sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

LEITURA, COMPREENSÃO, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO LIVRO “FLUTUANTES”, DE ROSANA RIOS.

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste. 


JOSIMAR RODRIGUES DE OLIVEIRA[1]

Resumo: A intervenção pedagógica é um ótimo recurso para combater dificuldades escolares comuns, melhorando o relacionamento entre alunos e escola. No entanto, o Plano de Intervenção Pedagógica na Escola Estadual João Pedro Torres (Município de Poxoréu – MT), referente à Disciplina de Língua Portuguesa (6º Anos – A e B), deu-se início no princípio do mês de outubro do ano de 2019 com o objetivo de trabalhar com os alunos a leitura, escrita, interpretação e produção de texto, no qual notou-se anteriormente dificuldades de alguns alunos a respeito desses itens. Nessa perspectiva, o Plano de Intervenção Pedagógica tem a finalidade de desenvolver habilidades de leitura, compreensão, interpretação e produção textual a partir do Livro “Flutuantes”, de Rosana Rios. As ações foram realizadas com base no livro citado. Dessa forma, as atividades foram efetivadas da seguinte forma: Roda de leitura; Interpretação e produção textual (Dissertação e versos de um poema); Ludicidade através da criação de desenhos; Dinâmicas e brincadeiras. As ações propostas foram bem aceitas pelos alunos, o que foi possível perceber um certo gosto em resolver o que era pedido. Sendo assim, o que se pretendia alcançar foi além das expectativas, considerando que o livro “Flutuantes” causa no leitor uma empatia prazerosa e produz a sensibilidade de leveza. No entanto, notou-se que somente 10% dos alunos tiveram dificuldades em resolver o que era proposto, devido ao desinteresse dos mesmos. Por outro lado, houve alunos que anteriormente havia sido diagnosticado pela falta de compreensão e leitura (Não compreensão da Língua Materna), que demonstraram interesse pelo aprender e foram participativos no processo de intervenção, sempre com o auxílio do professor e dos colegas. Para planejar uma intervenção pedagógica, é importante avaliar os alunos para identificar os pontos que precisam ser melhorados. No entanto, a intervenção realizada foi produtiva e trouxe o bem estar dos alunos e professor no processo, sendo que é de grande valia para a relação desses sujeitos em sala de aula, fazendo que o ensino alcance maior progressão atendendo os objetivos do plano de intervenção. Dentre uma atividade e outra, foram feitas diversas brincadeiras com os alunos com o intuito de tornar prazerosa a atividade por eles realizada, atendendo também, a mensagem que o livro “Flutuantes” estabelece para quem o lê, como conceitua a autora Rosana Rios: “Quando a gente faz coisas legais como ler um livro, abraçar um amigo, tomar um sorvete, a gente vira criança e quase flutua. Não queremos que ninguém bote pesos nos nossos pés ou nos amarre no chão. Então, vamos rir, sentir perfume de nuvem e deixar a leveza nos levar! Porque todos nós temos o direito de flutuar. ”

Palavras-Chave: Flutuantes. Intervenção. Leitura. Interpretação.


RIBEIRO, Betina. Intervenção Pedagógica: como realizar na sala de aula. Disponível em: https://www.sistemadeensinoph.com.br/blog/intervencao-pedagogica-como-realizar-na-sala-de-aula/. Acesso em: 11 de Novembro de 2019.

RIOS, Rosana; Flutuantes. Ilustrado por Ianah Maia. – São Paulo: Editora DCL, 2015




[1] Escola Estadual João Pedro Torres, professorjosimarrodrigues@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário