Rosivania de Queiróz
Ribeiro[1]
RESUMO: O presente projeto foi desenvolvido no período de primeiro de agosto
a segundo de setembro de dois mil e
dezenove, foi criado e desenvolvido com base nas atividades e nas observações
diárias e a partir dos estudos dos conteúdos relacionados ao corpo humano,
higiene pessoal, doenças sexualmente transmissíveis, alimentos e nutrientes,
nesse momento identificou-se a necessidade de aprofundar os estudos de forma
lúdica e motivadora nestes conteúdos, pois, havia problemas relacionados à
higiene pessoal nas diversas turmas do ensino fundamental I. A intervenção
pedagógica aconteceu de forma disciplinar, nas aulas de ciências, com a turma
do 8° ano do ensino fundamental II, no entanto, o projeto foi aplicado com os
alunos do ensino fundamental I. Os principais objetivos deste projeto foram:
Compreender os conteúdos relacionados aos cuidados com o corpo humano; Aplicar
os conhecimentos adquiridos com protagonismo; Desenvolver hábitos que favoreçam
higiene pessoal; Realizar pesquisas de teatros e atividades lúdicas para serem
aplicadas para o público alvo; Participar de forma ativa das atividades
selecionadas e desenvolvidas pelos próprios educandos, sob orientação da
professora. As ações foram: Pesquisa de atividades lúdicas (teatros, jogos e
brincadeiras) sobre higiene e alimentação saudável. Com base nas atividades
realizadas e o desenvolvimento do projeto, pode-se afirmar que foi
significativo para os educandos, pois, aprenderam os conteúdos de forma lúdica
e participativa, e suas aplicações com os alunos do ensino fundamental II foram
exitosas, os alunos participaram ativamente, contribuindo oralmente,
questionando, se divertindo e aprendendo, portanto, está foi uma ação
significativa, que deve ser repetida.
Palavras-chave:
Alimentação. Saúde. Ludicidade.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais. Parâmetros
curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FREIRE, P. Educação
e mudança. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1985.
MATO GROSSO. Orientações curriculares:
concepções para a educação básica. Cuiabá: Gráfica Print, 2010.
MATO GROSSO. Documento de referência
curriculares. Cuiabá:
Gráfica Print, 2018.
[1]Licenciada e bacharel em ciências Biológicas e
licenciada em Educação Física.
Universidade Federal de Mato Grosso. 2Escola
Estadual Alice Barbosa Pacheco. E-mail: rosibiologa@hotmail.com
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