sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

OFICINA E ARTESANATO

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.


MÁRCIA ROSA FERREIRA [1]

Resumo: Conforme no diagnóstico efetuado no início e no fim do primeiro semestre de 2019 nas turmas do sexto, sétimo e oitavo ano, da Escola Estadual Alice Barbosa Pacheco- Salas Anexas Santo Antônio da Fartura, e analisando as dificuldades que os alunos expõem para produzir o artesanato e a socialização entre os demais colegas de classe, foi sugerido a execução de um plano de intervenção, através dos estudos de formação, que desenvolvesse essa dificuldade e buscasse aperfeiçoar os alunos com um maior funcionamento. Desejava inteirar os alunos com dificuldade desenvolvendo sua convivência com os colegas em sala de aula, despertando o interesse e a importância do artesanato. A docente elaborou uma intervenção multidisciplinar com oficina e artesanato, composta em que cada aluno produza sua caixinha. O plano foi executado nas turmas do 6° ano A e B, 7º ano A e B, 8º ano A e B do Ensino Fundamental, com o objetivo de: Interação dos alunos em sala de aula, despertar o interesse para o artesanato, favorecer a criatividade, contribuir na imaginação e a expressão de sentimentos, diminuir as tensões do dia a dia. Com o intuito que esses objetivos ocorressem, o professor aplicou várias metodologias como, qual o formato de caixinha cada aluno queria, qual o tamanho, como recortar o papel paraná com o formato da caixinha, como colar esse papel já para ir formando a caixa, qual a cor dos tecidos disponíveis que escolheriam, recortar o tecido no formato da caixa, como colar o tecido e a parte da decoração das caixinhas. As metodologias foram colocadas em fases: 1º fase - A professora levou para classe os formatos e tamanho das caixinhas, para cada aluno escolher conforme ele queria a dele, depois recortar o papel peça por peça da caixinha. 2º fase- Agora os alunos vão colar cada peça já para ir formando a caixinha e deixar secar bem. 3º fase- Escolheram a cor do tecido, neste momento irão recortar o tecido do mesmo formato da caixa peça por peça e sempre deixar um pouco maior para fazer os acabamentos, depois de recortado agora é hora de colar o tecido nas caixinhas com o formato definido, logo após de colar deixar secar novamente. 4º fase- Essa foi a última etapa, depois da colagem do tecido veio a decoração, em que cada aluno escolhe conforme é a cor de sua caixinha e a combinação. A avaliação foi realizada com princípio no desenvolvimento do aluno e sua participação e ações ampliada em sala de aula. Através desse plano, adquirimos resultados satisfatórios, como: uma melhora na socialização entre os alunos, a descoberta da criatividade que contribuirá para o processo de ensino aprendizagem, o despertar do interesse deles com os benefícios adquiridos com o artesanato, pela contribuição nas fases do plano de intervenção.



Referências:

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: Ciências/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 2011.

https://artesanatobrasil.net › site › artesanato-com-reciclagem, acesso em 07/11/19.

https://www.revistaartesanato.com.br artesanato. acesso em 07/11/19.



[1] Professora Especialista em Docência. E. E. Alice Barbosa Pacheco - Salas Anexas Santo Antônio, marcia.rosaferreira@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário