terça-feira, 12 de abril de 2011

Respostas para 7 dúvidas sobre Física

O bom currículo de Ciências prevê explorar essa área, além de Biologia e da Química. Isso quer dizer que os alunos têm de aprender a descrever fenômenos e elaborar hipóteses sobre o que pode ocorrer - realizando ou não experiências.

Um estudo realizado há alguns anos com alunos do curso de Pedagogia na Universidade de Brasília (UnB) revelou que vários futuros docentes têm aversão a assuntos de uma das áreas que compõem o tripé da ciência, a Física, e resistem à ideia de ensiná-los às crianças. A realidade é agravada pelo fato de, na maioria dos cursos, não haver muito espaço na grade curricular para o estudo do ensino de Ciências. 


Porém essa área tem de fazer parte do planejamento a partir do 1º ano do Ensino Fundamental. "Energia, temperatura, gravidade e tempo, por exemplo, são alguns conceitos com que os estudantes têm de entrar em contato durante o processo de aprendizagem que atravessa toda a escolarização", diz Marco Antonio Moreira, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado em Ensino de Física. 



Mas não se trata de expor terminologias que precisam ser decoradas. "É um equívoco também apresentar uma versão simplificada das aulas do Ensino Médio", alerta Moreira. O importante é trabalhar conceitos e procedimentos. A fim de enriquecer sua prática, NOVA ESCOLA entrevistou especialistas para sanar algumas dúvidas comuns a respeito do assunto.

Fonte: Revista Nova Escola  Acesso:13/04/2011

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