NEUCILENE DOS SANTOS TEODORA SOUZA[i]
ESTERLINA ALVES NUNES[ii]
Resumo:
O projeto Dona Baratinha teve como ponto de partida o diagnóstico aplicado
pelas professoras das turmas da 1ª fase, do 1º ciclo, do ensino fundamental, da
Escola Estadual do Campo Vila União, de Primavera do Leste que apresentou a
necessidade das professoras desenvolverem um trabalho de leitura e escrita com
os alunos. Com isso, as professoras optaram por desenvolver um projeto intitulado
Dona Baratinha no período de três de junho a dezesseis de julho para trabalhar
a necessidade apontada no diagnóstico. O desenvolvimento do projeto aconteceu primeiramente
com a contextualização do conto a partir da vivência dos alunos. Essa
contextualização foi feita de maneira lúdica, entendendo que o mundo literário
é cheio de magia e ao trabalhar a ludicidade, o aluno consegue refletir e fazer
a conexão e a compreensão do mundo que vivemos. Depois, o conto foi lido e
trabalhado com a finalidade de localizar informações explícitas no texto,
aprofundar no reconhecimento do sistema de escrita alfabética, das famílias
silábicas e dos valores sonoros das sílabas. Após essas atividades, os alunos
confeccionaram diferentes gêneros textuais tendo como pano de fundo o enredo do
conto, dentre os gêneros estão: cartazes, convites, bilhetes e receitas. Além
disso, produziram pinturas utilizando as cores primárias e secundárias,
dobraduras, máscaras e um livro com as produções deles. A culminância do
projeto foi com a dramatização da história pelos alunos para toda a comunidade
escolar e convidados, contando com a colaboração de todos os profissionais da
educação dessa escola. Como resultado, obtivemos o desenvolvimento do
comportamento leitor e escritor e o gosto pela leitura pelos alunos.
Palavras-Chave:
Educação. Leitura. Produção textual.
Referências
Bibliográficas:
MACHADO, Ana Maria. Dona Baratinha. Coleção lê para mim,
série azul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário