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ENSINO
APRENDIZAGEM NOS GÊNEROS TEXTUAIS
Docentes: Cássia
Félix Pereira, Karine Luiza Biguelini, Keyla Nunes Barbosa Santome, Marina
Luiza Dourado, Márcia Helenna Barbosa de Oliveira e Verenice
Fátima Lima de Souza
EE Monteiro Lobato
Introdução
Por
meio de avaliações internas, detectou-se que os alunos dos anos finais do
Ensino Fundamental e alunos do ensino médio apresentam dificuldades na leitura
e interpretação de textos, sendo necessária uma intervenção pedagógica. Além de
leitura e a escrita presentes no cotidiano escolar, foram observados relatos de
dificuldades no processo de ensino e aprendizagem interdisciplinar.
Objetivos
Elevar
os níveis de proficiência dos alunos em leitura e interpretação de textos.
Metodologia
As
atividades foram desenvolvidas no mesmo turno de trabalho, realizados no mesmo
horário da aula, com todos os alunos da turma, viabilizando uma atividade
conjunta de trocas de aprendizados e interação.
Alguns meios
metodológicos são propostos como leitura, interpretação textual e jogos matemáticos para que esses alunos
possam buscar o caminho educacional sem perder o foco que é o ensino.
v
Oficina de poemas, poesias, histórias em
quadrinho, fábula, charge, gráficos e problemas matemáticos;
v
Roda de Conversa;
v
Apresentação e discussão do material pesquisado;
v
Jogo de junção de palavras estranhas;
v
Criação de histórias em quadrinhos a partir do
sócio histórico ideológico cultural;
v
Explicação ao aluno sobre a importância de ler
bons livros, revistas e jornais;
v
Visitação a bibliotecas;
v
Leitura e interpretação de fábulas;
v
Atividades de produção com auxílio de
charges;
Atividade
diversificada com operações matemáticas e situação problema;
Resultados
Espera-se
que os alunos envolvidos tenham suas dificuldades de leitura e interpretação
sanadas, e consequentemente a elevação de seus níveis de proficiência. Elevar
os níveis de proficiência dos alunos em leitura e interpretação de textos.
Conclusões
O
processo de ensino-aprendizagem precisa integrar experiências e conhecimentos a
serem alcançados para que no final, possa realmente refletir na avaliação e na
metodologia. O ensino fundamental conta muito com algumas metodologias para que
o aluno possa desenvolver sua atividade de maneira dinâmica, lúdica e prazerosa.
O professor deve buscar interagir com seu alunado a partir do sócio histórico
ideológico cultural o qual ele se adentra no mundo escolar.
Referências
BAGNO,
Marcos. Pesquisa na escola: o que é como se faz. São Paulo: Edições
Loyola, 2004
TRAVAGLIA,
L. C. Gramático ensino plural. São Paulo: Cortez, 2011.
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