sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

LEITURA:UM MUNDO DE IMAGINAÇÃO E MAGIA

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.


LUIZ SÉRGIO DE SOUZA [1]
ROBERTO LUIS SÓL DOS SANTOS[2]

Resumo: A água é um bem finito e essencial para a manutenção da vida em nosso planeta. O Brasil é o país que possui o maior manancial de água doce e potável do mundo. Assim, o Córrego dos Bororos que ladeia a cidade, é um dos principais afluentes do Rio Poxoréu, que faz parte da Bacia do São Lourenço e do Paraguai, componente do Pantanal Matogrossense. Nesse sentido, parte importante da cultura e da história poxorense, esse córrego de águas rasas e cristalinas, traz em seu nome e em seu arcabouço de memórias, os famosos Boé, Bororos ou Coroados, como eram conhecidos pelos primeiros aventureiros que adentraram esses sertões. A utilização desse córrego pela comunidade, dava-se em momentos de socialização, de amizade e estreitamento de laços, afetividades e pertencimento. Portanto, cabe-nos buscar que ações sejam desenvolvidas e desencadeadas, no sentido de recuperar, preservar e manter as águas do Córrego dos Bororos livres da contaminação por esgotos sanitários que são diariamente lançados em seu leito, devolvendo à comunidade, esse espaço de importância social. Dessa forma, pretendeu-se identificar os níveis de contaminação em pontos estratégicos, desde a nascente até a foz, no Rio Poxoréu; apontou as implicações e impactos socioambientais provenientes dessa prática; buscou suscitar os órgãos competentes municipais a tomarem as providências necessárias para sanar e efetivar ações que venham mudar esse quadro, faz-se necessário e urgente. Nesse sentido, a proposta desse projeto, desenvolvido na Disciplina Eletiva, que opera de forma multidisclinar, possibilitou aos estudantes, professores e demais pessoas envolvidas: conhecer os objetos, órgãos e aparatos ambientais nos âmbitos municipal, estadual e federal, através de estudos, palestras e visitas que foram feitas; conhecendo, reconhecendo e demonstrando a importância das águas do Córrego dos Bororos para a ictiofauna, fauna, flora e população poxorense; fazendo o mapeamento e a localização geográfica do Córrego dos Bororos; coletando amostras das águas, para análises fisioquímicas; verificando profundidade, largura e volume em metros cúbicos, dos pontos de coleta. Para tanto, sugeriu-se ao poder público medidas, para minimizar os impactos socioambientais das águas e das margens do Córrego dos Bororos, para a melhoria na qualidade de vida, através da Secretaria de Meio Ambiente e da Câmara Municipal, para as quais estamos preparando o dossiê para apresentação, a fim de que possa fazer  esse  resgate ambiental e sócio cultural.  Assim, avaliamos que este projeto encontra ressonância nos anseios de todos, pautados na Política Pública de Saneamento e nos princípios e diretrizes estabelecidos na Lei Federal 11.445/2007, regulamentada pelo Decreto Federal nº 7.217/2010, que estabelece, entre seus princípios fundamentais, a universalização e a integralidade na prestação dos serviços.
Palavras-chave: Preservação ambiental. Córrego dos Bororos. Cultura. Contaminação. Políticas Públicas.

Referência

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Fundamental.    Brasília:MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB (2017), Prefeitura Municipal de Poxoréu – MT

[1] Escola Estadual Padre César Albisetti


Nenhum comentário:

Postar um comentário