segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Cefapro de Primavera debate educação escolar indígena

Cefapro de Primavera debate educação escolar indígena

A educação escolar indígena e a etnia Xavante são temas de discussão de formação continuada oferecida pelo Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) de Primavera do Leste até esta sexta-feira (22.08). A formação iniciada dia 18, realizada no município de Poxoréu, tem por objetivo debater sobre propostas teóricas e metodológicas para fortalecimento da prática nas aldeias, com formadores, prefeitura e assessoria pedagógica.

Entre os temas discutidos estão: A Educação Escolar Indígena como reafirmação da cultura milenar; Orientações Curriculares Indígenas; Ciências e Saberes Indígenas; Desenvolvimento dos eixos temáticos nos Ciclos de Formação Humana e outros.

A ideia é trocar experiências entre os educadores da etnia Xavante, os professores formadores da Educação Escolar Indígena, Cefapro, Xavante entre outros. A troca de conhecimentos pretende fortalecer as práticas político pedagógicas da educação escolar indígena.

Para o diretor da Escola Estadual Indígena Marimbú, Jacó Tserenhowa Maradzabuiwa, a formação continuada para os professores é muito importante. “Há muito tempo esperavamos por essa formação que será de grande importância para tirar dúvidas e levar novos  conhecimentos de como trabalhar com os alunos lá na aldeia”, diz.
 

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