Nos dias sete, oito e nove de
fevereiro o Cefapro de Primavera do Leste realizou formação inicial da Escola
Plena no município de Poxoreú na “Escola Estadual Padre César Albisetti” com a
participação das professoras formadoras Juliana Dutra Ferreira, Márcia Inês de
Souza e do professor formador Anderson Barboza Quintamilha. No município de Paranatinga na “Escola
Apolônio Bouret de Melo” com a participação das professoras formadoras Marilda
da Silva Rudnick, Gleibiane Silva David. Em ambas escolas participaram os
gestores, coordenadores pedagógicos, orientadores de área, professores,
técnicos administrativos e profissionais do apoio administrativo. No dia sete
de fevereiro foram realizadas dinâmicas sobre o desafio da Escola Plena, os
participantes expressaram as suas expectativas, angústias... Foi abordado o
Modelo Pedagógico da Escola Plena seus Princípios Educativos e os Eixos
Formativos que tem como centro do processo o Aluno e seu Projeto de Vida. No
dia oito de fevereiro foram abordadas diversas temáticas, partindo da relação
da Base Comum Curricular e Base Diversificada com ênfase no Acolhimento,
Projeto de Vida, Eletivas, Estudo Orientado, Avaliação Semanal e Práticas
Experimentais. Além disso, abordou-se os critérios avaliativos da Base diversificada
e a Tutoria. Discutiu-se sobre a atribuição dos professores, a hora atividade,
a hora função, regência e a importância da organização das agendas do
professor, do orientador de área e da coordenação pedagógica. Dialogamos sobre
o horário da escola, o Conselho de Classe, os espaços de convivências e os Clubes
de Protagonismo. No dia nove de fevereiro o assunto foi a Tecnologia de Gestão
Educacional que coloca em ação as intenções do Modelo Pedagógico, utilizando de
instrumentos como: o Plano de Ação, o Programa de Ação e o Guia de
Aprendizagem. Durante o diálogo foram apresentadas as funções do gestor,
coordenador pedagógico e orientador de área, ressaltou-se sobre a importância
do trabalho coletivo, colaborativo e o papel do gestor enquanto organizador do
processo pedagógico na Escola Plena. No decorrer da formação os participantes
ressaltaram que o diálogo foi fundamental para a compreensão inicial do Modelo
Pedagógico da Escola Plena, da Base Diversificada e suas práticas e
reconheceram a necessidade de aprofundar os estudos por meio da formação
coletiva (PEFE), estudos por área e autoformação para o entendimento dessa nova
proposta curricular implantada nas referidas unidades escolares.
Escola Padre César Albisetti - Poxoreú
Formação Apolônio Bouret de Melo - Paranatinga
Nenhum comentário:
Postar um comentário