Pâmela Mayara
Pereira Basílio [1]
Resumo: Este trabalho apresenta
o relato de experiência realizado pela professora de geografia da Escola
Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza, salas anexas, juntamente com os
alunos dos Primeiros anos do Ensino Médio para a construção do mapa múndi e a
representação das placas tectônicas, com o a finalidade de proporcionar um
momento de ensino-aprendizagem diferente do tradicional. Onde os alunos
construíram uma maquete dando assim maior significação ao conteúdo ministrado,
por vezes considerado abstrato e de difícil compreensão. Diante das observações
realizadas, percebeu-se a necessidade da realização de uma intervenção de forma
prática devido à detecção da dificuldade de aprendizagem apresentada pelos
alunos motivados pela falta de participação ativa nas aulas, tendo assim o
referido com o objetivo de estimular os alunos a participarem ativamente das
aulas e materializar as informações adquiridas através da confecção das placas
tectônicas. A primeira ação realizada foi um trabalho de pesquisa sobre as
placas tectônicas, a segunda ação foi a confecção da maquete, onde a mesma foi
realizada de forma coletiva, na terceira ação foi realizado a preparação dos alunos para a exposição e
explanação da maquete e a quarta ação foi a exposição e explanação do conteúdo
através da demonstração da maquete no horário do intervalo. Tais atividades
foram realizadas durante as aulas de geografia com duração total de seis aulas
para a conclusão de todas as ações, desenvolvidas durante o mês de outubro de
2019. Durante a elaboração da maquete percebeu-se um grande interesse por cerca
de 95% dos alunos, estes participando de cada etapa da elaboração. Por conta
dessa maior participação foi possível notar um melhor entendimento por parte
dos alunos sobre o tema trabalhado. Desse modo detectou-se que os objetivos
propostos foram alcançados e reforçou os benefícios dos trabalhos práticos no
intuito de envolver os alunos no desenvolvimento das atividades, bem como facilita
na compreensão dos conteúdos.
Palavras-chave: Maquete.
Intervenção. Prática.
Referência
SOARES,
Maria Teresa Caneiro; PINTO, Neuza Bertoni. Metodologia de resolução de problemas. 24° Reunião ANPED, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário