MÁRCIA
ROSA FERREIRA [1]
Resumo:
Conforme
no diagnóstico efetuado no início e no fim do primeiro semestre de 2019 nas
turmas do sexto, sétimo e oitavo ano, da Escola Estadual Alice Barbosa Pacheco-
Salas Anexas Santo Antônio da Fartura, e analisando as dificuldades que os
alunos expõem para produzir o artesanato e a socialização entre os demais
colegas de classe, foi sugerido a execução de um plano de intervenção, através
dos estudos de formação, que desenvolvesse essa dificuldade e buscasse
aperfeiçoar os alunos com um maior funcionamento. Desejava inteirar os alunos
com dificuldade desenvolvendo sua convivência com os colegas em sala de aula,
despertando o interesse e a importância do artesanato. A docente elaborou uma
intervenção multidisciplinar com oficina e artesanato, composta em que cada
aluno produza sua caixinha. O plano foi executado nas turmas do 6° ano A e B,
7º ano A e B, 8º ano A e B do Ensino Fundamental, com o objetivo de: Interação
dos alunos em sala de aula, despertar o interesse para o artesanato, favorecer
a criatividade, contribuir na imaginação e a expressão de sentimentos, diminuir
as tensões do dia a dia. Com o intuito que esses objetivos ocorressem, o
professor aplicou várias metodologias como, qual o formato de caixinha cada
aluno queria, qual o tamanho, como recortar o papel paraná com o formato da
caixinha, como colar esse papel já para ir formando a caixa, qual a cor dos
tecidos disponíveis que escolheriam, recortar o tecido no formato da caixa,
como colar o tecido e a parte da decoração das caixinhas. As metodologias foram
colocadas em fases: 1º fase - A professora levou para classe os formatos e
tamanho das caixinhas, para cada aluno escolher conforme ele queria a dele,
depois recortar o papel peça por peça da caixinha. 2º fase- Agora os alunos vão
colar cada peça já para ir formando a caixinha e deixar secar bem. 3º fase-
Escolheram a cor do tecido, neste momento irão recortar o tecido do mesmo
formato da caixa peça por peça e sempre deixar um pouco maior para fazer os
acabamentos, depois de recortado agora é hora de colar o tecido nas caixinhas
com o formato definido, logo após de colar deixar secar novamente. 4º fase-
Essa foi a última etapa, depois da colagem do tecido veio a decoração, em que
cada aluno escolhe conforme é a cor de sua caixinha e a combinação. A avaliação
foi realizada com princípio no desenvolvimento do aluno e sua participação e
ações ampliada em sala de aula. Através desse plano, adquirimos resultados
satisfatórios, como: uma melhora na socialização entre os alunos, a descoberta
da criatividade que contribuirá para o processo de ensino aprendizagem, o
despertar do interesse deles com os benefícios adquiridos com o artesanato,
pela contribuição nas fases do plano de intervenção.
Referências:
BRASIL, Secretaria de
Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: Ciências/
Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 2011.
https://artesanatobrasil.net
› site › artesanato-com-reciclagem, acesso em 07/11/19.
https://www.revistaartesanato.com.br artesanato. acesso em 07/11/19.
[1] Professora Especialista em
Docência. E. E. Alice Barbosa Pacheco - Salas Anexas Santo Antônio,
marcia.rosaferreira@hotmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário