Para Zeichner A
formação docente reflexiva, que realmente fomenta o desenvolvimento
profissional, é aquela apoiada e
conectada a lutas mais amplas por
justiça social que contribui para a
diminuição das lacunas na qualidade da educação disponível para estudantes de
diferentes perfis, em todos os países do mundo. Assim como no caso da reflexão
docente, o desenvolvimento profissional e a transferência de poder para os
professores não devem ser vistos como fins em si mesmos. A
formação deve permitir a ligação da
reflexão docente com as lutas por justiça social.
Para Schön O professor como
"profissional reflexivo" é aquele que consegue refletir sobre a sua ação – reflexão-ação esse tipo de formação pode, capacitar o profissional a criar um
repertório de soluções, que seriam mobilizadas em situações semelhantes (mas
não idênticas). A construção dessas soluções e a capacitação para lidar com as
novas situações que não encontrarão resposta
no repertório criado abrem espaço para novos e diversos temas de investigação.
A “reflexão na ação”, por sua vez, diz respeito às observações
e às reflexões do profissional em relação ao modo como ele transita
em sua prática; a descrição consciente dessas ações leva a um movimento gerador de mudanças, que conduz a "novas pistas para soluções de problemas de aprendizagem.
Para Dewey A ação reflexiva implica numa consideração ativa e cuidadosa daquilo
em que se acredita ou que se pratica, o ensino deve estar pautado na ação e não na instrução. Para Dewey a ação reflexiva, é resultado de três atitudes: abertura da mente, responsabilidade e dedicação. A atitude responsável implica num comprometimento pessoal na busca de respostas e na reflexão sobre as consequências da educação na vida de uma pessoa nos âmbitos pessoal, acadêmico, político e social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário