Cláudio Cardoso
Celestino [1]
Clara Lúcia
Barbosa Rocha Pereira[2]
Elis Regina Farias
de Oliveira[3]
Eudete Rodrigues
Ferreira Santos[4]
Higor de Sousa
Freire[5]
Laura Maria
Carvalho Cardoso[6]
Leandro de Souza
Domingues[7]
Maria Augusta
Penhomrio Tserenhowamre[8]
Neuzanira Pereira
de Souza[9]
Resumo: O presente relato
surgiu a partir dos estudos desenvolvidos durante a Formação da/na Escola dos
profissionais da educação, funcionários do administrativo, ao estudarem a
temática: Ambiente Escolar Acolhedor. A formação aconteceu na Escola Estadual Padre
Cesar Albisetti, sendo está uma escola Plena de período integral, funcionando
das 07h às 16h, com o estudante estando todo este período nas dependências da
escola. Os funcionários notaram que faltava na unidade escolar um ambiente
adequado para descanso após o almoço, assim como para ser utilizado para a
prática da leitura. Ao analisar o que poderia ser feito para melhorar o ambiente
escolar, deixando-o mais acolhedor, o grupo identificou que a escola tinha uma
sala de aula que não estava sendo usada para as atividades escolares e sim como
depósito de cadeiras, carteiras, mesa para tênis de mesa, armários e outros
objetos e a sala encontrava-se com cheiro de fuligem. Diante de tal situação,
propuseram um plano de intervenção pedagógica, decidiram transformar este
espaço e utilizá-lo para fins pedagógicos e de descanso. O plano teve como
objetivos: ofertar um espaço para descanso e leitura aos estudantes e utilizar o
espaço ocioso existente na unidade escolar de forma pedagógica, cujo
desenvolvimento ocorreu de agosto a novembro. Os profissionais envolvidos na
intervenção pedagógica entende que a escola tem papel crucial na formação do
cidadão, especialmente no caso da escola plena, em que além do tempo estendido
tem-se a preocupação com o projeto de vida de cada estudante, nesse sentido ter
um ambiente escolar acolhedor contribui para o processo de ensino e
aprendizagem, bem como na formação de pertencimento ao lugar. Após a elaboração
do plano de intervenção pedagógica várias ações aconteceram, como: desocupação
da sala, limpeza, pintura, decoração, algumas vezes tendo a participação dos
alunos e elaboração de uma escala de acompanhamento da utilização do espaço no
intervalo após o almoço. Muitos dos materiais utilizados na decoração foram
doados pelos próprios funcionários ou amigos, a confecção das almofadas, pufe e
a decoração do teto foi resultado do trabalho coletivo dos participantes.
Estando a sala de descanso e leitura pronta, realizou-se a inauguração da
mesma, durante o horário do intervalo do almoço todos os professores e
funcionários dirigiram-se até a sala, estes foram acolhidos com uma música de
fundo e fez-se a apresentação do ambiente, relatando todo o processo de
preparação do mesmo e seus objetivos. A mesma ação aconteceu com os alunos. A
avaliação deste trabalho será contínua, através da observação da frequência de
uso do espaço e autoavaliação a ser realizada pelo grupo. Até o momento, a sala
tem sido bastante utilizada pelos alunos e profissionais durante o intervalo do
almoço, desse modo pode-se dizer que os objetivos propostos foram alcançados e
espera-se que os alunos façam uso do espaço para leitura, contribuindo assim
para o processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Ambiente escolar acolhedor. Preparação.
Estudos. Leitura. Descanso.
Referência
RIBEIRO,
Ana Claudia Silveira et al. Qualidade de vida no ambiente escolar como
componente da formação do cidadão: desejos e carências no espaço físico.
Revista Monografias Ambientais, v. 8, n. 8, p. 1850-1857, 2012.
VIEIRA,
Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica / Sofia Lerche
Vieira . – 2. ed. atual. – Fortaleza : EdUECE, 2015
[1] Escola Estadual Padre César
Albisetti
[2] Escola
Estadual Padre César Albisetti
[3] Escola
Estadual Padre César Albisetti
[4] Escola
Estadual Padre César Albisetti
[5] Escola
Estadual Padre César Albisetti
[6] Escola
Estadual Padre César Albisetti
[7] Escola
Estadual Padre César Albisetti
[8] Escola
Estadual Padre César Albisetti
[9] Escola
Estadual Padre César Albisetti
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