sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

OLIMPÍADAS DA TABUADA


Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.

DAVID MACCALIKES MARQUES MONTEIRO[1]

Resumo: Baseado no diagnóstico realizado no início e fim do primeiro semestre de 2019, nas salas do oitavo ano, da Escola Estadual Alice Barbosa Pacheco - Salas Anexas Santo Antônio, e verificado  a grande dificuldade que os alunos apresentaram para realizar e efetuar cálculos sem a utilização da tabulada ou de aparelhos como calculadora e/ou celular, foi proposto a realização de um plano de intervenção, recorrente dos estudos de formação,  que abordasse essas dificuldades e procurasse favorecer os alunos com um melhor desempenho e assimilação, diante das habilidades a serem desenvolvidas. Esperava-se alcançar os alunos com dificuldades, melhorando seu relacionamento em sala de aula, e despertando o senso crítico e espírito de disputa, para que cada aluno se sentisse capaz e não excluído dos demais. Foi desenvolvida uma intervenção multidisciplinar, com a utilização de oficinas lúdicas, compostas por técnicas de estudo de tabuada, junto com jogos educativos, como: trilhas, dama, jogo da velha, bingo, dominó, etc, todos adaptados com cálculos de aritmética. O Plano foi aplicado nas turmas de 8º ano A e B e 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivos: Compreender os conceitos e técnicas de tabuada sem utilização de calculadora ou rascunho; Estimular técnicas de cálculos envolvendo as quatro operações; Estimular o espírito de disputa e cooperação em equipe; Desenvolver o senso crítico do aluno, tornando-o ser capaz de desenvolver suas próprias interpretações e métodos de solução de cálculos mentais de tabuada e outras operações; Estimular o relacionamento interpessoal dos alunos, em trabalho que envolvam equipes. Para que estes objetivos fossem alcançados, o professor utilizou diversas metodologias, como explicações de técnicas de tabuada, utilização de jogos e dinâmicas, produzidos pelos próprios alunos, e também utilizou softwares de tabuada.  As metodologias foram aplicadas de acordo com os seguintes momentos:  1º momento – Aplicação de conceitos e técnicas de tabuada, envolvendo as 4 operações, onde foram apresentadas técnicas de soluções de tabuada, e sua aplicação em operações de divisão e expressões algébricas, para isso, foram utilizadas duas aulas de 50 minutos. 2º momento – Execução das oficinas lúdicas, onde foram aplicados primeiro os jogos de dominó de soma, multiplicação, subtração, divisão e porcentagem, cada dupla, jogaram uma rodada com cada tipo de dominó, para cada jogo, foram computados 20 pontos para a dupla vencedora. Logo, após todos terem disputado o dominó, as duplas se enfrentaram com a damática, um jogo de dama modificado com operações aritméticas de matemática, para cada dupla ganhadora foram computados 30 pontos. Neste momento, à medida que foram terminando as partidas de damática, o professor aplicou a disputa da trilha do resto, onde para esta oficina foram computados 50 pontos para a dupla vencedora.  Logo em seguida, foi aplicado o jogo da memória das operações, para este, a dupla vencedora ganhou 10 pontos. Terminando a fase de disputas entre duplas, o professor utilizou os softwares do site tabuadademultiplicar.com.br, onde os alunos puderam facilmente praticar todas as tabuadas. Os exercícios de conta com multiplicação foram simples e abrangentes para que pudessem começar imediatamente a treinar as tabuadas, podendo com isso, exercitar as tabuadas em casa, e se prepararem para disputa, pois, nesta etapa de eliminação, somente uma dupla/ou trio de cada turma seriam vencedores. Para esta etapa, foram computados 50 pontos para cada tipo de jogo disputados no site. A última etapa de eliminatória foi já com o modelo da final de como seria a grande final, uma disputa de agilidade e domínio sobre cálculos de tabuada, e expressões aritméticas, onde o professor sorteou uma pergunta de cada vez e a dupla que fosse a mais rápida para resolver venceria, tendo a mesma que resolver no quadro. Caso o cálculo estivesse errado, o direito de resposta passaria para o segundo mais rápido e assim por diante. E então a grande final chegou, foi  realizado um momento de disputa de conhecimento gerais aberto para o público da escola presenciarem a grande final, o “Tabuletrando” as três duplas ganhadoras de cada sala, se enfrentaram em uma disputa de agilidade e demonstração de técnicas de soluções, sobre continhas que envolveram as quatro operações e expressões aritméticas. Quem terminasse de solucionar cada pergunta, primeiro ganhava o direito de resolver na lousa, caso estivesse certa, a dupla computaria um ponto para cada resposta.  Ganhava, quem computasse mais pontos no total de 10 perguntas. O prêmio foi um vale tabuada, no valor de R$ 300,00 reais para o primeiro lugar e R$ 50,00 para o segundo, adquiridos como doação pelo professor de matemática das turmas. A avaliação foi feita com base no desempenho na participação e colaboração dos alunos de forma contínua, diante das ações previstas e desenvolvidas em sala. Com este plano obtivemos resultados bem satisfatórios, tais como: um melhor desempenho, diante do comportamento dos alunos em sala de aula e na forma com que convivem com os demais colegas, tanto de forma individual e coletiva. Melhor desempenho quanto aos cálculos de porcentagens, operações que precisam de conhecimentos de tabuadas sem a utilização de calculadora e tabuada. Desenvolvimento do cognitivo do aluno diante da elaboração e participação nas etapas do plano de intervenção.


Palavras-Chave: Intervenção pedagógica. Tabuada. Jogos.

© Copyright 2019 Tabuadademultiplicar.com.br. Página inicial. Disponível em: . Acesso em: 20 de Ago. de 2019.
Bloguinfo: Página inicial. Disponível em : <http://bloguinfo.blogspot.com/2010/02/damatica-dama-matematica.html> Acesso em: 20 de Ago. de 2019

CRISTIANO DOS SANTOS. Trilha do resto - Operações (divisão). Disponível em: <http://profcristianosantos.blogspot.com/2013/03/trilha-do-resto-operacoes divisao.html>.

Acesso em: 20 de Ago. de 2019





[1] Professor Especialista em Docência. E. E. Alice Barbosa Pacheco - Salas Anexas Santo Antônio, davidmaccalikes@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário