ANA
DALVA SMANIOTTO [1]
LIANE
RENATE GERKE IKERT [2]
Resumo: O presente trabalho objetivou
apresentar medidas de intervenção para amenizar as dificuldades de leitura e
escrita do aluno, bem como a falta de informação sobre a atualidade mundial.
Teve como objetivo principal ampliar o vocabulário do educando, também mantê-lo
informado de assuntos que estão em destaque no cenário mundial, nos mais
diversos aspectos. Percebemos através das avaliações externas que o nível de
conhecimentos gerais das turmas dos terceiros anos desta instituição inspira
cuidados. Nas aulas tanto de linguagem quanto de história notamos a constante
dificuldade do aluno em contextualizar assuntos atuais com fatos históricos,
bem como a déficit vocabular e muitas vezes a incapacidade de argumentar de
forma coerente e coesa. O presente trabalho proporcionou ao aluno a ampliação
de seus conhecimentos sobre temas diversos da atualidade, ademais o mesmo
conseguiu expor seu ponto de vista baseado em diversos pressupostos teóricos e
montar sua tese sobre tudo que leu, ouviu e posteriormente escreveu, o que segundo
Marcos Bagno (2012), “O domínio da norma culta é um instrumento de ascensão
social.” A intervenção aconteceu
na Escola Profª Alda G. Scopel, pertencente ao CEFAPRO de Primavera do Leste e
foi desenvolvido nos 3º anos matutinos e vespertinos com os respectivos
professores das turmas. As atividades práticas foram previamente pesquisadas individualmente
pelo aluno, de acordo com o tema proposto pelos professores e as apresentações
das mesmas. O professor atuou como mediador no processo. Cada aluno expôs o
assunto pesquisado, sendo que a pesquisa devia conter as fontes utilizadas para
a realização da mesma. Após a explanação feita oralmente, iniciaram os
comentários e debates da temática. Importante ressaltar que cada aluno fez um
resumo de seu tema e entregou aos seus colegas. Como fechamento do trabalho
produziram um texto dissertativo argumentativo. O presente trabalho logrou
êxito porque desenvolveu no aluno a capacidade de buscar diversos pontos de
vista da mesma temática e também teve contato com os demais assuntos
desenvolvidos pelos colegas. Outrossim, conseguiu relacionar os assuntos atuais
das temáticas apresentadas com os contextos históricos. Logo após,
individualmente, cada aluno desenvolveu sua tese e dissertou sobre o assunto
pesquisado. É inegável que depois desse processo de pesquisa, apresentação,
debate; os alunos em geral estavam melhores preparados e seus textos mais
coerentes e coesos. Em suma, todos estavam com mais embasamento para defender
seu ponto de vista.
Palavras chaves: Vocabulário. Contexto
histórico. Argumentação.
Referências:
BAGNO,
Marcos. Gramática do português
brasileiro. São Paulo; Parábola, 2012.
BRETON,
Philipe. A argumentação na comunicação.
Bauru; Edusc, 1999.
FAUSTO,
Boris. História do Brasil. São
Paulo; Edusp/FDE, 1998.
HOBSBAWN,
Eric J. A era dos extremos: o breve
século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
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