sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS E JOGOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.
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Docente: Sílvia Letícia da Silva – EE Monteiro Lobato
Introdução
O texto que segue traz relatos de experiência do Plano de Intervenção Pedagógica de algumas atividades aplicadas na turma do 3º Ano do Fundamental I, vespertino, da Escola Estadual Monteiro Lobato, sobre A importância da utilização de gêneros textuais e jogos em sala de aula para a construção do saber, sob a Gestão da professora Mariza Correia.  Orientação, da coordenadora Zeruia Morais Vieira e das formadoras do CEFAPRO Janaína Szpakowski e Giselle de Paiva Silva do polo de Primavera do Leste, MT.
Objetivos
BNCC ANOS INICIAIS: (EF03LP12) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diárias, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
v             LIVRO DIDÁTICO: (EF35LP05) Ler textos de diferentes extensões, silenciosamente e em voz alta, com crescente autonomia e fluência (padrão rítmico adequado e precisão), de modo a possibilitar a compreensão.
v             DIREITO DE APRENDIZAGEM: (SigEduca): 182 - Reconhecer a finalidade do texto.
v             DIREITO DE APRENDIZAGEM: (SigEduca): 180 - Lê com fluência.
Metodologia
Desenvolvemos primeiramente pesquisas de referenciais teóricos para a realização da Intervenção conciliando com a prática. Durante o Projeto, a professora pesquisou vários livros de Literatura Infantil do FNDE entre outros, na Biblioteca da escola e solicitou que cada aluno escolhesse diariamente um livro de seu interesse naquele momento e o  lesse com a família, quando estivessem reunidos. No dia seguinte cada educando relatava de forma breve o que compreendeu para os demais colegas e a professora. Já em relação aos jogos pedagógicos manipuláveis, foram desenvolvidos em sala de aula em grupos.
Resultados
Desta forma, através deste trabalho foi possível ampliar o conceito sobre o tema: A importância da utilização de gêneros textuais e jogos em sala de aula para a construção do saber.    Além disso, o Projeto de Intervenção possibilitou aproximação dos objetivos propostos, uma vez que a educação e a aprendizagem estão sempre em constante processo de transformação.  Em suma, as atividades lúdicas e interdisciplinares permitiu a professora concentrar ainda mais seus esforços e entrar em contato com o mundo da criança. Despertando o interesse dos alunos nos conteúdos do dia- a- dia e situações problemas a partir de jogos pedagógicos didáticos, envolvendo: o faz de conta, bingo do alfabeto, palavras e frases. Como também a utilização do dominó de palavras verbal e não verbal, divisão de sílabas, associação e formação de palavras, frases e textos para a realização de leituras. Nesse sentido, os alunos e os pais, contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do projeto.

Conclusões
O Projeto de Intervenção possibilitou ampliar e inovar a prática pedagógica, buscando novos horizontes para que cada aluno pudesse ampliar seu conhecimento por meio de Gêneros textuais, a partir da linguagem verbal e não verbal. Foi solicitado ainda aos alunos que trouxessem os livros literários de seu acervo pessoal, para socializar e emprestar entre os colegas da sala de aula, tornando assim o ato de ler mais atrativo. Do mesmo modo, destaco a realização do trabalho envolvendo jogos pedagógicos como instrumento de grande potencial para a aprendizagem da Língua Portuguesa (Leitura e Escrita).
Em linhas gerais, o plano de  intervenção pedagógico, também foi ministrados oralmente de forma transdisciplinar, envolvendo além das  Áreas de Linguagens,  incluíram-se, as Áreas de Ciências Naturais e Ciências Humanas, de acordo com a carga horária semanal. 
Referências
IVIC, Ivan. Lev Semionovich Vygotsky. Editora Massangana. Recife, 2010.
MATO GROSSO. Documento de Referência curricular para Mato Grosso. Concepções para a Educação Básica, 2018.
MATO GROSSO. Orientativo do Projeto de Formação da/na escola. SEDUC . Cuiabá, 2019.
MUNARI, Albert. Jean Piaget. Editora Massangana. Recife, 2010.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. Contexto. São Paulo, 2003.


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