quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

I Feira de Ciências e Cultura da EE Boa Esperança

"Iniciação Científica: um convite ao conhecimento".
No dia 4 de dezembro foi realizada na Escola Estadual Boa Esperança do município de Campo Verde, a I Feira de Ciências e Cultura da escola.
Para o desenvolvimento desta feira todos os professores e funcionários da escola se envolveram de forma a potencializar as ações atividades dos alunos.
Segundo a professora Genivânia Silva e o professor Francisco Amaral  a iniciação científica e cultural é  instrumento que permite colocar os alunos desde cedo em contato com  a ciência, engajando os alunos na pesquisa e prática do conhecimento.
Desde o mês de outubro os discentes desenvolveram e aplicaram  experimentos em todas as áreas do conhecimento, com objetivo de refletir sobre o meio em que estão inseridos, fruto do próprio esforço e pesquisa dos experimentos pelos alunos.

 Alguns depoimentos mostram que alunos, professores e comunidade perceberam o potencial deste evento.
De acordo com alguns relatos dos alunos:
(Kelly Souza) O projeto feira de Ciência da Escola Estadual Boa Esperança com os alunos do 3° ano vespertino realizado no dia 04/12/2015 um ano de experiência inovadora, despertando nos alunos a curiosidade em saber como e porque ocorre as reações químicas fazendo-os construir o próprio projeto, sendo assim, trazendo para estes novos conhecimentos, ensinando-os a lidar com as diferenças em grupos e colocando-os a correr atrás de seus próprios objetivos.
(Clary Kenned, aluno da 3° ano EM) a feira de ciências foi uma forma de aprimoramento e aprendizagem principalmente na área de química e física, além de manter um trabalho em equipe, mantendo-o assim uma união entre alunos e professores.
(Willian R.S de Oliveira) 2° série do segundo segmento (EJA)
A feira nos trouxe além de aprendizagem em áreas das quais já estávamos familiarizados como: Cultivo de plantas e a relações da água, como áreas extremamente importante como experiências químicas em geração de energia, sem contar com a palestra detalhada sobre DSTs, em evento como este, tem extrema importância em nossa comunidade, porque além de conscientizar as pessoas em relação social, também quebra um pouco a rotina diária de estudos nos proporcionando um dia recreativo, a gente aprende se divertido.
(Marcos Vinicius da Silva Jesus) 1° ano EM
Essa feira de ciências me ensinou muitas coisas importantes, na área da química e da física, aprendi muito sobre eletrônica a qual, me apaixonei, devo também a eletrônica muito, pois foi o que me despertou um interesse por ler livros didáticos e uma vontade muito grande de estudar, de tirar notas boas, e de ser o melhor da sala, mas, a mais importante foi o trabalho em equipe, pois aprendi que o esforço em equipe, pois aprendi que o esforço em equipe é melhor do que um trabalho individual.
(Léo Vinicius) 1°ano EM
Foi bom para trazer mais conhecimentos, sobre áreas diversas, ampliar a interesse e incentivar o estudo e pesquisar por conta própria.

Responsáveis pela I Feira de Ciências e Cultura da Escola Estadual Boa Esperança.

Os professores Genivania Francisco encabeçaram o projeto que foi aceito e trabalhado por toda a equipe da escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário