sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

ESCOLA LIMPA, COMPROMISSO DE TODOS



 Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste




ANNA PAULA EVANGELISTA DE CARVALHO
 EVA MARIA DE SOUZA SANTOS SILVEIRA
HELOISA MENEZES SILVA MUNIZ
IVONETE NETO DA SILVA
LÁZARA IRENE VIEIRA BRAGA
LUZIA DAS GRAÇAS CARRIJO RIBEIRO
MARIA APARECIDA VILLODES
MARIA DE FATIMA DA SILVA LIMA
MARIA MADALENA DE OLIVEIRA MARTINS CAMPOS
MARISTELA CARDOSO DOS SANTOS ALVES
NEUSA PERUCHINI
SANDRA FÁTIMA GUERRA VIDORI


Resumo: Os profissionais da Educação da Área 21 da Escola Estadual 29 de Junho de Paranatinga - MT, técnicos e apoio administrativo (nutrição e limpeza), detectaram, por meio de um diagnóstico de observação, a problemática da falta de cuidados com o patrimônio escolar. A partir dessa problemática foram levantadas as necessidades formativas para estudo na Formação Continuada da/na escola. Durante os estudos e muito diálogo entre o grupo, foi elaborado um plano de intervenção reunindo todos os profissionais da Área 21, a ser desenvolvido com os alunos das turmas do 6º e 7º ano do ensino fundamental, nos períodos matutino e vespertino. O plano teve como objetivos conscientizar os alunos da importância de conservar a escola limpa e reconhecer que cuidar do Patrimônio Escolar é compromisso de todos.  Os profissionais envolvidos observaram os ambientes da escola e fotografaram todos os problemas detectados. Em seguida, foram elaborados slides com as fotos coletadas na observação. Nos slides também foram colocadas fotos antigas da escola e dos banheiros mostrando o antes e o depois da reforma. Os alunos puderem perceber o quanto a estrutura da escola melhorou nos últimos anos, mas está sendo alvo de vandalismo. As ações foram por meio de palestras de conscientização para a conservação do patrimônio público geral da escola e sobre o desperdício de alimentos. Foram apresentados slides e vídeos mostrando os problemas detectados, bem como os slides de fotos com a quantidade de alimentos da merenda escolar que é desperdiçada diariamente. A participação dos alunos foi por meio de diálogos e atividades de reflexão com o seguinte questionamento: Quais medidas devem ser adotadas para manter a escola limpa e conservar o patrimônio escolar? Como a escola não dispõe de espaço para reunir todas as turmas ao mesmo tempo foram agrupadas em duas turmas cada dia de intervenção, tendo um resultado muito positivo, pois com um grupo menor os alunos também puderam contribuir com suas experiências e sugestões de como combater o vandalismo, a falta de higiene e manter a escola limpa. Eles entenderam que a limpeza na escola deve ser um compromisso de todos. Como foi no período de aulas, os professores contribuíram com questionamentos aos alunos sobre o tema e alguns até trabalharam o tema na disciplina em que atuam como, por exemplo, cálculos matemáticos e produção de texto. Partindo do objetivo do Projeto de Formação da/na Escola de incluir os profissionais da Área 21 na intervenção Pedagógica reconhecendo esses profissionais como educadores e da concepção de educação que considera a dimensão educativa nos diversos espaços escolares, o trabalho de intervenção na escola foi uma experiência importante não só para os alunos, mas também para toda comunidade escolar, pois a partir desse trabalho todos tiveram a oportunidade de reconhecer que os profissionais da Área 21 também são educadores. Espera-se que todos continuem empenhados em cuidar do patrimônio escolar e esse aprendizado se estenda para todo o patrimônio público, contribuindo para o exercício da cidadania.

Palavras-Chave: Profissionais da Área 21. Escola limpa. Conservação do patrimônio público escolar.


https://www.youtube.com/watch?v=OzsfOLBmbkU - vídeos produzidos pela Coordenação de Produção Multimídia download em http://goo.gl/iX5n8.https://twitter.com/Stopinski
MARTINS, Ricardo Chaves de Rezende. Progestão: como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola? Módulo VII. Brasília: Consed, 2001.
Estatuto da criança e do adolescente [recurso eletrônico] : Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, e legislação correlata. – 16. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017. – (Série legislação ; n. 260 PDF).
VELANGA, Heloisa Muniz. A Importância da Intervenção Pedagógica na Perspectiva Vygotskiana para uma Educação para o Pensar. PUC-SP. São Paulo, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Teorias do espaço escolar. Técnico em infra-estrutura e ambiente escolar. Brasília, 2009.

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