Plena

Nos dias sete, oito e nove de fevereiro o Cefapro de Primavera do Leste realizou formação inicial da Escola Plena no município de Poxoreú na “Escola Estadual Padre César Albisetti” com a participação das professoras formadoras Juliana Dutra Ferreira, Márcia Inês de Souza e do professor formador Anderson Barboza Quintamilha.  No município de Paranatinga na “Escola Apolônio Bouret de Melo” com a participação das professoras formadoras Marilda da Silva Rudnick, Gleibiane Silva David. Em ambas escolas participaram os gestores, coordenadores pedagógicos, orientadores de área, professores, técnicos administrativos e profissionais do apoio administrativo. No dia sete de fevereiro foram realizadas dinâmicas sobre o desafio da Escola Plena, os participantes expressaram as suas expectativas, angústias... Foi abordado o Modelo Pedagógico da Escola Plena seus Princípios Educativos e os Eixos Formativos que tem como centro do processo o Aluno e seu Projeto de Vida. No dia oito de fevereiro foram abordadas diversas temáticas, partindo da relação da Base Comum Curricular e Base Diversificada com ênfase no Acolhimento, Projeto de Vida, Eletivas, Estudo Orientado, Avaliação Semanal e Práticas Experimentais. Além disso, abordou-se os critérios avaliativos da Base diversificada e a Tutoria. Discutiu-se sobre a atribuição dos professores, a hora atividade, a hora função, regência e a importância da organização das agendas do professor, do orientador de área e da coordenação pedagógica. Dialogamos sobre o horário da escola, o Conselho de Classe, os espaços de convivências e os Clubes de Protagonismo. No dia nove de fevereiro o assunto foi a Tecnologia de Gestão Educacional que coloca em ação as intenções do Modelo Pedagógico, utilizando de instrumentos como: o Plano de Ação, o Programa de Ação e o Guia de Aprendizagem. Durante o diálogo foram apresentadas as funções do gestor, coordenador pedagógico e orientador de área, ressaltou-se sobre a importância do trabalho coletivo, colaborativo e o papel do gestor enquanto organizador do processo pedagógico na Escola Plena. No decorrer da formação os participantes ressaltaram que o diálogo foi fundamental para a compreensão inicial do Modelo Pedagógico da Escola Plena, da Base Diversificada e suas práticas e reconheceram a necessidade de aprofundar os estudos por meio da formação coletiva (PEFE), estudos por área e autoformação para o entendimento dessa nova proposta curricular implantada nas referidas unidades escolares.

Escola Padre César Albisetti - Poxoreú


 




 

Formação Apolônio Bouret de Melo - Paranatinga








Nenhum comentário:

Postar um comentário