terça-feira, 12 de abril de 2011

Qual o segredo de um professor de qualidade?

As principais pesquisas em Educação do mundo mostram que um bom professor é capaz fazer qualquer aluno aprender e ainda é capaz de potencializar seus estudantes. O professor é o principal responsável pelo sucesso da aprendizagem e sua atuação em sala é determinante para o desempenho dos alunos. "A qualidade de um sistema educacional não será maior que a qualidade de seus professores", consta no levantamento "Os Sistemas Escolares de Melhor Desempenho do Mundo Chegaram ao Topo", realizado pela consultoria McKinsey. 

"Não existe educação de qualidade sem o bom professor. O professor é o profissional mais estratégico para uma boa aprendizagem, é a peça chave e por isso precisa estar apto para transmitir o conteúdo de forma adequada", diz a secretária de Educação Básica do ME, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva



Aptidão para ensinar a matéria não depende apenas do domínio do conteúdo. O saber é importante, mas há inúmeros pontos que fazem do professor, um profissional de qualidade. Para identificá-los e cobrar do diretor uma melhor seleção e estímulo e para que o professor do seu filho esteja em condições de lecionar adequadamente é preciso estabelecer alguns critérios e ficar atento.

Fonte: Educar para crescer  Acesso: 13/04/2011

Um comentário:

  1. Bom dia professores formadores e em especial a Gleibiane, então, cada vez mais desempenhamos um papel de pesquisadores e bons leitores, prerrogativas natas de um bom professor. Bem, gostaria de apontar para a necessidade em rever alguns conceitos empregados na matéria, não se trata simplesmente de palavras vazias de significados, mas sim carregadas de valores, tais como "transmissão", nem sempre o emissor da transmissão é detentor do conteúdo. Chamo atenção para a não reprodução, as vezes quando fazemos uma tradução literal, jogamos fora a autonomia diante do assunto, que ao meu ver, bastante pertinente, revela-nos na essência o maior autor e ator nesse processo... nosso querido professor (@), por isso merecedor de nossos esforços e dedicação que se manifesta através da formação continuada oferecida pelos formadores dos CEFAPROS. Parabens pela prospecção.
    abraço digital
    Edy

    ResponderExcluir