No dia 30 de novembro, aconteceu o último encontro de “Formação de formadores de leitores no Primeiro Ciclo”, organizado pelo CEFAPRO de Primavera do Leste - MT, ministrado pelas formadoras de Linguagem e Alfabetização: Silvia Paiva e Daniele Leão, que estão de parabéns pelo excelente trabalho.
A formação cujo objetivo é oferecer subsídios teóricos e práticos que contribuam, efetivamente, com o trabalho dos Professores do Primeiro Ciclo na formação de leitores, respeitando a proposta Pedagógica de formação de leitores do SIGA - Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem.
Com a participação dos Professores, Professores Articuladores e Coordenadores Pedagógicos do Primeiro Ciclo da rede pública estadual de Primavera do Leste, possibilitou maior conhecimento sobre Literatura Infantil, reflexão sobre a necessidade de um espaço de destaque para a Leitura literária na escola e troca de experiências entre os participantes.
Os relatos entusiasmados das cursistas evidenciam a importância do aporte teórico, oferecido no curso, para a melhoria da sua prática pedagógica no desenvolvimento do leitor literário e o desejo das mesmas para a continuidade do Projeto em 2012.
Ao afirmar que, “O papel do professor para o desenvolvimento literário é mostrar para os alunos que ler é bom e gostoso”, percebe-se que a professora assimilou a proposta.
De acordo com, Tatiana Budunov Oliveira - E.E. Monteiro Lobato “No curso de Formação de formadores de leitores conheci mais alguns autores e agora me parece mais fácil esta questão”, fica claro a importância de formações que propicie o aprofundamento em teorias que sustentem o fazer pedagógico.
Kátia Silva Cardoso – E.E. Monteiro Lobato, assegura “É preciso que a escola elabore bons projetos de leitura e invista mais na aquisição de bons livros”, observa-se que a professora já despertou para a necessidade de proposta para se trabalhar Literatura Infantil com qualidade.
“Eu espero que continue nos orientando sobre a importância da Literatura na escola. Projetos para mais livros para as bibliotecas das escolas e o envolvimento dos pais nesse processo.” por meio desta afirmativa da Rosânia Carolina de Santana Souza – E.E. João Ribeiro Vilela, acreditamos que teve início uma nova visão do trabalho de Literatura Infantil e demonstra a necessidade da continuidade do Projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário