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Introdução
O
texto que segue traz relatos de experiência do Plano de Intervenção Pedagógica
de algumas atividades aplicadas na turma do 3º Ano do Fundamental I,
vespertino, da Escola Estadual Monteiro Lobato, sobre A importância da
utilização de gêneros textuais e jogos em sala de aula para a construção do
saber, sob a Gestão da professora Mariza Correia. Orientação, da coordenadora Zeruia Morais
Vieira e das formadoras do CEFAPRO Janaína Szpakowski e Giselle de Paiva
Silva do polo de Primavera do Leste, MT.
Objetivos
BNCC
ANOS INICIAIS: (EF03LP12) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais
e diárias, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do
campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e
considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
v LIVRO DIDÁTICO: (EF35LP05)
Ler textos de diferentes extensões, silenciosamente e em voz alta, com
crescente autonomia e fluência (padrão rítmico adequado e precisão), de modo a
possibilitar a compreensão.
v DIREITO DE APRENDIZAGEM: (SigEduca):
182 - Reconhecer a finalidade do texto.
v DIREITO DE APRENDIZAGEM: (SigEduca):
180 - Lê com fluência.
Metodologia
Desenvolvemos
primeiramente pesquisas de referenciais teóricos para a realização da
Intervenção conciliando com a prática. Durante o Projeto, a professora
pesquisou vários livros de Literatura Infantil do FNDE entre outros,
na Biblioteca da escola e solicitou que cada aluno escolhesse diariamente um
livro de seu interesse naquele momento e o
lesse com a família, quando estivessem reunidos. No dia seguinte cada
educando relatava de forma breve o que compreendeu para os demais colegas e a
professora. Já em relação aos jogos pedagógicos manipuláveis, foram
desenvolvidos em sala de aula em grupos.
Resultados
Desta
forma, através deste trabalho foi possível ampliar o conceito sobre o tema: A
importância da utilização de gêneros textuais e jogos em sala de aula para a
construção do saber. Além disso, o
Projeto de Intervenção possibilitou aproximação dos objetivos propostos, uma
vez que a educação e a aprendizagem estão sempre em constante processo de
transformação. Em suma, as atividades
lúdicas e interdisciplinares permitiu a professora concentrar ainda mais seus
esforços e entrar em contato com o mundo da criança. Despertando o interesse
dos alunos nos conteúdos do dia- a- dia e situações problemas a partir de jogos
pedagógicos didáticos, envolvendo: o faz de conta, bingo do alfabeto, palavras
e frases. Como também a utilização do dominó de palavras verbal e não verbal,
divisão de sílabas, associação e formação de palavras, frases e textos para a
realização de leituras. Nesse sentido, os alunos e os pais, contribuíram de
forma significativa para o desenvolvimento do projeto.
Conclusões
O
Projeto de Intervenção possibilitou ampliar e inovar a prática pedagógica,
buscando novos horizontes para que cada aluno pudesse ampliar seu conhecimento
por meio de Gêneros textuais, a partir da linguagem verbal e não verbal.
Foi solicitado ainda aos alunos que trouxessem os livros literários de seu
acervo pessoal, para socializar e emprestar entre os colegas da sala de aula,
tornando assim o ato de ler mais atrativo. Do mesmo modo, destaco a realização
do trabalho envolvendo jogos pedagógicos como instrumento de grande
potencial para a aprendizagem da Língua Portuguesa (Leitura e Escrita).
Em
linhas gerais, o plano de intervenção
pedagógico, também foi ministrados oralmente de forma transdisciplinar,
envolvendo além das Áreas de Linguagens, incluíram-se, as Áreas de Ciências Naturais e
Ciências Humanas, de acordo com a carga horária semanal.
Referências
IVIC,
Ivan. Lev Semionovich Vygotsky. Editora Massangana. Recife, 2010.
MATO
GROSSO. Documento de Referência curricular para Mato Grosso. Concepções
para a Educação Básica, 2018.
MATO
GROSSO. Orientativo do Projeto de Formação da/na escola. SEDUC . Cuiabá,
2019.
MUNARI,
Albert. Jean Piaget. Editora Massangana. Recife, 2010.
SOARES,
Magda. Alfabetização e Letramento. Contexto. São Paulo, 2003.
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