sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

MINHA COR, REFLETE QUEM SOU? (Escola Estadual Padre César Albisetti)

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.

RANDER DE SOUZA FERREIRA[1]
CLÁUDIO CARDOSO CELESTINO[2]

Resumo. O presente trabalho surgiu a partir dos estudos realizados com o PPP (Projeto Político Pedagógico) e os resultados obtidos nas avaliações externas e internas da unidade escolar. No item Dimensão – Práticas Pedagógicas concluiu-se que os profissionais precisam melhorar sua metodologia e linguagem adequando assim a realidade do estudante para que o ensino seja significativo. Pensando assim desenvolveu se na Disciplina da Eletiva o projeto: Minha Cor Reflete Quem Sou? Desta maneira, objetivou-se nesse projeto possibilitar aos profissionais da educação e particularmente aos alunos, bem como apresentar subsídios consistentes à realização da Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar quilombola em consonâncias aos fundamentos epistemológicos e aos preceitos legais de garantia de direito, em especial às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, assim evidentemente torna-se importante apresentar a história de luta da população negro(a) na formação da sociedade brasileira; conhecer e aprender a respeitar as expressões culturais negras dentro e fora da ambiência educativa; Apresentar os personagens das diferentes etnias que protagonizaram ou protagonizam histórias diversas; Promover atitudes de respeito e cidadania para com a diversidade étnica. A proposta do projeto foi voltada para os estudantes do Ensino Médio trabalhando-se os seguintes conteúdos: contribuições dos negros, afroscedentes e povos indígenas; violência física e verbal aos negros e indígenas; comparação entre brancos e negros segundo (IBGE), rendimentos, escolaridade, moradia e trabalho. Alguns personagens negros foram destacados como referência na luta contra o racismo, discriminação, preconceito e por uma sociedade mais justa em relação a população negra. Trabalhou-se alguns filmes, documentários e fotografias, cujo objetivo era complementar os fatos abordados para que os discentes tivessem condições de aguçar o senso crítico e reflexivo em relação ao racismo no mundo. Nesta perspectiva, as avaliações aconteceram de forma processual analisando todas as etapas do processo, formativa dentro de uma ideia de progresso do ensino e aprendizagem por parte dos discentes e contínuas, observando as participações em sala durante o momento da socialização dos resultados adquiridos por parte dos mesmos. Mesmo que parcial tem se como resultado uma mudança de postura tanto os profissionais da educação quanto os alunos diante do tema estudado.

Palavras – Chave: Projeto Político Pedagógico. Lei 10.639. Ensino de História. Racismo.

Referência

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2005. 

COSTA, Cândida Soares da. Educação para as relações étnico-raciais: planejamento escolar e literatura no Ensino Médio. Cuiabá: EdUFMT, 2013.
http://www.politize.com.br/movimento-negro
Fanon, Frantz. Pele negra, máscaras brancas / Frantz Fanon ; tradução de Renato da Silveira . - Salvador : EDUFBA, 2008.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010. Características da população e dos domicílios – resultados do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.. Acesso em:  20  de Agosto. 2018. 15:30.

IPEA. Situação social da população negra por estado / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ; Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. – Brasília : IPEA, 2014. disponível em: 13 de Agosto de 2018

Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília. DF:2004

Os Africanos- Raízes do Brasil #3. Disponível em:

Os Indígenas. Raízes do Brasil #1. Disponível em:

REIS, João José. Identidade e Diversidade Étnicas nas Irmandades Negras no Tempo da Escravidão. In: Revista Tempo, n°. 3, p. 7-33. Rio de Janeiro: 1996.

SANTOS, Angela Maria dos. Identidade e Cultura Afro-Brasileira. Volume/Módulo 8. Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira. Cuiabá: EdUFMT, 2010.

[1] Escola Estadual Padre César Albisetti
[2] Escola Estadual Padre César Albisetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário