sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA IDEALIZANDO ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PAUTADA EM LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.


ALÉX JUNIOR BARBOSA DE FARIAS[1]
SILMA DA PIEDADE NASCIMENTO DOS SANTOS[2]

Resumo: É comum nos diálogos tecidos na sala de professores, no conselho de classe relatos de professores quanto a dificuldade de alunos em leitura e interpretação de textos, sendo abordado nesse trabalho especificamente textos científicos. No ano letivo de 2019 na Escola Estadual Apolônio Bouret de Melo ainda foi possível ratificar tais relatos com os resultados das avaliações diagnósticas, internas e externas, apresentando grande número de alunos que ainda não conseguem desenvolver as competências e habilidades voltadas a leitura e interpretação. Neste cenário foi planejada uma intervenção pedagógica na disciplina de Química para contribuir com a superação das dificuldades de leitura e interpretação de textos científicos. A proposta foi desenvolvida a partir de leitura e interpretação de seis textos científicos com caráter informativo que abordam conteúdos trabalhados prioritariamente no terceiro ano do Ensino Médio, por tal característica a atividade foi restrita para as turmas de terceiro ano, entretanto a atividade pode ser adaptada para os outros anos do Ensino Médio.  Para a leitura e interpretação dos textos foi utilizado a estratégia apresentada por Francisco Junior (2010) que consiste em dar títulos a cada parágrafo do texto. Esses títulos devem enunciar a ideia principal de cada parágrafo de forma que, ao fim do exercício, os alunos, ao lerem, seus títulos consigam resumi-lo para então compreendê-lo. Com esta estratégia, pretende-se que o aluno se envolva num exercício mental em que possa desenvolver um diálogo com o texto, conseguindo captar o seu significado e ter a capacidade de expressá-lo por meio da escrita. A etapa seguinte fica pautada em questões interpretativas que se dividem em algumas classificações: a) perguntas cuja resposta se encontra de forma literal e direta no texto; b) perguntas que necessitam de uma busca mais cuidadosa, na qual o leitor relacione diversos elementos do texto e faça uma certa inferência textual; c) perguntas de elaboração pessoal, cuja resposta precisa ser deduzida conforme seus conhecimentos e opiniões. A atividade ainda está em desenvolvimento, entretanto os resultados serão determinados de forma qualitativa a partir das observações do professor e quantitativamente a partir de dados obtidos com questionários aplicados após as finalizações da proposta. Quanto a avaliação qualitativa, mesmo com a atividade ainda em desenvolvimento já é possível fazer algumas observações quanto ao desenvolvimento dos alunos com a proposta. A princípio a atividade não teve boa aceitação, entretanto após insistência e mediação, os alunos notaram a falta de fluidez em ler o texto e interpretá-lo por parte dos mesmo, após a mediação realizada pelo professor, onde foi explicitado as informações explícitas e implícitas e suas possíveis relações com o cotidiano houve uma ruptura de pensamento, levando os alunos a observarem a importância da leitura e interpretação dentro da disciplina de Química.
Palavras-Chave: Leitura. Interpretação. Química.

Referências:
FRANCISCO JÚNIOR, W. E. F. Estratégias de leitura e educação química: que relações? Química Nova na Escola, São Paulo, v. 32, n. 4, p. 220-226, 2010. Disponível em: < http://qnesc.sbq.org.br/ online/qnesc32_4/03-EA5809.pdf>. Acesso em: 13 out. 2019.



[1] Escola Estadual Apolônio Bouret de Melo – SEDUC-MT, alexjr.farias@gmail.com.
[2] Escola Estadual Apolônio Bouret de Melo – SEDUC-MT, silmapiedade@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário