[1]ANA
PAULA DE SANTANA AGUIAR
[2]ANDRÉ
FLAVIO VOLPONI
[3]CARMEM
MARIA HOLTZ
[4]MARLI
AUGUSTA DA FONSECA SOUSA
[5]NAIRA
FERREIRA
Os
profissionais da educação da Área 21 após observar todos os ambientes
utilizados por todos os educadores e alunos, cuja responsabilidade e garantia
de manutenção e de atendimento é dos profissionais da educação da área 21,
planejou e executou o projeto “A alegria de aprender e ensinar”. O projeto visou a conservação do patrimônio público,
otimização de tempo e espaço para que os alunos brinquem e interajam com
autonomia, evitando correrias e incidentes, facilitando o trabalho da equipe de
apoio, além disso, estabelecer o sentimento de pertença e mudança de
comportamento. As ações de melhorias do pátio ocorreram tanto no espaço
interno, quanto externo, por meio de reformas. Nesse momento foi necessário buscar ajuda de profissionais
qualificados (pintores), apoio de parceiros: CDCE, fazendas, alunos e todos os
profissionais da instituição. De posse de todos os materiais foi realizada a
limpeza geral do pátio que contou com o apoio dos profissionais e parceiros da
comunidade que disponibilizaram um trator e bomba de alta pressão para lavar o
pátio. Após secagem, foi realizada a primeira demão de pintura do piso de todo
o pátio, porém devido aos resíduos (poeira, pinturas anteriores) não obtivemos
êxito, sendo necessário replanejar e aguardar alterações do clima, para
novamente realizar a pintura. Devido ao atraso, foram necessárias outras ações
que contemplassem o atendimento dos alunos no intervalo da chegada dos ônibus
até horário de início das aulas. Dessa forma, foi realizada escala entre os
profissionais na realização de atividades lúdicas (jogos, brincadeiras, filmes,
contação de histórias) como entretenimento dos alunos. Apesar das dificuldades enfrentadas para concluir o projeto, foi positiva a
participação de todos os profissionais e alunos, que antes mesmo dos
direcionamentos específicos quanto ao uso dos jogos e espaço lúdico, as
crianças, adolescentes e adultos foram contagiados, usufruindo do ambiente,
atingindo o objetivo principal que é a aprendizagem significativa e prazerosa.
Além disso, a interação entre todos os envolvidos foi bastante proveitosa
atingindo as expectativas evidenciando uma melhoria no comportamento dos alunos
e melhor aproveitamento dos tempos ociosos, foram observados pontos
negativos, pois no horário da chegada e do intervalo do recreio os alunos do
turno vespertino, devido ao sol escaldante na área aberta, ficaram impossibilitados
de utilizar o espaço lúdico conforme idealização inicial. Sendo assim, para o
próximo ano letivo vimos a necessidade de organizar ações que supram as
dificuldades, de forma que esse espaço lúdico seja utilizado de maneira a
garantir o aproveitamento em sua totalidade.
Palavras chaves:
Aprendizagem. Lúdico. Ambiente.
Patrimônio. Pertença.
Referencias:
ALVES, Rubem. A alegria de
Ensinar. São Paulo/SP: Ars Poética Editora LTDA, 1994.
CORREIA, Marcos Miranda. Trabalhando
com jogos cooperativos. 4ª
ed. São Paulo: Papiros, 2006.
[1]
EE. Alice Barbosa Pacheco, asantanaaguiar@gmail.com
[2]
EE. Alice Barbosa Pacheco, flavio_volponi@hotmail.com
[3]
EE. Alice Barbosa Pacheco,carmemholtz@hotmil.com
[4]
EE. Alice Barbosa Pacheco,marliaugustadafonsecasousa@gmail.com
[5]
EE. Alice Barbosa Pacheco, nairafer2018@gmail.com
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