sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

REFORÇO LÚDICO

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.


ALINE DAIANA GREGORY SCHNEIDER[1]
KÁTIA CRISTINA CARSE ALCOVER[2]

Resumo: O presente relatório visa apresentar o relato de experiência do plano de intervenção pedagógica Reforço Lúdico que teve como objetivos: alfabetizar os alunos que ainda não conseguem ler e escrever, melhorando assim sua autoestima, melhorar o nível de aprendizagem e desempenho dos alunos com dificuldades na leitura, na escrita, interpretação textual e de problemas matemáticos e trabalhar com os alunos em pequenos grupos no contra turno (reforço escolar) com atividades diferenciadas, para atender suas necessidades específicas. Ao recebermos um aluno em processo de alfabetização é necessário e importante descobrir em qual nível de leitura, escrita e interpretação textual cada criança está, para que nós, enquanto professores alfabetizadores, façamos com que todas as crianças avancem em seu aprendizado. Sendo assim, no início do ano letivo, foi realizada uma avaliação diagnóstica nas turmas do 2º ano B e 2º ano D para conhecer em que nível de leitura e escrita os alunos se encontravam e no início do 2º semestre foi realizada uma avaliação de acompanhamento. Observou-se que vários alunos não conseguiam acompanhar o ritmo da turma, por não estarem alfabetizados, necessitando de um acompanhamento individualizado a fim de superar essas dificuldades. Para tanto foi desenvolvido o plano de intervenção pedagógica: “Reforço Lúdico” para as turmas do 2º ano B e D da Escola Estadual Professora Maria Sebastiana de Souza, plano este oriundo do Projeto de Formação da/na Escola. O plano aconteceu de 19 de agosto a 29 de novembro, todas as 4ª feiras com atendimento em pequenos grupos no contra turno. Na turma do 2º ano B, o reforço lúdico aconteceu todas as quartas-feiras com um grupo com 4 alunos das 13h às 14h e outro grupo com 3 alunos das 14h às 15h e na turma do 2º ano D das 17h às 18h, também todas as quartas-feiras com um grupo de 5 alunos. As atividades foram realizadas de forma lúdica através de jogos e atividades diferenciadas para despertar maior interesse dos alunos. Os alunos gostaram muito das atividades propostas e demonstraram avanços significativos na leitura e na escrita. Todos os alunos que participaram do reforço já conseguem ler palavras de sílabas simples. Apenas uma das alunas do 2º ano D e dois alunos do 2º ano B que faltaram muito não apresentaram avanços significativos. Diante dos resultados obtidos, pode-se concluir que os objetivos do plano foram alcançados e que o mesmo foi de suma importância para desenvolver a leitura e escrita.

Palavras-Chave: Reforço. Atividades diferenciadas. Leitura. Escrita. Alfabetização.


[1] Escola Estadual Profª. Maria Sebastiana de Souza, alinedgregory@hotmail.com
[2] Escola Estadual Profª. Maria Sebastiana de Souza, katia_alcover@hotmail.com

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