sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, SAÚDE E BEM ESTAR

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.


Rosivania de Queiróz Ribeiro[1]


RESUMO: O presente projeto foi desenvolvido no período de primeiro de agosto a  segundo de setembro de dois mil e dezenove, foi criado e desenvolvido com base nas atividades e nas observações diárias e a partir dos estudos dos conteúdos relacionados ao corpo humano, higiene pessoal, doenças sexualmente transmissíveis, alimentos e nutrientes, nesse momento identificou-se a necessidade de aprofundar os estudos de forma lúdica e motivadora nestes conteúdos, pois, havia problemas relacionados à higiene pessoal nas diversas turmas do ensino fundamental I. A intervenção pedagógica aconteceu de forma disciplinar, nas aulas de ciências, com a turma do 8° ano do ensino fundamental II, no entanto, o projeto foi aplicado com os alunos do ensino fundamental I. Os principais objetivos deste projeto foram: Compreender os conteúdos relacionados aos cuidados com o corpo humano; Aplicar os conhecimentos adquiridos com protagonismo; Desenvolver hábitos que favoreçam higiene pessoal; Realizar pesquisas de teatros e atividades lúdicas para serem aplicadas para o público alvo; Participar de forma ativa das atividades selecionadas e desenvolvidas pelos próprios educandos, sob orientação da professora. As ações foram: Pesquisa de atividades lúdicas (teatros, jogos e brincadeiras) sobre higiene e alimentação saudável. Com base nas atividades realizadas e o desenvolvimento do projeto, pode-se afirmar que foi significativo para os educandos, pois, aprenderam os conteúdos de forma lúdica e participativa, e suas aplicações com os alunos do ensino fundamental II foram exitosas, os alunos participaram ativamente, contribuindo oralmente, questionando, se divertindo e aprendendo, portanto, está foi uma ação significativa, que deve ser repetida.


Palavras-chave: Alimentação. Saúde. Ludicidade.

REFERÊNCIAS
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1985.
MATO GROSSO. Orientações curriculares: concepções para a educação básica. Cuiabá: Gráfica Print, 2010.
MATO GROSSO. Documento de referência curriculares. Cuiabá: Gráfica Print, 2018.



[1]Licenciada e bacharel em ciências Biológicas e licenciada em  Educação Física. Universidade Federal de Mato Grosso. 2Escola Estadual Alice Barbosa Pacheco. E-mail: rosibiologa@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário