sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

MATEMÁTICA LÚDICA.

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.



Ercília Lopes Roggia[1]


Resumo:  A experiência aqui relata foi desenvolvida na Escola Estadual Sebastião Patrício, localizada no município de Primavera do Leste – MT, com a turma do 4º ano C. A partir do diagnóstico do Projeto de Formação da/na Escola constatei que os alunos apresentavam dificuldades na leitura, escrita e interpretação, bem como na resolução de problemas, cálculo mental e algoritmo nas quatro operações. Sendo assim, elaborei um plano de intervenção interdisciplinar envolvendo Matemática e Língua Portuguesa, com o intuito de desenvolver com material concreto um trabalho em que os alunos aprendessem a resolver situações-problemas envolvendo questões do seu cotidiano. Além disso, que pudessem ler, elaborar, interpretar e resolver problemas com números naturais envolvendo as quatro operações, usando estratégias diversas como cálculo por estimativa, material concreto, mental e algoritmo, bem como desenvolver a compreensão e a memorização da tabuada de forma significativa e prática para aplicá-la em situações problemas do seu dia a dia. Nesse sentido, as ações realizadas consistiram na apresentação e reconhecimento do Sistema Monetário Brasileiro por meio de roda de conversa, atividades concretas com uso de panfletos como criação de lista de compra, confecção de cartazes com preços de produtos a serem vendidos e pesquisa de campo para levantamento de preços, ainda foi simulada a compra de produtos em panfletos realizando cálculos com os mesmos. Além disso, trabalhei com a resolução de situações-problema utilizando material concreto envolvendo as quatro operações, com o uso de cédulas, panfletos e material dourado. Também, o estudo da tabuada por meio de jogos. Propus aos educandos a organização de um mercadinho envolvendo a prática de compra e venda, para esta atividade dialoguei com eles sobre o trabalho que iríamos desenvolver, solicitei que arrecadassem embalagens de produtos de supermercado e que em algum momento fossem ao supermercado com os pais para fazer uma pesquisa de preços para melhorar o entendimento durante o trabalho. De acordo com as observações realizadas durante o desenvolvimento da intervenção, foi possível perceber o interesse dos alunos pelas atividades desenvolvidas e um grande avanço na leitura, escrita, bem como na elaboração e resolução de problemas, uma vez que os mesmos tiveram que elaborar problemas e resolvê-los, assim como, na memorização da tabuada, cálculos mentais e algoritmo. Com a realização deste plano, os alunos envolvidos desenvolveram melhor compreensão dos conteúdos da Matemática, e passaram ter gosto pela Matemática e até mesmo a envolver-se de modo mais prazeroso durante as aulas.

Palavras-Chave: Ensino da Matemática. Material Concreto. Resolução de Problemas. Leitura e Escrita.




[1] EE Sebastião Patrício, ercilialopes49@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário