segunda-feira, 4 de março de 2013

Definição de " Formação docente Reflexiva" de Zeichner, Schön e Dewey

Para Zeichner  A formação docente reflexiva, que realmente fomenta o desenvolvimento profissional, é aquela  apoiada e conectada   a lutas mais amplas por justiça social que contribui  para a diminuição das lacunas na qualidade da educação disponível para estudantes de diferentes perfis, em todos os países do mundo. Assim como no caso da reflexão docente, o desenvolvimento profissional e a transferência de poder para os professores não devem ser vistos como fins em si mesmos.  A formação deve permitir a  ligação da reflexão docente com as lutas por justiça social.

Para Schön O professor como "profissional reflexivo" é aquele que consegue refletir sobre a sua ação – reflexão-ação esse tipo de formação  pode, capacitar o profissional a criar um repertório de soluções, que seriam mobilizadas em situações semelhantes (mas não idênticas). A construção dessas soluções e a capacitação para lidar com as novas situações que não encontrarão resposta no repertório criado abrem espaço para novos e diversos temas de investigação.  A “reflexão na ação”, por sua vez, diz respeito às observações e às reflexões do profissional em relação ao modo como ele transita em sua prática; a descrição consciente dessas ações leva a um movimento gerador de mudanças, que conduz a "novas pistas para soluções de problemas de aprendizagem.
Para  Dewey  A  ação reflexiva  implica numa  consideração ativa e cuidadosa daquilo em que se acredita ou que se pratica, o  ensino  deve estar pautado na ação e não na instrução. Para Dewey  a ação reflexiva, é resultado de três atitudes:  abertura da mente, responsabilidade e dedicação. A  atitude responsável implica num comprometimento pessoal na busca de respostas e na reflexão sobre as consequências da educação na vida de uma pessoa nos âmbitos pessoal, acadêmico, político e social.
 

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