sexta-feira, 20 de abril de 2012

“Formação para Formadores de Leitores para o Primeiro Ciclo”



As professoras formadoras Sílvia Cristina Fernandes Paiva[1] e Daniele da Costa Leão Santos[2], formadoras do CEFAPRO – Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso, no município de Primavera do Leste e responsáveis pela formação de professores formadores de leitores, deram início na terça-feira (03/04) ao curso “Formação para Formadores de Leitores para o Primeiro Ciclo” com  objetivo principal oportunizar construção de conhecimentos que levem estes profissionais a refletirem sobre uma prática de qualidade para o desenvolvimento do leitor literário.
 O curso iniciou no ano de 2011 e abriu nova turma no ano de 2012. Contou com a presença de vários professores, coordenadores e articuladores do primeiro ciclo das escolas da rede estadual do município de Primavera do Leste, Estado de Mato Grosso.
O CEFAPRO, com sede em Primavera do Leste, enquanto uma das instâncias formativas faz-se presente com a preocupação de promover discussões em relação à metodologia e ao material determinado e utilizado pelos educadores para iniciação do leitor e promoção da leitura.
Acredita-se que a literatura vem solidificar o espaço da leitura na escola enquanto formação de leitores, sendo assim, torna-se importante que o educador não dê a todos os gêneros textuais, um caráter utilitário, porque o prazer de ler está relacionado ao prazer de criar novas situações, de adentrar num mundo diferente através das histórias infantis, num mundo de sonhos e ações dos personagens das histórias infantis, desmistificando preconceitos, relacionando fatos com sua própria vida, pensando assim, uma forma de tornar o mundo compreensível e mais humano.
Neste caso, é preciso rever a postura do educador que se preocupa em formar leitores sem analisar profundamente para quê quer formar leitores. Essa revisão implicará, sem dúvida, na construção e uso de uma metodologia mais adequada para a formação do leitor literário.
O educador precisa estar ciente que a leitura da literatura infantil é um tipo específico de leitura, e precisa ser adequadamente ensinada, pois, o leitor iniciante precisa de referência e estímulo para leitura literária. Sendo assim, o educador precisa ser cauteloso no seu trabalho com a literatura infantil, evitando o papel de detentor da verdade frente ao texto literário, não contaminando assim, as opiniões dos leitores, com suas posições pessoais.
A importância da boa fundamentação teórica e metodológica do educador no processo de formação do leitor literário torna-se imprescindível, pois o educador é o intermediário entre o livro e o aluno, ele precisa ter clareza de suas escolhas para não correr o risco de substituir a qualidade do material literário pela quantidade de material oferecido ao aluno como critério de letramento literário. A escolha consciente do material a ser desenvolvido nas atividades de literatura é o princípio do trabalho do educador e é base do sucesso na formação do leitor. Incluímos, nesta questão, o acervo da biblioteca escolar. Não é raro encontrarmos nas bibliotecas um acervo desorganizado e difícil, impossibilitando o livre acesso do aluno.
Desta forma, no referido curso, a formação de professores ganha uma dimensão diferente dos cursos considerados pontuais, dos quais os professores estão acostumados participar. Busca-se, neste curso, uma formação que possibilite ao educador refletir criticamente sobre sua prática pedagógica.





[1] Sílvia Cristina Fernandes Paiva, Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso, Professora-Formadora na área de Leitura e Literatura Infantil.
[2] Daniele da Costa Leão Santos, Pedagoga, Especialista em Educação Ambiental, Professora-Formadora na Área de Alfabetização.

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