Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.
DAVID
MACCALIKES MARQUES MONTEIRO[1]
Resumo: Baseado
no diagnóstico realizado no início e fim do primeiro semestre de 2019, nas
salas do oitavo ano, da Escola Estadual Alice Barbosa Pacheco - Salas Anexas
Santo Antônio, e verificado a grande
dificuldade que os alunos apresentaram para realizar e efetuar cálculos sem a
utilização da tabulada ou de aparelhos como calculadora e/ou celular, foi
proposto a realização de um plano de intervenção, recorrente dos estudos de
formação, que abordasse essas
dificuldades e procurasse favorecer os alunos com um melhor desempenho e
assimilação, diante das habilidades a serem desenvolvidas. Esperava-se alcançar
os alunos com dificuldades, melhorando seu relacionamento em sala de aula, e
despertando o senso crítico e espírito de disputa, para que cada aluno se
sentisse capaz e não excluído dos demais. Foi desenvolvida uma intervenção
multidisciplinar, com a utilização de oficinas lúdicas, compostas por técnicas
de estudo de tabuada, junto com jogos educativos, como: trilhas, dama, jogo da velha, bingo, dominó, etc, todos adaptados
com cálculos de aritmética. O Plano foi aplicado nas turmas de 8º ano A e B e
9º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivos:
Compreender os conceitos e técnicas de tabuada sem utilização de calculadora ou
rascunho; Estimular técnicas de cálculos envolvendo as quatro operações;
Estimular o espírito de disputa e cooperação em equipe; Desenvolver o senso
crítico do aluno, tornando-o ser capaz de desenvolver suas próprias interpretações
e métodos de solução de cálculos mentais de tabuada e outras operações;
Estimular o relacionamento interpessoal dos alunos, em trabalho que envolvam
equipes. Para que estes objetivos fossem alcançados, o professor utilizou
diversas metodologias, como
explicações de técnicas de tabuada, utilização de jogos e dinâmicas, produzidos
pelos próprios alunos, e também utilizou softwares de tabuada. As metodologias foram aplicadas de acordo com
os seguintes momentos: 1º momento – Aplicação de conceitos e
técnicas de tabuada, envolvendo as 4 operações, onde foram apresentadas
técnicas de soluções de tabuada, e sua aplicação em operações de divisão e
expressões algébricas, para isso, foram utilizadas duas aulas de 50 minutos. 2º momento – Execução das oficinas
lúdicas, onde foram aplicados primeiro os jogos de dominó de soma,
multiplicação, subtração, divisão e porcentagem, cada dupla, jogaram uma rodada
com cada tipo de dominó, para cada jogo, foram computados 20 pontos para a
dupla vencedora. Logo, após todos terem disputado o dominó, as duplas se
enfrentaram com a damática, um jogo de dama modificado com operações
aritméticas de matemática, para cada dupla ganhadora foram computados 30
pontos. Neste momento, à medida que foram terminando as partidas de damática, o
professor aplicou a disputa da trilha do resto, onde para esta oficina foram
computados 50 pontos para a dupla vencedora.
Logo em seguida, foi aplicado o jogo da memória das operações, para
este, a dupla vencedora ganhou 10 pontos. Terminando a fase de disputas entre
duplas, o professor utilizou os softwares do site tabuadademultiplicar.com.br,
onde os alunos puderam facilmente praticar todas as tabuadas. Os exercícios de
conta com multiplicação foram simples e abrangentes para que pudessem começar
imediatamente a treinar as tabuadas, podendo com isso, exercitar as tabuadas em
casa, e se prepararem para disputa, pois, nesta etapa de eliminação, somente
uma dupla/ou trio de cada turma seriam vencedores. Para esta etapa, foram
computados 50 pontos para cada tipo de jogo disputados no site. A última etapa
de eliminatória foi já com o modelo da final de como seria a grande final, uma
disputa de agilidade e domínio sobre cálculos de tabuada, e expressões
aritméticas, onde o professor sorteou uma pergunta de cada vez e a dupla que
fosse a mais rápida para resolver venceria, tendo a mesma que resolver no
quadro. Caso o cálculo estivesse errado, o direito de resposta passaria para o
segundo mais rápido e assim por diante. E então a grande final chegou, foi realizado um momento de disputa de
conhecimento gerais aberto para o público da escola presenciarem a grande
final, o “Tabuletrando” as três duplas ganhadoras de cada sala, se enfrentaram
em uma disputa de agilidade e demonstração de técnicas de soluções, sobre
continhas que envolveram as quatro operações e expressões aritméticas. Quem
terminasse de solucionar cada pergunta, primeiro ganhava o direito de resolver
na lousa, caso estivesse certa, a dupla computaria um ponto para cada resposta. Ganhava, quem computasse mais pontos no total
de 10 perguntas. O prêmio foi um vale tabuada, no valor de R$ 300,00 reais para
o primeiro lugar e R$ 50,00 para o segundo, adquiridos como doação pelo
professor de matemática das turmas. A avaliação
foi feita com base no desempenho na participação e colaboração dos
alunos de forma contínua, diante das ações previstas e desenvolvidas em sala.
Com este plano obtivemos resultados
bem satisfatórios, tais como: um melhor desempenho, diante do comportamento dos
alunos em sala de aula e na forma com que convivem com os demais colegas, tanto
de forma individual e coletiva. Melhor desempenho quanto aos cálculos de
porcentagens, operações que precisam de conhecimentos de tabuadas sem a
utilização de calculadora e tabuada. Desenvolvimento do cognitivo do aluno
diante da elaboração e participação nas etapas do plano de intervenção.
©
Copyright 2019 Tabuadademultiplicar.com.br.
Página inicial. Disponível em: .
Acesso em: 20 de Ago. de 2019.
Bloguinfo: Página inicial.
Disponível em : <http://bloguinfo.blogspot.com/2010/02/damatica-dama-matematica.html> Acesso em: 20 de Ago. de 2019
CRISTIANO DOS SANTOS. Trilha do resto - Operações
(divisão). Disponível em: <http://profcristianosantos.blogspot.com/2013/03/trilha-do-resto-operacoes
divisao.html>.
Acesso em: 20 de Ago. de 2019
[1] Professor Especialista em
Docência. E. E. Alice Barbosa Pacheco - Salas Anexas Santo Antônio,
davidmaccalikes@hotmail.com.
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