quinta-feira, 31 de março de 2011

7 ações para combater a evasão na EJA

Essa reportagem da Revista nova Escola Gestão de março de 2011, traz ações que a escola para adotar para combater a evasão na EJA, gostei muito da matéria, faça leitura na íntegra a reportagem.

1 Uso de variadas linguagens
O que é
Incorporar atividades relacionadas à arte e à cultura.

Por que dá resultado
Utilizar linguagens alternativas, como a música, o cordel e o teatro, facilita o aprendizado, principalmente de estudantes mais velhos, que geralmente têm mais proximidade com a cultura popular.

Onde deu certo
Em Salvador, no bairro Pariri, um subúrbio ferroviário, a direção do CE Sete de Setembro chamou a atenção dos alunos de EJA com projetos de música, cultura e literatura. Um deles é o Tempo de Artes Literárias, que promove uma competição saudável na escola ao estimular a produção de textos (prosa e poesia) por meio de rodas e saraus literários. Em 2009, o vencedor saiu de uma das turmas de EJA. Também foram realizados festivais para incentivar a produção musical e trabalhos de temática afro-brasileira e indígena. "A culinária desses povos, por exemplo, pode ser explorada nas aulas de Matemática, ao falar das quantidades de ingredientes utilizados em cada prato", explica Diógenes Ribeiro, diretor da escola. Ele credita o sucesso dessas ações ao uso da linguagem oral - em que muitos adultos têm desenvoltura - juntamente com a escrita.


2 Reorganização do tempo
O que é
Elaborar um cronograma de aulas ajustado à disponibilidade dos alunos.

Por que dá resultado
Organizar os dias e horários das disciplinas segundo as necessidades da turma garante o atendimento contínuo e a reposição de aulas.



Leia na íntegra:
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/7-acoes-combater-evasao-eja-abandono-623604.shtml?page=0

Fonte: Revista Nova Escola  Acessado em: 31/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário