sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

AMBIENTE ESCOLAR ACOLHEDOR

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.


Cláudio Cardoso Celestino [1]
Clara Lúcia Barbosa Rocha Pereira[2]
Elis Regina Farias de Oliveira[3]
Eudete Rodrigues Ferreira Santos[4]
Higor de Sousa Freire[5]
Laura Maria Carvalho Cardoso[6]
Leandro de Souza Domingues[7]
Maria Augusta Penhomrio Tserenhowamre[8]
Neuzanira Pereira de Souza[9]

Resumo: O presente relato surgiu a partir dos estudos desenvolvidos durante a Formação da/na Escola dos profissionais da educação, funcionários do administrativo, ao estudarem a temática: Ambiente Escolar Acolhedor. A formação aconteceu na Escola Estadual Padre Cesar Albisetti, sendo está uma escola Plena de período integral, funcionando das 07h às 16h, com o estudante estando todo este período nas dependências da escola. Os funcionários notaram que faltava na unidade escolar um ambiente adequado para descanso após o almoço, assim como para ser utilizado para a prática da leitura. Ao analisar o que poderia ser feito para melhorar o ambiente escolar, deixando-o mais acolhedor, o grupo identificou que a escola tinha uma sala de aula que não estava sendo usada para as atividades escolares e sim como depósito de cadeiras, carteiras, mesa para tênis de mesa, armários e outros objetos e a sala encontrava-se com cheiro de fuligem. Diante de tal situação, propuseram um plano de intervenção pedagógica, decidiram transformar este espaço e utilizá-lo para fins pedagógicos e de descanso. O plano teve como objetivos: ofertar um espaço para descanso e leitura aos estudantes e utilizar o espaço ocioso existente na unidade escolar de forma pedagógica, cujo desenvolvimento ocorreu de agosto a novembro. Os profissionais envolvidos na intervenção pedagógica entende que a escola tem papel crucial na formação do cidadão, especialmente no caso da escola plena, em que além do tempo estendido tem-se a preocupação com o projeto de vida de cada estudante, nesse sentido ter um ambiente escolar acolhedor contribui para o processo de ensino e aprendizagem, bem como na formação de pertencimento ao lugar. Após a elaboração do plano de intervenção pedagógica várias ações aconteceram, como: desocupação da sala, limpeza, pintura, decoração, algumas vezes tendo a participação dos alunos e elaboração de uma escala de acompanhamento da utilização do espaço no intervalo após o almoço. Muitos dos materiais utilizados na decoração foram doados pelos próprios funcionários ou amigos, a confecção das almofadas, pufe e a decoração do teto foi resultado do trabalho coletivo dos participantes. Estando a sala de descanso e leitura pronta, realizou-se a inauguração da mesma, durante o horário do intervalo do almoço todos os professores e funcionários dirigiram-se até a sala, estes foram acolhidos com uma música de fundo e fez-se a apresentação do ambiente, relatando todo o processo de preparação do mesmo e seus objetivos. A mesma ação aconteceu com os alunos. A avaliação deste trabalho será contínua, através da observação da frequência de uso do espaço e autoavaliação a ser realizada pelo grupo. Até o momento, a sala tem sido bastante utilizada pelos alunos e profissionais durante o intervalo do almoço, desse modo pode-se dizer que os objetivos propostos foram alcançados e espera-se que os alunos façam uso do espaço para leitura, contribuindo assim para o processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Ambiente escolar acolhedor.  Preparação.  Estudos. Leitura. Descanso.
Referência

RIBEIRO, Ana Claudia Silveira et al. Qualidade de vida no ambiente escolar como componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico. Revista Monografias Ambientais, v. 8, n. 8, p. 1850-1857, 2012.

VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica / Sofia Lerche Vieira . – 2. ed. atual. – Fortaleza : EdUECE, 2015

[1] Escola Estadual Padre César Albisetti
[2] Escola Estadual Padre César Albisetti
[3] Escola Estadual Padre César Albisetti
[4] Escola Estadual Padre César Albisetti
[5] Escola Estadual Padre César Albisetti
[6] Escola Estadual Padre César Albisetti
[7] Escola Estadual Padre César Albisetti
[8] Escola Estadual Padre César Albisetti
[9] Escola Estadual Padre César Albisetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário