RANDER DE SOUZA FERREIRA[1]
CLÁUDIO CARDOSO CELESTINO[2]
Resumo. O presente trabalho surgiu a partir dos estudos
realizados com o PPP (Projeto Político Pedagógico) e
os resultados obtidos nas avaliações externas e internas da unidade escolar. No
item Dimensão – Práticas Pedagógicas concluiu-se que os profissionais precisam
melhorar sua metodologia e linguagem adequando assim a realidade do estudante
para que o ensino seja significativo. Pensando assim desenvolveu se na
Disciplina da Eletiva o projeto: Minha Cor Reflete Quem Sou? Desta maneira,
objetivou-se nesse projeto possibilitar aos profissionais da educação e
particularmente aos alunos, bem como apresentar subsídios consistentes à
realização da Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar
quilombola em consonâncias aos fundamentos epistemológicos e aos preceitos
legais de garantia de direito, em especial às Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e
Cultura Afro-brasileira e Africana, assim evidentemente torna-se importante apresentar
a história de luta da população negro(a) na formação da sociedade brasileira;
conhecer e aprender a respeitar as expressões culturais negras dentro e fora da
ambiência educativa; Apresentar os personagens das diferentes etnias que
protagonizaram ou protagonizam histórias diversas; Promover atitudes de
respeito e cidadania para com a diversidade étnica. A proposta do projeto foi voltada para os estudantes
do Ensino Médio trabalhando-se os seguintes conteúdos: contribuições dos
negros, afroscedentes e povos indígenas; violência física e verbal aos negros e
indígenas; comparação entre brancos e negros segundo (IBGE), rendimentos,
escolaridade, moradia e trabalho. Alguns personagens negros foram destacados
como referência na luta contra o racismo, discriminação, preconceito e por uma
sociedade mais justa em relação a população negra. Trabalhou-se alguns filmes,
documentários e fotografias, cujo objetivo era complementar os fatos abordados
para que os discentes tivessem condições de aguçar o senso crítico e reflexivo
em relação ao racismo no mundo. Nesta perspectiva, as avaliações aconteceram de
forma processual analisando todas as etapas do processo, formativa dentro de
uma ideia de progresso do ensino e aprendizagem por parte dos discentes e
contínuas, observando as participações em sala durante o momento da
socialização dos resultados adquiridos por parte dos mesmos. Mesmo que parcial
tem se como resultado uma mudança de postura tanto os profissionais da educação quanto os alunos
diante do tema estudado.
Palavras – Chave: Projeto Político Pedagógico. Lei 10.639. Ensino de História. Racismo.
Referência
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SANTOS, Angela
Maria dos. Identidade e Cultura Afro-Brasileira. Volume/Módulo 8. Relações
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