O incentivo à leitura infantil tem sido o principal destaque da jornada da alfabetização desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), em 2011. O intuito da jornada é intensificar as ações de leitura e escrita com os alunos das 421 escolas da rede estadual que cursam o 1º Ciclo de Formação Humana (06 a 08 anos de idade).
No esforço pela alfabetização dos pequenos mato-grossenses que possuem até 08 anos, as unidades de ensino possuem projetos que tornam obrigatório aos estudantes a leitura de 30 livros infantis por ano. De acordo com a coordenadora de Ensino Fundamental, da Seduc, Criseida Zambotto de Lima, o acompanhamento da leitura é feito em cada turma de 1º Ciclo.
“Enviamos caixas com 30 obras cada, para todas as escolas que possuem os anos iniciais. Cada turma com crianças de 06 a 08 anos possuem uma caixa. Além disso, encaminhamos para cada uma delas um mapa de leitura que fica afixado na parede das salas, para que o professor acompanhe em registre todos os livros lidos pelos alunos”, disse.
Para Criseida a leitura é fundamental para a continuidade do processo educacional dos estudantes. “Ler na infância, tanto linguagens verbais quanto não verbais (imagens e propagandas), é fundamental no processo de alfabetização. Além disso, contribui para a formação de um adulto leitor”, citou.
Ela destaca ainda, que dentro desse trabalho de leitura de 30 livros anuais, os mato-grossenses de 06 a 08 anos das escolas estaduais ficam à frente das crianças francesas com até 10 anos, que leem em média 15 livros. Entretanto, a média de leitura dos brasileiros dentro da mesma faixa etária da França é de 6,9 livros por ano.
Experiências
Além da leitura em sala de aula, as unidades de ensino desenvolvem projetos de leitura. Um dos exemplos é a Escola Estadual 1º de Maio, localizada em Nova Marilândia (392 km a Médio-Norte de Cuiabá). Sob a coordenação dos professores de Língua Portuguesa, Sandra Mara dos Santos, e de Geografia, Joselino Bisneto de Moura, a unidade realizou no primeiro semestre deste ano, uma semana de leitura com toda a comunidade escolar.
Na ocasião todos os 360 alunos da escola, que oferta do 2º Ciclo do Ensino Fundamental ao ensino médio, participaram de leituras coletivas e visitas a biblioteca do município. “Moradores que possuem o hábito da leitura diária, também vieram à escola e proferiram palestras aos estudantes sobre a importância dos livros e do ato de ler”, contou Sandra.
A estudante do ensino médio, Jhanne Kelly Okada, destacou que a partir do projeto, muitos alunos da unidade “passaram a ler com mais frequência”. Sandra acrescenta que como a maior parte dos estudantes moram na zona rural eles começaram a ler dentro do ônibus escolar no trajeto de ida e volta para casa.
Formação
Dentro das ações estaduais pela alfabetização das crianças do 1º ciclo do Estado, duas professoras formadoras do Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) de Primavera do Leste (231 km ao Sul da capital) desenvolveram um curso de 20 horas voltado para o aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham nos anos iniciais, nas escolas estaduais do município.
Segundo as formadoras, Sílvia Paiva e Daniele Leão, o curso visa oferecer subsídios teóricos e práticos sobre literatura infantil que contribuam no processo de leitura e alfabetização. Conforme a coordenadora Criseida, a Seduc tem como meta expandir o trabalho iniciado pelas duas educadoras a todas as unidades do Estado.
No esforço pela alfabetização dos pequenos mato-grossenses que possuem até 08 anos, as unidades de ensino possuem projetos que tornam obrigatório aos estudantes a leitura de 30 livros infantis por ano. De acordo com a coordenadora de Ensino Fundamental, da Seduc, Criseida Zambotto de Lima, o acompanhamento da leitura é feito em cada turma de 1º Ciclo.
“Enviamos caixas com 30 obras cada, para todas as escolas que possuem os anos iniciais. Cada turma com crianças de 06 a 08 anos possuem uma caixa. Além disso, encaminhamos para cada uma delas um mapa de leitura que fica afixado na parede das salas, para que o professor acompanhe em registre todos os livros lidos pelos alunos”, disse.
Para Criseida a leitura é fundamental para a continuidade do processo educacional dos estudantes. “Ler na infância, tanto linguagens verbais quanto não verbais (imagens e propagandas), é fundamental no processo de alfabetização. Além disso, contribui para a formação de um adulto leitor”, citou.
Ela destaca ainda, que dentro desse trabalho de leitura de 30 livros anuais, os mato-grossenses de 06 a 08 anos das escolas estaduais ficam à frente das crianças francesas com até 10 anos, que leem em média 15 livros. Entretanto, a média de leitura dos brasileiros dentro da mesma faixa etária da França é de 6,9 livros por ano.
Experiências
Além da leitura em sala de aula, as unidades de ensino desenvolvem projetos de leitura. Um dos exemplos é a Escola Estadual 1º de Maio, localizada em Nova Marilândia (392 km a Médio-Norte de Cuiabá). Sob a coordenação dos professores de Língua Portuguesa, Sandra Mara dos Santos, e de Geografia, Joselino Bisneto de Moura, a unidade realizou no primeiro semestre deste ano, uma semana de leitura com toda a comunidade escolar.
Na ocasião todos os 360 alunos da escola, que oferta do 2º Ciclo do Ensino Fundamental ao ensino médio, participaram de leituras coletivas e visitas a biblioteca do município. “Moradores que possuem o hábito da leitura diária, também vieram à escola e proferiram palestras aos estudantes sobre a importância dos livros e do ato de ler”, contou Sandra.
A estudante do ensino médio, Jhanne Kelly Okada, destacou que a partir do projeto, muitos alunos da unidade “passaram a ler com mais frequência”. Sandra acrescenta que como a maior parte dos estudantes moram na zona rural eles começaram a ler dentro do ônibus escolar no trajeto de ida e volta para casa.
Formação
Dentro das ações estaduais pela alfabetização das crianças do 1º ciclo do Estado, duas professoras formadoras do Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) de Primavera do Leste (231 km ao Sul da capital) desenvolveram um curso de 20 horas voltado para o aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham nos anos iniciais, nas escolas estaduais do município.
Segundo as formadoras, Sílvia Paiva e Daniele Leão, o curso visa oferecer subsídios teóricos e práticos sobre literatura infantil que contribuam no processo de leitura e alfabetização. Conforme a coordenadora Criseida, a Seduc tem como meta expandir o trabalho iniciado pelas duas educadoras a todas as unidades do Estado.
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