quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Perspectiva do Ensino de História e Língua Portuguesa na EJA de Campo Verde

No dia 25 de Outubro, foi realizado na Escola Municipal Artemir Pires algumas discussões sobre o Ensino de História e Língua Portuguesa na Educação de Jovens Adultos. O grupo de educadores foi composto por professores do campo, dos assentamentos e área urbana. Além de coordenadores , diretores e da Secretaria Municipal de Campo Verde, representada por Eliciane e Marli. Entre as problemáticas a formadora Janaina R. Pitas sugeriu o uso da ludicidade, respeitando a faixa etária dos educandos, outro ponto destacado foi a necessidade de correlacionar a História dos sujeitos do EJA ao cenário global e a desconstrução da História como consenso. Entre as alternativas está o uso de comparações entre documentos, a evidenciação da História através das memórias dos alunos, entre outros aspectos. Seguindo uma perspectiva de Paulo Freire a Formadora Marilda Rudnick pediu a valorização dos sonhos acalentados pelos alunos da EJA, o estímulo a leitura, uso de textos verbais e não verbais, promovendo o reconhecimento e respeito as diferentes variedades do português, procurando combater o preconceito lingüístico. Alguns professores manifestaram algumas dificuldades na própria reconstrução do que é ser professor na atualidade, pois "fomos formados tradicionalmente", mas entendem que por outro lado precisam adaptar-se as novas metodologias no intuito de promover o processo de aprendizagem significativo, relacionando o cotidiano escolar e social ao mundo, incluindo os alunos da EJA a sociedade. Autoria: Janaina R. Pitas



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