quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Professores da rede realizam a 1ª Oficina de Física de Primavera do Leste

CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE EM PARCERIA COM O IF/UFMT REALIZA OFICINA DE FÍSICA

O CEFAPRO de Primavera do Leste, em parceria com o IF/UFMT, realizou a 1ª Oficina de Física com a participação de onze professores que lecionam essa disciplina nos municípios de Primavera do Leste e Campo Verde. A Oficina, conduzida pelo prof. Dr. Marcelo Paes de Barros, coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Naturais do IF/UFMT, aconteceu no dia 18 de outubro último, no CEJA Getúlio Dornelles Vargas. Foram 4 horas de trabalhos em que os professores realizaram atividades com pêndulo simples, construção de uma bancada de associação de resistores, mensuração do poder calórico dos alimentos, medida da pressão interna de uma lâmpada fluorescente e demonstrações da refração e reflexão da luz com o uso de lentes.

A Oficina constitui uma das ações de um pequeno curso de formação de professores de Física, cuja próxima etapa será de fundamentação teórica, através do estudo de um texto que trata da importância das atividades experimentais no ensino da Física. Uma terceira etapa, elaboração de um plano de aula e execução de atividade experimental em sala de aula, a ser realizada pelos professores participantes, está prevista para novembro, fechando o ciclo de ações do curso para 2014. Estão previstos mais dois ciclos (oficina, fundamentação teórica e atividade experimental em sala de aula) para o primeiro semestre de 2015, sempre com a colaboração de um professor do IF/UFMT.


Entre os objetivos do curso de formação está a intenção de estabelecer um maior intercâmbio entre professores que lecionam Física, viabilizando o planejamento coletivo; estimular práticas em sala de aula que explorem mais o fenômeno físico e a contextualização dos conteúdos; estimular a realização de atividades visando a participação na Feira de Ciências na Escola – FCE-MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário