sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: ELABORAÇÃO DE MAQUETE DAS PLACAS TECTÔNICAS

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.

Pâmela Mayara Pereira Basílio [1]

Resumo: Este trabalho apresenta o relato de experiência realizado pela professora de geografia da Escola Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza, salas anexas, juntamente com os alunos dos Primeiros anos do Ensino Médio para a construção do mapa múndi e a representação das placas tectônicas, com o a finalidade de proporcionar um momento de ensino-aprendizagem diferente do tradicional. Onde os alunos construíram uma maquete dando assim maior significação ao conteúdo ministrado, por vezes considerado abstrato e de difícil compreensão. Diante das observações realizadas, percebeu-se a necessidade da realização de uma intervenção de forma prática devido à detecção da dificuldade de aprendizagem apresentada pelos alunos motivados pela falta de participação ativa nas aulas, tendo assim o referido com o objetivo de estimular os alunos a participarem ativamente das aulas e materializar as informações adquiridas através da confecção das placas tectônicas. A primeira ação realizada foi um trabalho de pesquisa sobre as placas tectônicas, a segunda ação foi a confecção da maquete, onde a mesma foi realizada de forma coletiva, na terceira ação foi realizado a  preparação dos alunos para a exposição e explanação da maquete e a quarta ação foi a exposição e explanação do conteúdo através da demonstração da maquete no horário do intervalo. Tais atividades foram realizadas durante as aulas de geografia com duração total de seis aulas para a conclusão de todas as ações, desenvolvidas durante o mês de outubro de 2019. Durante a elaboração da maquete percebeu-se um grande interesse por cerca de 95% dos alunos, estes participando de cada etapa da elaboração. Por conta dessa maior participação foi possível notar um melhor entendimento por parte dos alunos sobre o tema trabalhado. Desse modo detectou-se que os objetivos propostos foram alcançados e reforçou os benefícios dos trabalhos práticos no intuito de envolver os alunos no desenvolvimento das atividades, bem como facilita na compreensão dos conteúdos.

Palavras-chave: Maquete. Intervenção. Prática.

Referência

SOARES, Maria Teresa Caneiro; PINTO, Neuza Bertoni. Metodologia de resolução de problemas. 24° Reunião ANPED, 2001.


[1] Escola Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza
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