sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Relatório final do plano de intervenção do Projeto de Formação da/na escola 2019 “ Campanha Prato Limpo”

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.





Escola Estadual Campo Argemiro Rodrigues Pimentel
Profissionais da área 21: Nutrição



Enquanto milhões de pessoas passam fome em nosso país e no mundo, desperdiçamos quilos e quilos de alimentos diariamente, muitas vezes por não sabermos aproveitar bem tudo que está à nossa disposição.
Diante disso, surgiu a necessidade de conscientizarmos os estudantes que almoçam na escola, sobre a importância de uma alimentação saudável e do não desperdício de alimentos, tanto na escola, como em casa.
Nós, Alda Teles de Oliveira Dourado; Maria dos Anjos Oliveira Amaral e Raquel Carlos de Assis, da   Escola Argemiro Rodrigues Pimentel, fazemos   parte   do Apoio/Nutrição escolar e resolvemos aderir a uma campanha à qual nomeamos de “Campanha Prato Limpo” quando percebemos que as crianças estavam desperdiçando muito alimento durante as refeições.
Com o intuito de contribuir com essa demanda educativa, desenvolvemos o plano de intervenção pedagógica no qual tivemos a ideia   de construir cartazes   para incentivá-los o valor dos alimentos, mostrando que a cada colher de comida jogada, ao final do mês conseguiremos   alimentar uma grande quantidade   de pessoas.  Juntamos   todas    as   turmas e   explicamos os valores   dos alimentos, a importância de colocar só o que vai comer, nem que volte duas ou mais vezes para   repetir, mas que coma tudo.
          Nossa expectativa era alcançar 100%   de desperdício, porém não foi possível, mas ficamos felizes   pois   obtivemos   um resultado de quase 90% de satisfação, onde as crianças não jogam mais uma grande quantidade de alimento no lixo. Afinal o único destino das sobras de comida é o lixo.

Palavra Chave: alimentos, alunos, desperdício.

REFERENCIA

BERBEL, N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
BLOOM, B.S. HASTINGS, J. MADAUS, G. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1971.


Nenhum comentário:

Postar um comentário