sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

COMEMORANDO O HALLOWEEN NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO


Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste

LUCIENE MATOS DO CARMO[1]

Resumo: A proposta de intervenção pedagógica aconteceu na Escola Profª Alda G. Scopel, pertencente ao CEFAPRO de Primavera do Leste, proporcionou um espaço de interação e socialização de ideias entre diferentes turmas de 1ºanos F/G/H do período vespertino e 3º anos F/G do noturno. Os estudantes se envolveram na realização de pesquisas relacionadas ao Halloween, ampliando assim o conhecimento acerca da origem e trasnformaçoes socio-culturais que envolvem esse assunto. A atividade possibilitou aos alunos protagonizarem o processo de organização e apresentação dos resultados obtidos por meio de pesquisas, produção escrita, ambientação, degustação, desfile de fantasias e contação de histórias. Isto foi realizado com os seguintes objetivos: envolver os alunos em atividade significativa e prazerosa, além do conteúdo programático específico da sala de aula. Conhecer e compreender as semelhas e diferenças entre culturas distintas. Expandir o trabalho realizado em sala de aula de modo ativo e participativo. Desenvolver a sensibilidade dos alunos para os diferentes gêneros, estilos de comunicação e registros sociais. Desenvolver a consciência do progresso e habilidade de auto avaliação. Integrar o vocabulário por meio das simbologias do Halloween. Atribuir responsabilidades coletivas para realização da proposta. Desenvolver a consciência do trabalho colaborativo entre os estudantes. A metodologia foi a leitura e compresensão de textos, estratégias de leitura, com textos relacionados ao tema em Língua Inglesa para efetivação dos recursos skimming e scanning. Assim, no processo de realização das atividades ocorreram, em sala de aula, a verificação do conhecimento prévio sobre o assunto, discussão sobre a relevância do tema, em seguida os estundantes foram convidados a preencher um formulário em inglês para confirmar a participação na atividade. O desfecho ocorreu com a socialização e apresentação dos trabalhos, desfile e competição da melhor fantasia e história de terror. Finalizando a proposta de intervenção com autoavalição por parte dos estudantes. Os resultados demonstraram que os alunos se envolveram positivamente em todo o processo de forma significativa e prazerosa sendo capazes de distinguir a importância de se compreender uma cultura distinta da nossa. Assumiram a responsabilidade da organização em conjunto das atividades possibilitando que a interação professor-aluno e aluno-aluno superasse as expectativas do dia a dia da sala de aula.

Palavras-Chave: Intervenção pedagógica. Culturas. Língua Inglesa.

FREIRE P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 2004. Coleção Leitura.
 LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão na escola: teoria e prática. 5. ed.Campinas: Alternativa, 2004.
LUCK, Heloísa. Planejamento em Orientação Educacional. 21. Ed. Revista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009
 MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso. Concepções para Educação Básica. 2018

[1] Escola Estadual Prof.ª Alda G. Scopel, e-mail.

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