sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

AMPLIANDO HORIZONTES




ANA DALVA SMANIOTTO [1]
LIANE RENATE GERKE IKERT [2]

Resumo: O presente trabalho objetivou apresentar medidas de intervenção para amenizar as dificuldades de leitura e escrita do aluno, bem como a falta de informação sobre a atualidade mundial. Teve como objetivo principal ampliar o vocabulário do educando, também mantê-lo informado de assuntos que estão em destaque no cenário mundial, nos mais diversos aspectos. Percebemos através das avaliações externas que o nível de conhecimentos gerais das turmas dos terceiros anos desta instituição inspira cuidados. Nas aulas tanto de linguagem quanto de história notamos a constante dificuldade do aluno em contextualizar assuntos atuais com fatos históricos, bem como a déficit vocabular e muitas vezes a incapacidade de argumentar de forma coerente e coesa. O presente trabalho proporcionou ao aluno a ampliação de seus conhecimentos sobre temas diversos da atualidade, ademais o mesmo conseguiu expor seu ponto de vista baseado em diversos pressupostos teóricos e montar sua tese sobre tudo que leu, ouviu e posteriormente escreveu, o que segundo Marcos Bagno (2012), “O domínio da norma culta é um instrumento de ascensão social.” A intervenção aconteceu na Escola Profª Alda G. Scopel, pertencente ao CEFAPRO de Primavera do Leste e foi desenvolvido nos 3º anos matutinos e vespertinos com os respectivos professores das turmas. As atividades práticas foram previamente pesquisadas individualmente pelo aluno, de acordo com o tema proposto pelos professores e as apresentações das mesmas. O professor atuou como mediador no processo. Cada aluno expôs o assunto pesquisado, sendo que a pesquisa devia conter as fontes utilizadas para a realização da mesma. Após a explanação feita oralmente, iniciaram os comentários e debates da temática. Importante ressaltar que cada aluno fez um resumo de seu tema e entregou aos seus colegas. Como fechamento do trabalho produziram um texto dissertativo argumentativo. O presente trabalho logrou êxito porque desenvolveu no aluno a capacidade de buscar diversos pontos de vista da mesma temática e também teve contato com os demais assuntos desenvolvidos pelos colegas. Outrossim, conseguiu relacionar os assuntos atuais das temáticas apresentadas com os contextos históricos. Logo após, individualmente, cada aluno desenvolveu sua tese e dissertou sobre o assunto pesquisado. É inegável que depois desse processo de pesquisa, apresentação, debate; os alunos em geral estavam melhores preparados e seus textos mais coerentes e coesos. Em suma, todos estavam com mais embasamento para defender seu ponto de vista.

Palavras chaves: Vocabulário. Contexto histórico. Argumentação.

Referências:

BAGNO, Marcos. Gramática do português brasileiro. São Paulo; Parábola, 2012.

BRETON, Philipe. A argumentação na comunicação. Bauru; Edusc, 1999.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo; Edusp/FDE, 1998.
HOBSBAWN, Eric J. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.


[1] Escola Estadual Professora Alda Gawlinski Scopel, anadalvasmaniotto@hotmail.com.
[2] Escola Estadual Professora Alda Gawlinski Scopel lianeikert@hotmail.com.

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