quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Participação do CEFAPRO na Semana Pedagógica no Município de Poxoreú.


No dia 09/02/18, os professores formadores Adão L. Patrocino e Izaías Lacerda Pereira do CEFAPRO de Primavera do Leste estiveram presentes na Escola Estadual Argemiro Rodrigues Pimentel, município de Poxoreú, com o propósito de contribuir e orientar os professores da referida Escola e da Escola Estadual Franklin Cassiano na construção de atividades para a Semana Pedagógica.
Na ocasião atendemos a solicitação da equipe gestora para subsidiar com atividades pedagógicas pertinentes ao contexto escolar. Após análise desse contexto escolar planejamos atividades com a temática diagnóstico e planejamento didático, carga horária de 8 horas. Dialogamos e discutimos com um grupo de 30 professores das duas escolas sobre a temática, período matutino. Em seguida, período vespertino, desenvolvemos uma oficina sobre a elaboração de um planejamento por área do conhecimento a partir dos Objetivos de Aprendizagem e Orientações Curriculares de Mato Grosso (OCs/MT).
Além disso, ressaltamos sobre a importância dos professores e gestão escolar analisarem documentos sobre as avaliações externas como Prova Brasil, ANA e Avalia/MT como subsídios no diagnóstico e elaboração do planejamento de escolar.
Nesse exercício os professores das áreas do conhecimento buscaram correlacionar objetivos de aprendizagem e descritores das OCs/MT com conteúdos, metodologias e avaliação para transposição em sala de aula com seus alunos.
Julgamos positiva a iniciativa da gestão e professores das escolas na solicitação de auxílio do CEFAPRO durante a semana pedagógica. Durante a formação os professores participaram na execução das atividades com muito empenho e satisfação. As interações e diálogos entre os envolvidos proporcionaram momentos ricos em aprendizagem, possibilitando aperfeiçoamento da prática pedagógica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário