CECÍLIA
REIS GOMES DA SILVA ( Escola Estadual Ulisses Guimarães)
ELAINE
GUIMARÃES BONFIM GARCIA ( Escola Estadual Ulisses Guimarães)
Resumo: Este trabalho relata
sobre um projeto disciplinar de Língua Portuguesa executado na Escola Estadual
Ulisses Guimarães, localizada em Campo Verde-MT, como uma das atividades de
intervenção pedagógica do “Projeto de Formação da/na Escola” do Estado de Mato
Grosso, a fim de superar as dificuldades de leitura e interpretação
relacionando textos literários e seus contextos, bem como proporcionar aos
alunos uma produção escrita de gênero poético por meio da leitura realizada. As
turmas envolvidas foram: os 3º anos A, B, C e os 3º anos técnicos em
Administração e Logística e o conteúdo foi referente à Literatura: Terceira
geração do Modernismo (principais autores/obras, contexto histórico e
características referentes a esse período literário. Os principais objetivos
dessa atividade foram: Ler e interpretar as obras literárias conforme contexto
histórico, características do respectivo período literário e estilo de escrita
do autor; Estabelecer conexões a partir da identificação de elementos dentro da
narrativa, seja, nomes de personagens, ambientes, entre outros; Instigar os
alunos a fazerem uma conexão a partir dos conhecimentos adquiridos e
experiências vivenciadas para melhor compreensão textual, direcionando-os a
leitura de forma contextualizada e crítica; Fazer uso da expressão oral na
exposição de ideias, pontos de vista e argumentos e produzir textos adequados
às narrativas literárias, como poemas. Quanto a metodologia, foi realizado uma
seleção de autores e obras pertencentes ao respectivo período literário e
divididos em grupos. A proposta dessa atividade, portanto, foi de os alunos
apresentarem a obra literária analisada em forma de seminário e, em seguida, apresentar
a parte criativa (poema) produzidos por eles referente a temática/narrativa da
obra lida. Dessa forma, essa metodologia obteve resultado satisfatório, uma vez
que houve a participação de praticamente todos os alunos das turmas envolvidas em que puderam
realizar uma atividade considerada significativa, tanto da parte da leitura
quanto da produção literária por envolvê-los de forma coletiva, atendendo aos
objetivos desse projeto desenvolvido. Portanto, verificamos que essa atividade
condiz às metodologias ativas, pois são caminhos para avançar mais no
conhecimento profundo, nas competências socioemocionais e em novas práticas.
De acordo
com o pensamento expresso por FREIRE(1921), a leitura é importante no sentido
de oferecer ao homem a compreensão do mundo e através dessa relação é possível
a descoberta da realidade sobre a vida. Nesse
sentido, os alunos demonstraram interesse em ler livros literários e os resultados
comprovam a importância dessa metodologia, do perfil do mediador e do
protagonismo dos sujeitos na formação do leitor de literatura. Espera-se com
esse relato de experiência, ampliar e enriquecer as discussões acerca desse
tipo de atividade, bem como servir de referência a outros profissionais,
contribuindo para a formação de leitores e mediadores de leitura.
Palavras-chave: Leitura Literária. Apresentação.
Produção Escrita. Mediador. Leitor.
FREIRE, Paulo,
1921 – A
importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo
Freire. –São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso
tempo; 4)
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