sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS NO DESCARTE DO LIXO EM SALA DE AULA

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.



ALESSANDRA ANTONIA ABADE[1]
ANA DE OLIVEIRA MESQUITA
ANA PAULA VENTURA QUEIROZ
ARLETE APARECIDA  DOS SANTOS
CLAUDIA BEATRIZ COIMBRA DE GODOI
CRISTIANE TELES DOS SANTOS
DAIANY SOUZA VENTURA
EVANI NOVAIS FERNANDES
FÁTIMA HELOÍSA THIESEN
LAURA RAQUEL CAMARGO ARAUJO
LHAIS HAIARA ALVES COUTINHO
LINA ROMANA MARQUES
MARIA DE FATIMA GONÇALVES
MARIA NAZARÉ CARDOSO DOS SANTOS
MAX VINICIUS SILVA MONTEIRO
ROSINEIDE DOMINGOS DE ALENCAR
RUBENS GOMES DE MORAES
SEBASTIANA GONÇALVES OLIVEIRA SANTOS

Resumo: Para o processo de formação continuada da área 21, na Escola Ledy Anita Brescancim vimos a necessidade da tratativa sobre a coleta seletiva de lixo tendo como foco principal a conscientização dos alunos e dos colaboradores da escola. O nosso objetivo é a conscientização do aluno e do colaborador da escola sobre a importância do tratamento do lixo na atual realidade no contexto social em preservar o meio ambiente. O tema foi apresentado em diversas reuniões e houve uma série de debates para reflexão sobre a importância do tema. Foi feita a apresentação de vídeos, a leitura de artigos que aborda sobre a coleta seletiva em escolas de diversas cidades brasileiras mostrando o engajamento dos diversos membros da escola. A nossa formação contou com um passo de extrema importância que foi uma palestra proferida na escola por profissional da Secretaria do Meio Ambiente que conjuntamente houve uma dinâmica sobre a coleta do lixo no pátio da escola. Como o processo de conscientização é uma questão de cultura e que não acontece de repente, buscamos mais formas de disseminar a conscientização da coleta seletiva através do corpo docente da escola, pois nada melhor que levarmos para dentro da sala de aula discussões sobre o tema e o professor é, sem dúvida, um grande veículo para a consolidação do processo. Em áreas estratégicas da escola serão instaladas lixeiras para lixo seco e lixo úmido e, da mesma forma, serão afixados cartazes orientativos e educativos sobre o tema. Os alunos visitando de perto o lixão que é uma forma de impactar cada aluno, pois ali verão a realidade da conscientização que a comunidade tem sobre a coleta seletiva e o tratamento do lixo. O que esperamos com isso? Um resultado positivo, que possamos com isso ver uma cidade limpa, onde o morador ao descartar um pedaço de papel, um plástico, uma casca de banana, uma garrafa ou uma latinha de cerveja não o faça no chão, mas sim em um recipiente indicado para cada tipo de lixo, assim teremos bueiros desentupidos, calçadas limpas e rios sem poluição. Portanto, queremos viver e ver um amanhã bem próximo, uma comunidade sendo a multiplicadora natural desse processo. Se considerarmos que a Escola Ledy tem aproximadamente 1200 alunos e se esses alunos semearem aos seus familiares, podemos concluir que o nosso alcance será magnífico e o nosso objetivo da conscientização estará consolidado, tendo então uma comunidade cônscia da responsabilidade pelo meio que vive.

Palavras-Chave: Coleta. Seletiva. Conscientização. Lixo. Meio Ambiente.


[1] Área 21 da Escola Estadual Ledy Anita Brescancim. Alessandra.eduarda@hotmail.com

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