sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

A ALEGRIA DE APRENDER E ENSINAR

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.


[1]ANA PAULA DE SANTANA AGUIAR
[2]ANDRÉ FLAVIO VOLPONI
[3]CARMEM MARIA HOLTZ
[4]MARLI AUGUSTA DA FONSECA SOUSA
[5]NAIRA FERREIRA
Os profissionais da educação da Área 21 após observar todos os ambientes utilizados por todos os educadores e alunos, cuja responsabilidade e garantia de manutenção e de atendimento é dos profissionais da educação da área 21, planejou e executou o projeto “A alegria de aprender e ensinar”. O projeto visou a conservação do patrimônio público, otimização de tempo e espaço para que os alunos brinquem e interajam com autonomia, evitando correrias e incidentes, facilitando o trabalho da equipe de apoio, além disso, estabelecer o sentimento de pertença e mudança de comportamento. As ações de melhorias do pátio ocorreram tanto no espaço interno, quanto externo, por meio de reformas. Nesse momento foi necessário buscar ajuda de profissionais qualificados (pintores), apoio de parceiros: CDCE, fazendas, alunos e todos os profissionais da instituição. De posse de todos os materiais foi realizada a limpeza geral do pátio que contou com o apoio dos profissionais e parceiros da comunidade que disponibilizaram um trator e bomba de alta pressão para lavar o pátio. Após secagem, foi realizada a primeira demão de pintura do piso de todo o pátio, porém devido aos resíduos (poeira, pinturas anteriores) não obtivemos êxito, sendo necessário replanejar e aguardar alterações do clima, para novamente realizar a pintura. Devido ao atraso, foram necessárias outras ações que contemplassem o atendimento dos alunos no intervalo da chegada dos ônibus até horário de início das aulas. Dessa forma, foi realizada escala entre os profissionais na realização de atividades lúdicas (jogos, brincadeiras, filmes, contação de histórias) como entretenimento dos alunos.  Apesar das dificuldades enfrentadas para concluir o projeto, foi positiva a participação de todos os profissionais e alunos, que antes mesmo dos direcionamentos específicos quanto ao uso dos jogos e espaço lúdico, as crianças, adolescentes e adultos foram contagiados, usufruindo do ambiente, atingindo o objetivo principal que é a aprendizagem significativa e prazerosa. Além disso, a interação entre todos os envolvidos foi bastante proveitosa atingindo as expectativas evidenciando uma melhoria no comportamento dos alunos e melhor aproveitamento dos tempos ociosos, foram observados pontos negativos, pois no horário da chegada e do intervalo do recreio os alunos do turno vespertino, devido ao sol escaldante na área aberta, ficaram impossibilitados de utilizar o espaço lúdico conforme idealização inicial. Sendo assim, para o próximo ano letivo vimos a necessidade de organizar ações que supram as dificuldades, de forma que esse espaço lúdico seja utilizado de maneira a garantir o aproveitamento em sua totalidade.
Palavras chaves: Aprendizagem. Lúdico. Ambiente. Patrimônio. Pertença.

Referencias:
ALVES, Rubem. A alegria de Ensinar. São Paulo/SP: Ars Poética Editora LTDA, 1994.
CORREIA, Marcos Miranda. Trabalhando com jogos cooperativos. 4ª ed. São Paulo: Papiros, 2006.




[1] EE. Alice Barbosa Pacheco, asantanaaguiar@gmail.com
[2] EE. Alice Barbosa Pacheco, flavio_volponi@hotmail.com
[3] EE. Alice Barbosa Pacheco,carmemholtz@hotmil.com
[4] EE. Alice Barbosa Pacheco,marliaugustadafonsecasousa@gmail.com
[5] EE. Alice Barbosa Pacheco, nairafer2018@gmail.com

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