sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

PROJETO: MEU QUERIDO DIÁRIO

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.



JÚLIA RODRIGUES NUNES CAFÉ[1]

Resumo: A formação de discentes é um processo que necessita de vários contribuintes, como o escolar, o familiar e o social. Todos esses fatores têm sua significância no processo educacional de um estudante, contribuindo na formação intelectual e socioemocional. Pelo fato da escrita e da leitura ser de extrema valia para desenvolvimento humano, principalmente para consolidação da vivência nas sociedades contemporâneas, foi desenvolvido o projeto Meu Querido Diário, destinado aos discentes do 5º ano A, da Escola Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza. O ato de ler e escrever estão interligados na comunicação de uma sociedade. Por meio deles, aprimora-se a utilização de várias linguagens. O ato de escrever é transformar pensamentos em palavras, registrando as ideias, pois, quem tem o domínio do ler e escrever, consegue estruturar o pensamento, dar sentido a imaginação, diversifica seu vocabulário, na medida que a leitura e a escrita são exercitadas e dominadas. O estudante que tem dificuldades para escrever corre sérios riscos de ser excluído nos contextos formais e informais, pois, desde o aprimoramento da escrita para comunicação, houve uma necessidade de se comunicar por meio das escritas e identificar os códigos que estão explícitos para que não haja divergência de compreensão. O Projeto Meu Querido Diário tem como principal objetivo desenvolver nos estudantes aperfeiçoamento da escrita, através da elaboração de textos que estimulem a compreensão das variações linguísticas existentes nas palavras e a assimilação do assunto exposto. No primeiro momento, foi solicitado que os estudantes pedissem aos pais para comprar um caderno pequeno, de uma matéria e, posteriormente, após a compra do caderno, os estudantes registrariam no diário todos os assuntos que aprenderam durante as aulas. Em cada bimestre o estudante relatava sua rotina de sala de aula e de casa. No término do bimestre, os estudantes entregavam o diário a mim, professora regente, e eu, posteriormente, analisava todos os diários, corrigindo todas as palavras que estavam erradas, escrevendo ao lado a forma correta. No final, era entregue, individualmente a cada estudante, seu diário com as devidas correções ortográficas e solicitado que os discentes reescrevessem a palavra. Os resultados na inserção do projeto no primeiro bimestre ficaram abaixo da expectativa, pois apenas a metade da sala fez o que foi solicitado. Como o projeto não tinha acontecido da maneira que tinha planejado, fiz uma reunião com os pais e expus todas as situações e os mesmos passaram a se dispor ajudar os filhos nessa missão de registrar no diário o que era aprendido. No segundo bimestre, houve uma mudança significativa nos rumos do projeto, sendo que conseguimos alcançar vários resultados. Avalio o projeto de forma positiva, pois todos os discentes entregaram seus diários, refizeram aquilo que foi solicitado e, superaram minhas expectativas em relação a fixação dos assuntos, por assimilarem alguns conteúdos, escreverem com menos dificuldades algumas palavras e por expressarem que gostaram de fazer atividade proposta.

Palavras-Chave: Diário. Escrita. Projeto. Leitura.

Referências

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 45 ed. SP: Cortez, 2003.

SOUZA, Mayane Leite da Silva; SANTOS, Elieide Pereira dos; BATISTA, Isleide Carvalho. O processo didático educativo: Uma análise reflexiva sobre o processo de ensino e a aprendizagem. Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/processo-didatico-educativo-analise-reflexiva-sobre-processo-ensino-aprendizagem.htm. Acesso em 15 de novembro de 2019.

FUZA, Ângela Francine; MENEGASSI, Renilson José. A escrita na sala de aula do ensino fundamental. Disponível em: http://www.escrita.uem.br/escrita/pdf/affuza4.pdf. Acesso em 16 de novembro de 2019.

CARVALHO, José António Brandão. A escrita na escola: uma visão integradora. Disponível em: file:///C:/Users/julia/Downloads/3408-Texto%20do%20Trabalho-8301-1-10-20140112.pdf.  Acesso em 16 de novembro de 2019.

[1] Escola Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza, julialiterata@hotmail.com

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