terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Formação em Tecnologia Educacional - Complementando informações

A SEDUC-MT comunica que estão abertas as inscrições para os cursos de Formação Continuada em Tecnologia Educacional: Introdução a Educação Digital, Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, Projeto Integrado de Tecnologia ao Currículo e Redes de Aprendizagens/tablets. O objetivo desta inscrição é fazer um levantamento prévio de interesse nos cursos acima citados. Através deste estudo será possivel organizar as ofertas e vagas para as cidades pertencentes ao polo CEFAPRO  de Primavera do Leste. 
Após o levantamento será organizado um cronograma de oferta das formações que ocorrerão durante o ano de 2014.
O Cefapro de Primavera do Leste ofertará a priori Introdução a Educação Digital e Tecnologia Educacional,  as outras formações  serão ofertadas ao longo  do ano de 2014. Lembramos que a organização das turmas dependerá da seleção do tutor, local e horário adequado para todos os cursistas.

Havendo interesse em fazer um dos cursos de ForConTecEdu - Formação continuada em Tecnologia Educacional, acesse formulário de inscrição nos links abaixo;

Observação: É vedado ao cursista se inscrever em curso que já tenha sido matriculado em anos anteriores
As formações são resultado da parceria MEC/SEB/PROINFO/SEDUC, os cursos visam preparar o profissional da educação para uso dos recursos tecnológicos existentes na escola, próprios da sociedade do século XXI.
Os cursos são semipresencial/mediado por tecnologia – online. Os encontros presenciais acontecerão nos Laboratórios de Informática Educativa das escolas e/ou CEFAPROS onde o cursista tem acesso aos recursos do Sistema Operacional Linux Educacional e internet.
 Portanto, as execuções dos cursos serão feitas pelos CEFAPROS que organizarão as turmas em seus respectivos pólos,  farão a seleção e a formação dos tutores (mediadores) além da função de acompanhar e avaliar, sempre sob a coordenação da CFTE - Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional na SUFP/SEDUC.

A utilização dos dispositivos tecnológicos no currículo escolar requer leituras teóricas e inovação em práticas inforricas, cuja ação deve ser entendida como elemento de um novo paradigma da educação do/no presente. Os meios tecnológicos sofreram permanente transformação nas últimas décadas exigindo proporcionalmente uma revolução nos métodos. Eis um desafio ao profissional da educação. 
Sintam-se convidadas e convidados a edificar um novo currículo escolar da educação básica com ousadia e vontade de inovação. 




 O curso Introdução a Educação Digital é a primeira etapa de formação dos profissionais da educação em torno da tecnologia educacional, tem duração de 60hs (4 meses) executadas em encontros presenciais, presenciais mediados por tecnologia/online. O intuito dessa formação é a inclusão do profissional da educação e contribuir na melhoria da prática pedagógica do professor, e promover a melhor aprendizagem dos alunos. A finalidade é o conhecimento e uso do Linux Educacional no processo pedagógico e a construção de uma cultura do software livre.
Público Alvo: Todos os Profissionais da Educação efetivos ou contratados.



O curso "Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC", objetiva subsidiar o professor na compreensão do potencial pedagógico das tecnologias, no ensino e na aprendizagem nas escolas. Com duração de 100 hs (6 meses de duração), é executado na modalidade presencial, presencial mediado por tecnologia/online. Tem como programação de curso o planejamento de estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis na escola e a criação de situações de aprendizagem que leve o aluno à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e a conhecimentos esperados em cada nível/ano seguindo os Parâmetros Curriculares Nacional (PCNs).
Público Alvo: Todos os Profissionais da Educação que possuam graduação efetivos ou contratados.É importante que o cursista tenha feito previamente o curso de IED ou possua  conhecimento razoável em tecnologia  (acesso à internet, email, apresentação de slides, editor de texto...)

Elaboração de Projetos 40h (4 meses de duração) é ofertado para gestores e professores da rede pública. A finalidade é o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo. Tem como prerrogativa preparar os escolares para que estes possam efetivar a convergência de mídias na articulação entre o PPP e as atividades de gestão nas aprendizagens mediadas por tecnologias.
Público Alvo: Todos os Profissionais da Educação que possuam graduação efetivos ou contratados.É importante que o cursista tenha feito previamente o curso de Ensinando e Aprendendo com as TIC.

Redes de Aprendizagem 40hs (4 meses) O curso objetiva promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultural digital nesta sociedade altamente tecnificada motivando – o a compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e em especial, como estas mudanças afetaram nossos jovens a refletir na sua relação com a aprendizagem e com a escola. Visa também compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais e sua utilização nas práticas e aprendizagens na educação básica. Objetivamos ainda neste curso a preparação do professor para uso dos tablets e demais recursos da web 2.0.

Público Alvo: Todos os Profissionais da Educação que possuam graduação efetivos ou contratados.É importante que o cursista tenha feito previamente o curso de Ensinando e Aprendendo com as TIC.

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