sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

ENSINO APRENDIZAGEM NOS GÊNEROS TEXTUAIS

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.


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ENSINO APRENDIZAGEM NOS GÊNEROS TEXTUAIS
Docentes: Cássia Félix Pereira, Karine Luiza Biguelini, Keyla Nunes Barbosa Santome, Marina Luiza Dourado, Márcia Helenna Barbosa de Oliveira e  Verenice  Fátima Lima de Souza
EE Monteiro Lobato

Introdução
Por meio de avaliações internas, detectou-se que os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e alunos do ensino médio apresentam dificuldades na leitura e interpretação de textos, sendo necessária uma intervenção pedagógica. Além de leitura e a escrita presentes no cotidiano escolar, foram observados relatos de dificuldades no processo de ensino e aprendizagem interdisciplinar.
Objetivos
Elevar os níveis de proficiência dos alunos em leitura e interpretação de textos.
Metodologia
As atividades foram desenvolvidas no mesmo turno de trabalho, realizados no mesmo horário da aula, com todos os alunos da turma, viabilizando uma atividade conjunta de trocas de aprendizados e interação.
                              Alguns meios metodológicos são propostos como leitura, interpretação textual  e jogos matemáticos para que esses alunos possam buscar o caminho educacional sem perder o foco que é o ensino.

v  Oficina de poemas, poesias, histórias em quadrinho, fábula, charge, gráficos e problemas matemáticos;
v  Roda de Conversa;
v  Apresentação e discussão do material pesquisado;
v  Jogo de junção de palavras estranhas;
v  Criação de histórias em quadrinhos a partir do sócio histórico ideológico cultural;
v  Explicação ao aluno sobre a importância de ler bons livros, revistas e jornais;
v  Visitação a bibliotecas;
v  Leitura e interpretação de fábulas;
v  Atividades de produção com auxílio de charges;        
Atividade diversificada com operações matemáticas e situação problema;
Resultados
Espera-se que os alunos envolvidos tenham suas dificuldades de leitura e interpretação sanadas, e consequentemente a elevação de seus níveis de proficiência. Elevar os níveis de proficiência dos alunos em leitura e interpretação de textos.
Conclusões
O processo de ensino-aprendizagem precisa integrar experiências e conhecimentos a serem alcançados para que no final, possa realmente refletir na avaliação e na metodologia. O ensino fundamental conta muito com algumas metodologias para que o aluno possa desenvolver sua atividade de maneira dinâmica, lúdica e prazerosa. O professor deve buscar interagir com seu alunado a partir do sócio histórico ideológico cultural o qual ele se adentra no mundo escolar.
Referências
BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2004
TRAVAGLIA, L. C. Gramático ensino plural. São Paulo: Cortez, 2011.




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