A SEDUC-MT comunica que estão abertas as
inscrições para os cursos de Formação Continuada em Tecnologia
Educacional: Introdução a Educação Digital, Tecnologia
na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, Projeto Integrado
de Tecnologia ao Currículo e Redes de Aprendizagens/tablets. O objetivo desta inscrição é fazer um levantamento prévio de interesse nos cursos acima citados. Através deste estudo será possivel organizar as ofertas e vagas para as cidades pertencentes ao polo CEFAPRO de Primavera do Leste.
Após o levantamento será organizado um cronograma de oferta das formações que ocorrerão durante o ano de 2014.
O Cefapro de Primavera do Leste ofertará a priori Introdução a Educação Digital e Tecnologia Educacional, as outras formações serão ofertadas ao longo do ano de 2014. Lembramos que a organização das turmas dependerá da seleção do tutor, local e horário adequado para todos os cursistas.
Após o levantamento será organizado um cronograma de oferta das formações que ocorrerão durante o ano de 2014.
O Cefapro de Primavera do Leste ofertará a priori Introdução a Educação Digital e Tecnologia Educacional, as outras formações serão ofertadas ao longo do ano de 2014. Lembramos que a organização das turmas dependerá da seleção do tutor, local e horário adequado para todos os cursistas.
Havendo interesse em fazer um dos cursos de ForConTecEdu - Formação
continuada em Tecnologia Educacional, acesse formulário de inscrição nos
links abaixo;
Observação: É vedado ao cursista se inscrever em curso que já tenha sido matriculado em anos anteriores
As formações são resultado
da parceria MEC/SEB/PROINFO/SEDUC, os cursos visam preparar o
profissional da educação para uso dos recursos tecnológicos existentes
na escola, próprios da sociedade do século XXI.
Os cursos
são semipresencial/mediado por tecnologia – online. Os encontros
presenciais acontecerão nos Laboratórios de Informática Educativa das
escolas e/ou CEFAPROS onde o cursista tem acesso aos
recursos do Sistema Operacional Linux Educacional e internet.
Portanto, as
execuções dos cursos serão feitas pelos CEFAPROS que organizarão as
turmas em seus respectivos pólos, farão a seleção e a formação dos
tutores (mediadores) além da função de acompanhar e avaliar,
sempre sob a coordenação da CFTE - Coordenadoria de Formação em
Tecnologia Educacional na SUFP/SEDUC.
A utilização dos dispositivos
tecnológicos no currículo escolar requer leituras teóricas
e inovação em práticas inforricas, cuja ação deve ser entendida como
elemento de um novo paradigma da educação do/no presente. Os meios
tecnológicos sofreram permanente transformação nas últimas décadas
exigindo proporcionalmente uma revolução nos métodos.
Eis um desafio ao profissional da educação.
Sintam-se convidadas e
convidados a edificar um novo currículo escolar da educação básica com
ousadia e vontade de inovação.
Introdução a Educação Digital (clique)
O curso Introdução a Educação Digital é a primeira etapa de formação
dos profissionais da educação em torno da tecnologia educacional, tem
duração de 60hs (4 meses) executadas em encontros presenciais,
presenciais mediados por tecnologia/online. O intuito
dessa formação é a inclusão do profissional da educação e contribuir na
melhoria da prática pedagógica do professor, e promover a melhor
aprendizagem dos alunos. A finalidade é o conhecimento e uso do Linux
Educacional no processo pedagógico e a construção
de uma cultura do software livre.
Público Alvo: Todos os Profissionais da Educação efetivos ou contratados.
O curso "Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC",
objetiva subsidiar o professor na compreensão do potencial pedagógico
das tecnologias, no ensino e na aprendizagem nas escolas. Com duração de
100 hs (6 meses de duração), é executado na
modalidade presencial, presencial mediado por tecnologia/online. Tem
como programação de curso o planejamento de estratégias de ensino e de
aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis na escola e a
criação de situações de aprendizagem que leve
o aluno à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à
criatividade e a conhecimentos esperados em cada nível/ano seguindo os
Parâmetros Curriculares Nacional (PCNs).
Público Alvo: Todos os Profissionais da Educação que possuam graduação efetivos ou contratados.É importante que o cursista tenha feito previamente o curso de IED ou possua conhecimento razoável em tecnologia (acesso à internet, email, apresentação de slides, editor de texto...)
Elaboração de Projetos 40h (4 meses de duração) é ofertado para gestores
e professores da rede pública. A finalidade é o aprofundamento teórico
sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar,
bem como a articulação das práticas pedagógicas
baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao
currículo. Tem como prerrogativa preparar os escolares para que estes
possam efetivar a convergência de mídias na articulação entre o PPP e as
atividades de gestão nas aprendizagens mediadas por
tecnologias.
Público Alvo: Todos os Profissionais da Educação que possuam
graduação efetivos ou contratados.É importante que o cursista tenha
feito previamente o curso de Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Redes
de Aprendizagens (clique)
Redes de Aprendizagem 40hs (4 meses) O curso objetiva promover a análise
do papel da escola e dos professores frente à cultural digital nesta
sociedade altamente tecnificada motivando – o a compreender como as
novas mídias sociais diversificaram as relações
entre as pessoas, e em especial, como estas mudanças afetaram nossos
jovens a refletir na sua relação com a aprendizagem e com a escola. Visa
também compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais e
sua utilização nas práticas e aprendizagens
na educação básica. Objetivamos ainda neste curso a preparação do
professor para uso dos tablets e demais recursos da web 2.0.
Público Alvo: Todos os Profissionais da Educação que possuam
graduação efetivos ou contratados.É importante que o cursista tenha
feito previamente o curso de Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário