Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.
JOSIMAR
RODRIGUES DE OLIVEIRA[1]
Resumo: A intervenção pedagógica é um ótimo recurso para combater
dificuldades escolares comuns, melhorando o relacionamento entre alunos e
escola. No entanto, o Plano de Intervenção Pedagógica na Escola Estadual João
Pedro Torres (Município de Poxoréu – MT), referente à Disciplina de Língua
Portuguesa (6º Anos – A e B), deu-se início no princípio do mês de outubro do
ano de 2019 com o objetivo de trabalhar com os alunos a leitura, escrita,
interpretação e produção de texto, no qual notou-se anteriormente dificuldades
de alguns alunos a respeito desses itens. Nessa perspectiva, o Plano de
Intervenção Pedagógica tem a finalidade de desenvolver habilidades de leitura, compreensão, interpretação
e produção textual a partir do Livro “Flutuantes”, de Rosana Rios. As
ações foram realizadas com base no livro citado. Dessa forma, as atividades
foram efetivadas da seguinte forma: Roda de leitura; Interpretação e produção
textual (Dissertação e versos de um poema); Ludicidade através da criação de
desenhos; Dinâmicas e brincadeiras. As ações propostas foram bem aceitas
pelos alunos, o que foi possível perceber um certo gosto em resolver o que era
pedido. Sendo assim, o que se pretendia alcançar foi além das expectativas,
considerando que o livro “Flutuantes” causa no leitor uma empatia prazerosa e
produz a sensibilidade de leveza. No entanto, notou-se que somente 10% dos
alunos tiveram dificuldades em resolver o que era proposto, devido ao
desinteresse dos mesmos. Por outro lado, houve alunos que anteriormente havia
sido diagnosticado pela falta de compreensão e leitura (Não compreensão da
Língua Materna), que demonstraram interesse pelo aprender e foram
participativos no processo de intervenção, sempre com o auxílio do professor e
dos colegas. Para planejar uma intervenção pedagógica, é importante avaliar os alunos
para identificar os pontos que precisam ser melhorados. No entanto, a
intervenção realizada foi produtiva e trouxe o bem estar dos alunos e professor
no processo, sendo que é de grande valia para a relação desses sujeitos em sala
de aula, fazendo que o ensino alcance maior progressão atendendo os objetivos
do plano de intervenção. Dentre uma atividade e outra, foram feitas diversas
brincadeiras com os alunos com o intuito de tornar prazerosa a atividade por
eles realizada, atendendo também, a mensagem que o livro “Flutuantes”
estabelece para quem o lê, como conceitua a autora Rosana Rios: “Quando a gente
faz coisas legais como ler um livro, abraçar um amigo, tomar um sorvete, a
gente vira criança e quase flutua. Não queremos que ninguém bote pesos nos
nossos pés ou nos amarre no chão. Então, vamos rir, sentir perfume de nuvem e
deixar a leveza nos levar! Porque todos nós temos o direito de flutuar. ”
RIBEIRO,
Betina. Intervenção Pedagógica: como realizar na sala de aula. Disponível em: https://www.sistemadeensinoph.com.br/blog/intervencao-pedagogica-como-realizar-na-sala-de-aula/.
Acesso em: 11 de Novembro de 2019.
RIOS,
Rosana; Flutuantes. Ilustrado por Ianah Maia. – São Paulo: Editora DCL, 2015
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