ANNA PAULA EVANGELISTA DE CARVALHO
EVA MARIA DE SOUZA SANTOS
SILVEIRA
HELOISA MENEZES SILVA MUNIZ
IVONETE NETO DA SILVA
LÁZARA IRENE VIEIRA BRAGA
LUZIA DAS GRAÇAS CARRIJO RIBEIRO
MARIA APARECIDA VILLODES
MARIA DE FATIMA DA SILVA LIMA
MARIA MADALENA DE OLIVEIRA MARTINS CAMPOS
MARISTELA CARDOSO DOS SANTOS ALVES
NEUSA PERUCHINI
SANDRA FÁTIMA GUERRA VIDORI
Resumo: Os profissionais
da Educação da Área 21 da Escola Estadual 29 de Junho de Paranatinga - MT,
técnicos e apoio administrativo (nutrição e limpeza), detectaram, por meio de
um diagnóstico de observação, a problemática da falta de cuidados com o
patrimônio escolar. A partir dessa problemática foram levantadas as
necessidades formativas para estudo na Formação Continuada da/na escola.
Durante os estudos e muito diálogo entre o grupo, foi elaborado um plano de
intervenção reunindo todos os profissionais da Área 21, a ser desenvolvido com
os alunos das turmas do 6º e 7º ano do ensino fundamental, nos períodos
matutino e vespertino. O plano teve como objetivos conscientizar os alunos da
importância de conservar a escola limpa e reconhecer que cuidar do Patrimônio
Escolar é compromisso de todos. Os
profissionais envolvidos observaram os ambientes da escola e fotografaram todos
os problemas detectados. Em seguida, foram elaborados slides com as fotos
coletadas na observação. Nos slides também foram colocadas fotos antigas da
escola e dos banheiros mostrando o antes e o depois da reforma. Os alunos
puderem perceber o quanto a estrutura da escola melhorou nos últimos anos, mas
está sendo alvo de vandalismo. As ações foram por meio de palestras de
conscientização para a conservação do patrimônio público geral da escola e
sobre o desperdício de alimentos. Foram apresentados slides e vídeos mostrando
os problemas detectados, bem como os slides de fotos com a quantidade de
alimentos da merenda escolar que é desperdiçada diariamente. A participação dos
alunos foi por meio de diálogos e atividades de reflexão com o seguinte
questionamento: Quais medidas devem ser adotadas para manter a escola limpa e
conservar o patrimônio escolar? Como a escola não dispõe de espaço para reunir
todas as turmas ao mesmo tempo foram agrupadas em duas turmas cada dia de
intervenção, tendo um resultado muito positivo, pois com um grupo menor os
alunos também puderam contribuir com suas experiências e sugestões de como
combater o vandalismo, a falta de higiene e manter a escola limpa. Eles
entenderam que a limpeza na escola deve ser um compromisso de todos. Como foi
no período de aulas, os professores contribuíram com questionamentos aos alunos
sobre o tema e alguns até trabalharam o tema na disciplina em que atuam como, por
exemplo, cálculos matemáticos e produção de texto. Partindo do objetivo do
Projeto de Formação da/na Escola de incluir os profissionais da Área 21 na
intervenção Pedagógica reconhecendo esses profissionais como educadores e da
concepção de educação que considera a dimensão educativa nos diversos espaços
escolares, o trabalho de intervenção na escola foi uma experiência importante
não só para os alunos, mas também para toda comunidade escolar, pois a partir
desse trabalho todos tiveram a oportunidade de reconhecer que os profissionais
da Área 21 também são educadores. Espera-se que todos continuem empenhados em
cuidar do patrimônio escolar e esse aprendizado se estenda para todo o
patrimônio público, contribuindo para o exercício da cidadania.
https://www.youtube.com/watch?v=OzsfOLBmbkU - vídeos
produzidos pela Coordenação de Produção Multimídia download em http://goo.gl/iX5n8.https://twitter.com/Stopinski
MARTINS, Ricardo Chaves de
Rezende. Progestão: como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola?
Módulo VII. Brasília: Consed, 2001.
Estatuto da criança e do
adolescente [recurso eletrônico] : Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, e
legislação correlata. – 16. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições
Câmara, 2017. – (Série legislação ; n. 260 PDF).
VELANGA, Heloisa Muniz. A
Importância da Intervenção Pedagógica na Perspectiva Vygotskiana para uma
Educação para o Pensar. PUC-SP. São Paulo, 2009.
BRASIL. Ministério
da Educação. Teorias do espaço escolar. Técnico em infra-estrutura e ambiente
escolar. Brasília, 2009.
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