THAYNÁ
GARCIA FERNANDES[1]
ORISLENE
FORTUNATO DA COSTA ANDRADE[2]
ADÃO
LUIZ PATROCINO[3]
ANDERSON
QUINTAMILHA[4]
O presente texto relata uma intervenção
pedagógica realizada em uma turma do 2º ano do ensino fundamental (8º e 9º ano)
do Centro de Educação de Jovens e Adultos – Getúlio Dornelles Vargas, no
município de Primavera do Leste – MT. Esta atividade teve como objetivo
utilizar jogos matemáticos como estratégia desencadeadora do processo de
ensino-aprendizagem, tendo em vista que os alunos submetidos a essa experiência
possuem dificuldade em realizar cálculos básicos matemáticos, sendo eles:
adição, subtração, divisão e multiplicação. A introdução de jogos como
estratégias de ensino-aprendizagem na sala de aula é um recurso pedagógico que
apresenta excelentes resultados, pois cria situações que permitem ao aluno
desenvolver métodos de resolução de problemas, estimula sua criatividade num
ambiente desafiado e, ao mesmo tempo, é gerador de motivação (BARBOSA, 2008).
Para atingir o objetivo proposto, inicialmente, foi realizada uma pesquisa de
jogos matemáticos já existentes. A partir desta busca, foi selecionado um
modelo de jogo no formato de tabuleiro que, posteriormente, foi confeccionado
com o auxílio dos alunos. Eles criaram situações- problema diversificadas para
serem jogadas pelos colegas. Após a aplicação do jogo, foi possível perceber a
dificuldade de alguns alunos ao realizar as operações básicas mesmo de forma
lúdica, em virtude da deficiência apresentada em leitura e interpretação;
desconhecimento da tabuada e até mesmo montar e efetuar as mesmas. Outra
observação relevante foi o fato de os alunos notarem que as situações-problema
criadas por eles mesmos estavam em um nível muito mais baixo do que o
correspondente as suas necessidades, resultando na sugestão de reestruturação
do jogo para adequação do nível. A partir daí, os jogos encontram-se
disponíveis conforme a necessidade dos alunos para serem utilizados como
ferramenta facilitadora de ensino-aprendizagem. Portanto, os jogos matemáticos
podem ser utilizados como facilitadores para a aprendizagem, com diversas
possibilidades, como a construção de conceitos e a memorização de processos e
recursos didáticos que envolvem a ludicidade motiva o aluno, que é envolvido de
forma ativa, pois desenvolve autoconfiança e sai da passividade que normalmente
ocorre em aulas tradicionais, onde a transmissão de conteúdo é priorizada.
PALAVRAS-CHAVES: Jogos lúdicos.
Matemática. Intervenção
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BARBOSA, S. L. P. Jogos matemáticos como metodologia de ensino
aprendizagem das operações com números inteiros. 2008. Projeto de
Intervenção Pedagógico na Escola apresentado ao Programa de Desenvolvimento
Educacional. Universidade Estadual de Londrina – UEL. Londrina.
[1]
CEJA Getúlio Dornelles
Vargas/ Primavera do Leste/MT- thaynaagarcia@gmail.com
[2] CEJA Getúlio Dornelles Vargas/
Primavera do Leste/MT- orisapf@gmail.com
[3] CEFAPRO/Primavera do Leste/MT - alpatrocinio@gmail.com
[4] CEFAPRO/Primavera do Leste/MT - quintamilha@gmail.com
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