sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

A FORMAÇÃO DO LEITOR DE LITERATURA NA ESCOLA

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste. 



CECÍLIA REIS GOMES DA SILVA  ( Escola Estadual Ulisses Guimarães)
ELAINE GUIMARÃES BONFIM GARCIA  ( Escola Estadual Ulisses Guimarães)
Resumo: Este trabalho relata sobre um projeto disciplinar de Língua Portuguesa executado na Escola Estadual Ulisses Guimarães, localizada em Campo Verde-MT, como uma das atividades de intervenção pedagógica do “Projeto de Formação da/na Escola” do Estado de Mato Grosso, a fim de superar as dificuldades de leitura e interpretação relacionando textos literários e seus contextos, bem como proporcionar aos alunos uma produção escrita de gênero poético por meio da leitura realizada. As turmas envolvidas foram: os 3º anos A, B, C e os 3º anos técnicos em Administração e Logística e o conteúdo foi referente à Literatura: Terceira geração do Modernismo (principais autores/obras, contexto histórico e características referentes a esse período literário. Os principais objetivos dessa atividade foram: Ler e interpretar as obras literárias conforme contexto histórico, características do respectivo período literário e estilo de escrita do autor; Estabelecer conexões a partir da identificação de elementos dentro da narrativa, seja, nomes de personagens, ambientes, entre outros; Instigar os alunos a fazerem uma conexão a partir dos conhecimentos adquiridos e experiências vivenciadas para melhor compreensão textual, direcionando-os a leitura de forma contextualizada e crítica; Fazer uso da expressão oral na exposição de ideias, pontos de vista e argumentos e produzir textos adequados às narrativas literárias, como poemas. Quanto a metodologia, foi realizado uma seleção de autores e obras pertencentes ao respectivo período literário e divididos em grupos. A proposta dessa atividade, portanto, foi de os alunos apresentarem a obra literária analisada em forma de seminário e, em seguida, apresentar a parte criativa (poema) produzidos por eles referente a temática/narrativa da obra lida. Dessa forma, essa metodologia obteve resultado satisfatório, uma vez que houve a participação de praticamente todos os alunos das turmas envolvidas em que puderam realizar uma atividade considerada significativa, tanto da parte da leitura quanto da produção literária por envolvê-los de forma coletiva, atendendo aos objetivos desse projeto desenvolvido. Portanto, verificamos que essa atividade condiz às metodologias ativas, pois são caminhos para avançar mais no conhecimento profundo, nas competências socioemocionais e em novas práticas. De acordo com o pensamento expresso por FREIRE(1921), a leitura é importante no sentido de oferecer ao homem a compreensão do mundo e através dessa relação é possível a descoberta da realidade sobre a vida.  Nesse sentido, os alunos demonstraram interesse em ler livros literários e os resultados comprovam a importância dessa metodologia, do perfil do mediador e do protagonismo dos sujeitos na formação do leitor de literatura. Espera-se com esse relato de experiência, ampliar e enriquecer as discussões acerca desse tipo de atividade, bem como servir de referência a outros profissionais, contribuindo para a formação de leitores e mediadores de leitura.

Palavras-chave: Leitura Literária. Apresentação. Produção Escrita. Mediador. Leitor.

FREIRE, Paulo, 1921 –  A  importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. –São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4)


Nenhum comentário:

Postar um comentário