ALINE
DAIANA GREGORY SCHNEIDER[1]
KÁTIA
CRISTINA CARSE ALCOVER[2]
Resumo: O presente relatório visa apresentar o
relato de experiência do plano de intervenção pedagógica Reforço Lúdico que
teve como objetivos: alfabetizar os alunos que ainda não conseguem ler e
escrever, melhorando assim sua autoestima, melhorar o nível de aprendizagem e
desempenho dos alunos com dificuldades na leitura, na escrita, interpretação
textual e de problemas matemáticos e trabalhar com os alunos em pequenos grupos
no contra turno (reforço escolar) com atividades diferenciadas, para atender
suas necessidades específicas. Ao recebermos um aluno em processo de
alfabetização é necessário e importante descobrir em qual nível de leitura,
escrita e interpretação textual cada criança está, para que nós, enquanto
professores alfabetizadores, façamos com que todas as crianças avancem em seu
aprendizado. Sendo assim, no início do ano letivo, foi realizada uma avaliação
diagnóstica nas turmas do 2º ano B e 2º ano D para conhecer em
que nível de leitura e escrita os alunos se encontravam e no início do 2º
semestre foi realizada uma avaliação de acompanhamento. Observou-se que vários
alunos não conseguiam acompanhar o ritmo da turma, por não estarem
alfabetizados, necessitando de um acompanhamento individualizado a fim de
superar essas dificuldades. Para tanto foi desenvolvido o plano de intervenção pedagógica:
“Reforço Lúdico” para as turmas do 2º ano B e D da Escola Estadual Professora
Maria Sebastiana de Souza, plano este oriundo do Projeto de Formação da/na
Escola. O plano aconteceu de 19 de agosto a 29 de novembro, todas as 4ª feiras
com atendimento em pequenos grupos no contra turno. Na turma do 2º ano B, o
reforço lúdico aconteceu todas as quartas-feiras com um grupo com 4 alunos das
13h às 14h e outro grupo com 3 alunos das 14h às 15h e na turma do 2º ano D das
17h às 18h, também todas as quartas-feiras com um grupo de 5 alunos. As
atividades foram realizadas de forma lúdica através de jogos e atividades
diferenciadas para despertar maior interesse dos alunos. Os alunos gostaram
muito das atividades propostas e demonstraram avanços significativos na leitura
e na escrita. Todos os alunos que participaram do reforço já conseguem ler
palavras de sílabas simples. Apenas uma das alunas do 2º ano D e dois alunos do
2º ano B que faltaram muito não apresentaram avanços significativos. Diante dos
resultados obtidos, pode-se concluir que os objetivos do plano foram alcançados
e que o mesmo foi de suma importância para desenvolver a leitura e escrita.
[1] Escola Estadual Profª. Maria
Sebastiana de Souza, alinedgregory@hotmail.com
[2] Escola Estadual Profª. Maria
Sebastiana de Souza, katia_alcover@hotmail.com
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