quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Escolas públicas se mobilizam para testar velocidade da internet


Instituições mato-grossenses têm até o dia 15 de novembro para participar do teste, que irá de mapear a real qualidade dos serviços prestados.


Plataformas que auxiliam o estudo e o ensino dentro e fora das escolas são facilmente encontradas na web. Mas o acesso a essas ferramentas é dificultada pela velocidade oferecida nas escolas públicas. Cerca de 81% das instituições de ensino tem 2MB (MegaBytes) ou menos disponíveis, ou seja, não contam com banda larga suficiente para fazer uso pedagógico de ferramentas educativas importantes. 

Foto: Imagem da internet

Pensando nisso, a Fundação Lemann e o Instituto Inspirare criaram a campanha Internet na Escola, com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretarias estaduais de Educação, que propõe a universalização da internet rápida em todas as escolas públicas brasileiras, com a mobilização de professores e alunos. A iniciativa foi dividida em duas frentes principais: a elaboração de um Plano Técnico Nacional de Conectividade nas escolas e uma campanha de mobilização. 

Como parte da campanha, as escolas públicas estão realizando um Teste de Velocidade, que irá mostrar ao professor, gestor ou aluno qual a velocidade atual fornecida, além de mapear a real qualidade dos serviços prestados em cada unidade escolar. 

Em Mato Grosso, de acordo com deliberação na reunião técnica do Grupo de Trabalho de Tecnologia e Inovação do Consed, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está realizando a mobilização local, orientando as unidades a realizar o teste até o dia 15 de novembro. O processo é simples. O gestor deve acessar o link www.internetnaescola.org/#teste de dentro da escola, na conexão da instituição de ensino, e repetir o procedimento 10 vezes, em períodos alternados. A repetição é necessária porquê a velocidade pode variar ao longo do dia. 

"Várias escolas em todo o Brasil farão um esforço coletivo para a realização do Teste, e a nossa rede de ensino não pode ficar fora deste Mapa da Conectividade", destaca o superintendente de Tecnologia e Informação da Seduc, José Gil de Oliveira, lembrando que os resultados serão entregues ao poder público e servirão de base para identificar a priorização de investimento. 

Iniciativa 

A campanha Internet na Escola chama atenção para o fato de que o uso das tecnologias como ferramentas de ensino aproxima a escola da realidade digital já vivida pelo aluno, facilita a organização do tempo em sala de aula e possibilita aos professores atuar de maneira mais intensa como orientador e mediador na formação dos alunos e no processo de aprendizagem. 

O movimento espera impactar o governo federal com a assinatura, até o final deste ano, de um compromisso formal por Internet rápida em todas as escolas públicas brasileiras, a ser implementado no próximo ano (2016). 

Fonte:
 
Informações para gestores: (65) 3613-6393/6394 (SUTI – SEDUC)
VIVIANE SAGGIN
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário