sábado, 21 de dezembro de 2019

Plano de intervenção: As dificuldades de conviver com as diferenças em sala de aula


Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.   



Luciana da Silva Oliveira¹

Resumo: Por meio do diagnostico observou-se a necessidade de intervir no processo de ensino e aprendizagem para melhorar o mesmo. Neste sentido, o objetivo deste texto, é apresentar a prática de intervenção realizada em sala de aula com alunos do 1º e 2º ano do ensino médio. A intervenção surgiu a partir da necessidade de sanar ou amenizar as dificuldades que os alunos têm de conviver com a diferença e tinha como objetivos específicos: Propiciar ao aluno momentos de interação e socialização através dos trabalhos de pesquisas; promover um café temático; incentivar a empatia através de leitura de textos curtos como poemas que tratam da temática e mediar a confecção de cartazes e desenhos artísticos. Os trabalhos foram realizados de forma interdisciplinar com pesquisas bibliográficas, materiais de pintura, leitura de poemas com temas relacionado ao dia da “consciência negra”, rodas de leitura, debates e café da manhã.Os resultados foram mais do que esperados, pois tanto nas aulas de artes como de língua portuguesa, houve um grande desempenho por parte dos alunos. Todos participaram na interpretação das imagens e das poesias, e com muito talento produziram lindos desenhos artísticos. Sem falar na experiência que adquirimos e que contribuíram para o aprimoramento da nossa prática em sala de aula. Concluímos então que é fundamental a intervenção pedagógica, visto que, é nesse momento que tanto o professor, quanto o aluno vêm a chance de melhorar naquilo que tem dificuldades, tornando assim um ensino/aprendizagem mais significativo.
Perrenoud (2000) coloca que enfrentar o desafio de propor um ensino que respeite a cultura da comunidade significa constatar cada realidade social e cultural com a preocupação de traçar um projeto pedagógico para atender a todos sem exceção.
PALAVRAS- CHAVE: Intervenção, Dificuldades, Diferenças, Sala de aula.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Brasil, Estatuto da Criança e do Adolescente- Lei n. 8.069 de 13 de julho de 1990. Brasília: Câmara dos Deputados, 1990.

Brasil, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – Lein.10.639/2003. Brasília: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/Secretaria de Educação Continuada/Alfabetização e Diversidade, 2003.

GOMES, N, L. Trabalho docente, formação de professores e diversidade étnico-cultural. In: OLIVEIRA, D. A. Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica,2003.

PERRENOUD, P. Pedagogia diferenciada: das intenções às ações. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário