Ercília
Lopes Roggia[1]
Resumo: A experiência aqui relata foi desenvolvida na
Escola Estadual Sebastião Patrício, localizada no município de Primavera do
Leste – MT, com a turma do 4º ano C. A partir do diagnóstico do Projeto de
Formação da/na Escola constatei que os alunos apresentavam dificuldades na
leitura, escrita e interpretação, bem como na resolução de problemas, cálculo
mental e algoritmo nas quatro operações. Sendo assim, elaborei um plano de
intervenção interdisciplinar envolvendo Matemática e Língua Portuguesa, com o
intuito de desenvolver com material concreto um trabalho em que os alunos
aprendessem a resolver situações-problemas envolvendo questões do seu
cotidiano. Além disso, que pudessem ler, elaborar, interpretar e resolver
problemas com números naturais envolvendo as quatro operações, usando
estratégias diversas como cálculo por estimativa, material concreto, mental e
algoritmo, bem como desenvolver a compreensão e a memorização da tabuada de
forma significativa e prática para aplicá-la em situações problemas do seu dia
a dia. Nesse sentido, as ações realizadas consistiram na apresentação e
reconhecimento do Sistema Monetário Brasileiro por meio de roda de conversa,
atividades concretas com uso de panfletos como criação de lista de compra,
confecção de cartazes com preços de produtos a serem vendidos e pesquisa de
campo para levantamento de preços, ainda foi simulada a compra de produtos em
panfletos realizando cálculos com os mesmos. Além disso, trabalhei com a resolução
de situações-problema utilizando material concreto envolvendo as quatro
operações, com o uso de cédulas, panfletos e material dourado. Também, o estudo
da tabuada por meio de jogos. Propus aos educandos a organização de um
mercadinho envolvendo a prática de compra e venda, para esta atividade
dialoguei com eles sobre o trabalho que iríamos desenvolver, solicitei que
arrecadassem embalagens de produtos de supermercado e que em algum momento
fossem ao supermercado com os pais para fazer uma pesquisa de preços para
melhorar o entendimento durante o trabalho. De acordo com as observações
realizadas durante o desenvolvimento da intervenção, foi possível perceber o
interesse dos alunos pelas atividades desenvolvidas e um grande avanço na
leitura, escrita, bem como na elaboração e resolução de problemas, uma vez que
os mesmos tiveram que elaborar problemas e resolvê-los, assim como, na
memorização da tabuada, cálculos mentais e algoritmo. Com a realização deste
plano, os alunos envolvidos desenvolveram melhor compreensão dos conteúdos da
Matemática, e passaram ter gosto pela Matemática e até mesmo a envolver-se de
modo mais prazeroso durante as aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário