sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste. 

THAYNÁ GARCIA FERNANDES[1]
ORISLENE FORTUNATO DA COSTA ANDRADE[2]
ADÃO LUIZ PATROCINO[3]
ANDERSON QUINTAMILHA[4]

 O presente texto relata uma intervenção pedagógica realizada em uma turma do 2º ano do ensino fundamental (8º e 9º ano) do Centro de Educação de Jovens e Adultos – Getúlio Dornelles Vargas, no município de Primavera do Leste – MT. Esta atividade teve como objetivo utilizar jogos matemáticos como estratégia desencadeadora do processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que os alunos submetidos a essa experiência possuem dificuldade em realizar cálculos básicos matemáticos, sendo eles: adição, subtração, divisão e multiplicação. A introdução de jogos como estratégias de ensino-aprendizagem na sala de aula é um recurso pedagógico que apresenta excelentes resultados, pois cria situações que permitem ao aluno desenvolver métodos de resolução de problemas, estimula sua criatividade num ambiente desafiado e, ao mesmo tempo, é gerador de motivação (BARBOSA, 2008). Para atingir o objetivo proposto, inicialmente, foi realizada uma pesquisa de jogos matemáticos já existentes. A partir desta busca, foi selecionado um modelo de jogo no formato de tabuleiro que, posteriormente, foi confeccionado com o auxílio dos alunos. Eles criaram situações- problema diversificadas para serem jogadas pelos colegas. Após a aplicação do jogo, foi possível perceber a dificuldade de alguns alunos ao realizar as operações básicas mesmo de forma lúdica, em virtude da deficiência apresentada em leitura e interpretação; desconhecimento da tabuada e até mesmo montar e efetuar as mesmas. Outra observação relevante foi o fato de os alunos notarem que as situações-problema criadas por eles mesmos estavam em um nível muito mais baixo do que o correspondente as suas necessidades, resultando na sugestão de reestruturação do jogo para adequação do nível. A partir daí, os jogos encontram-se disponíveis conforme a necessidade dos alunos para serem utilizados como ferramenta facilitadora de ensino-aprendizagem. Portanto, os jogos matemáticos podem ser utilizados como facilitadores para a aprendizagem, com diversas possibilidades, como a construção de conceitos e a memorização de processos e recursos didáticos que envolvem a ludicidade motiva o aluno, que é envolvido de forma ativa, pois desenvolve autoconfiança e sai da passividade que normalmente ocorre em aulas tradicionais, onde a transmissão de conteúdo é priorizada.
PALAVRAS-CHAVES: Jogos lúdicos. Matemática. Intervenção
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BARBOSA, S. L. P. Jogos matemáticos como metodologia de ensino aprendizagem das operações com números inteiros. 2008. Projeto de Intervenção Pedagógico na Escola apresentado ao Programa de Desenvolvimento Educacional. Universidade Estadual de Londrina – UEL. Londrina. 


[1] CEJA Getúlio Dornelles Vargas/ Primavera do Leste/MT- thaynaagarcia@gmail.com
[2] CEJA Getúlio Dornelles Vargas/ Primavera do Leste/MT- orisapf@gmail.com
[3] CEFAPRO/Primavera do Leste/MT - alpatrocinio@gmail.com
[4] CEFAPRO/Primavera do Leste/MT - quintamilha@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário