sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

PROJETO DONA BARATINHA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE PRIMAVERA DO LESTE – MT

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.



NEUCILENE DOS SANTOS TEODORA SOUZA[i]
ESTERLINA ALVES NUNES[ii]

Resumo: O projeto Dona Baratinha teve como ponto de partida o diagnóstico aplicado pelas professoras das turmas da 1ª fase, do 1º ciclo, do ensino fundamental, da Escola Estadual do Campo Vila União, de Primavera do Leste que apresentou a necessidade das professoras desenvolverem um trabalho de leitura e escrita com os alunos. Com isso, as professoras optaram por desenvolver um projeto intitulado Dona Baratinha no período de três de junho a dezesseis de julho para trabalhar a necessidade apontada no diagnóstico. O desenvolvimento do projeto aconteceu primeiramente com a contextualização do conto a partir da vivência dos alunos. Essa contextualização foi feita de maneira lúdica, entendendo que o mundo literário é cheio de magia e ao trabalhar a ludicidade, o aluno consegue refletir e fazer a conexão e a compreensão do mundo que vivemos. Depois, o conto foi lido e trabalhado com a finalidade de localizar informações explícitas no texto, aprofundar no reconhecimento do sistema de escrita alfabética, das famílias silábicas e dos valores sonoros das sílabas. Após essas atividades, os alunos confeccionaram diferentes gêneros textuais tendo como pano de fundo o enredo do conto, dentre os gêneros estão: cartazes, convites, bilhetes e receitas. Além disso, produziram pinturas utilizando as cores primárias e secundárias, dobraduras, máscaras e um livro com as produções deles. A culminância do projeto foi com a dramatização da história pelos alunos para toda a comunidade escolar e convidados, contando com a colaboração de todos os profissionais da educação dessa escola. Como resultado, obtivemos o desenvolvimento do comportamento leitor e escritor e o gosto pela leitura pelos alunos.
Palavras-Chave: Educação. Leitura. Produção textual.
Referências Bibliográficas:
MACHADO, Ana Maria. Dona Baratinha. Coleção lê para mim, série azul.


[i] Escola Estadual do Campo Vila União, teodora-12@hotmail.com
[ii] Escola Estadual do Campo Vila União, estela_primavera@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário