JÚLIA RODRIGUES NUNES CAFÉ[1]
Resumo: A formação de
discentes é um processo que necessita de vários contribuintes, como o escolar,
o familiar e o social. Todos esses fatores têm sua significância no processo
educacional de um estudante, contribuindo na formação intelectual e
socioemocional. Pelo fato da escrita e da leitura ser de extrema valia para
desenvolvimento humano, principalmente para consolidação da vivência nas
sociedades contemporâneas, foi desenvolvido o projeto Meu Querido Diário, destinado aos discentes do 5º ano A, da Escola
Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza. O ato de ler e escrever estão
interligados na comunicação de uma sociedade. Por meio deles, aprimora-se a
utilização de várias linguagens. O ato de escrever é transformar pensamentos em
palavras, registrando as ideias, pois, quem tem o domínio do ler e escrever,
consegue estruturar o pensamento, dar sentido a imaginação, diversifica seu
vocabulário, na medida que a leitura e a escrita são exercitadas e dominadas. O
estudante que tem dificuldades para escrever corre sérios riscos de ser
excluído nos contextos formais e informais, pois, desde o aprimoramento da
escrita para comunicação, houve uma necessidade de se comunicar por meio das
escritas e identificar os códigos que estão explícitos para que não haja
divergência de compreensão. O Projeto Meu
Querido Diário tem como principal objetivo desenvolver nos estudantes
aperfeiçoamento da escrita, através da elaboração de textos que estimulem a
compreensão das variações linguísticas existentes nas palavras e a assimilação
do assunto exposto. No primeiro momento, foi solicitado que os estudantes
pedissem aos pais para comprar um caderno pequeno, de uma matéria e,
posteriormente, após a compra do caderno, os estudantes registrariam no diário
todos os assuntos que aprenderam durante as aulas. Em cada bimestre o estudante
relatava sua rotina de sala de aula e de casa. No término do bimestre, os
estudantes entregavam o diário a mim, professora regente, e eu, posteriormente,
analisava todos os diários, corrigindo todas as palavras que estavam erradas,
escrevendo ao lado a forma correta. No final, era entregue, individualmente a
cada estudante, seu diário com as devidas correções ortográficas e solicitado
que os discentes reescrevessem a palavra. Os resultados na inserção do projeto
no primeiro bimestre ficaram abaixo da expectativa, pois apenas a metade da
sala fez o que foi solicitado. Como o projeto não tinha acontecido da maneira
que tinha planejado, fiz uma reunião com os pais e expus todas as situações e
os mesmos passaram a se dispor ajudar os filhos nessa missão de registrar no
diário o que era aprendido. No segundo bimestre, houve uma mudança
significativa nos rumos do projeto, sendo que conseguimos alcançar vários
resultados. Avalio o projeto de forma positiva, pois todos os discentes
entregaram seus diários, refizeram aquilo que foi solicitado e, superaram
minhas expectativas em relação a fixação dos assuntos, por assimilarem alguns
conteúdos, escreverem com menos dificuldades algumas palavras e por expressarem
que gostaram de fazer atividade proposta.
Palavras-Chave: Diário. Escrita.
Projeto. Leitura.
Referências
FREIRE,
Paulo. A importância do ato de ler. 45
ed. SP: Cortez, 2003.
SOUZA, Mayane Leite da
Silva; SANTOS, Elieide Pereira dos; BATISTA, Isleide Carvalho. O processo didático educativo: Uma análise reflexiva
sobre o processo de ensino e a aprendizagem. Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/processo-didatico-educativo-analise-reflexiva-sobre-processo-ensino-aprendizagem.htm.
Acesso em 15 de novembro de 2019.
FUZA,
Ângela Francine;
MENEGASSI, Renilson José. A
escrita na sala de aula do ensino fundamental. Disponível em: http://www.escrita.uem.br/escrita/pdf/affuza4.pdf.
Acesso em 16 de novembro de 2019.
CARVALHO,
José António Brandão. A escrita na
escola: uma visão integradora. Disponível em: file:///C:/Users/julia/Downloads/3408-Texto%20do%20Trabalho-8301-1-10-20140112.pdf. Acesso em 16 de novembro de 2019.
[1] Escola Estadual Professora Maria
Sebastiana de Souza, julialiterata@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário