Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste
LUCIENE MATOS DO CARMO[1]
Resumo: A proposta de intervenção pedagógica aconteceu na Escola Profª Alda G.
Scopel, pertencente ao CEFAPRO de Primavera do Leste, proporcionou um espaço de interação e socialização de ideias entre
diferentes turmas de 1ºanos F/G/H do período vespertino e 3º anos F/G do
noturno.
Os estudantes se envolveram na realização de pesquisas
relacionadas ao Halloween, ampliando assim o conhecimento acerca da origem e
trasnformaçoes socio-culturais que envolvem esse assunto. A atividade
possibilitou aos alunos protagonizarem o processo de organização e apresentação
dos resultados obtidos por meio de pesquisas, produção escrita, ambientação,
degustação, desfile de fantasias e contação de histórias. Isto foi realizado
com os seguintes objetivos: envolver os alunos em atividade significativa e prazerosa,
além do conteúdo programático específico da sala de aula. Conhecer
e compreender as semelhas e diferenças entre culturas distintas. Expandir
o trabalho realizado em sala de aula de modo ativo e participativo. Desenvolver
a sensibilidade dos alunos para os diferentes gêneros, estilos de comunicação e
registros sociais. Desenvolver
a consciência do progresso e habilidade de auto avaliação. Integrar o
vocabulário por meio das simbologias do Halloween. Atribuir
responsabilidades coletivas para realização da proposta. Desenvolver a
consciência do trabalho colaborativo entre os estudantes. A metodologia foi a leitura e compresensão de textos, estratégias de
leitura, com textos relacionados ao tema em Língua Inglesa para efetivação dos
recursos skimming e scanning. Assim, no processo de realização das atividades
ocorreram, em sala de aula, a verificação do conhecimento prévio sobre o
assunto, discussão sobre a relevância do tema, em seguida os estundantes foram
convidados a preencher um formulário em inglês para confirmar a participação na
atividade. O desfecho ocorreu com a socialização e apresentação dos trabalhos,
desfile e competição da melhor fantasia e história de terror. Finalizando a
proposta de intervenção com autoavalição por parte dos estudantes. Os resultados
demonstraram que os alunos se envolveram positivamente em todo o processo de
forma significativa e prazerosa sendo capazes de distinguir a importância de se
compreender uma cultura distinta da nossa. Assumiram a responsabilidade da
organização em conjunto das atividades possibilitando que a interação
professor-aluno e aluno-aluno superasse as expectativas do dia a dia da sala de
aula.
Palavras-Chave: Intervenção pedagógica. Culturas. Língua
Inglesa.
FREIRE
P. Pedagogia da autonomia: saberes
necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 2004. Coleção Leitura.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e
gestão na escola: teoria e prática.
5. ed.Campinas: Alternativa, 2004.
LUCK,
Heloísa. Planejamento em Orientação Educacional. 21. Ed. Revista.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2009
[1] Escola Estadual
Prof.ª Alda G. Scopel, e-mail.
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