GRACIELA
MORAES DE SOUZA[1]
Resumo: Este plano de intervenção pedagógica é
resultado do projeto de formação continuada desenvolvido na E.E João Pedro
Torres com o intuito de melhorar os níveis
de proficiência em leitura e escrita dos alunos
matriculados no 4º ano “B”. Desse modo, o trabalho com os livros e textos teve
a finalidade de possibilitar aos alunos o desenvolvimento de habilidades
leitoras, habilidade oral e a comunicação escrita. Para execução de cada etapa
deste plano de intervenção pedagógica foi destinada uma carga horária
específica semanalmente para desenvolver as atividades em sala de aula. Cada
etapa envolveu os eixos do componente curricular da língua portuguesa:
oralidade, leitura e produção textual. Todos os eixos foram trabalhados e
avaliados a cada término de cada etapa. Portanto, para a formação dos leitores,
público alvo desse plano de intervenção foram criados espaços e momentos de
leitura e reflexão como “cantinho de leitura” da classe, rodas de leitura e
conversa, de modo que os alunos pudessem selecionar e, até recomendar ou não o
que leu. No trabalho envolvendo a leitura e a escrita é importante considerar o
tempo e o ritmo de cada um. O folhear das páginas, as observações das imagens
contidas nos livros e o jeito como cada um realiza a leitura. Portanto, o
trabalho com a leitura e a produção textual desenvolvida na turma do 4º “B” respeitou
o tempo e o ritmo de cada leitor. E com essa prática de leitura diária em sala
os alunos puderam realizar a releitura quantas vezes foram necessárias até
adquirirem segurança para ler, recontar e compartilhar em voz alta para o
grande grupo sua experiência com a leitura. A princípio houve alunos bem
tímidos e inseguros no momento de socialização sobre o que entenderam dos
textos lidos e/ou ouvidos. Porém, no decorrer das atividades planejadas
envolvendo a tarefa de ler, contar e recontar o que leram, os alunos foram adquirindo
desenvoltura para falar em público e melhoraram a compreensão sobre os textos
lidos e ouvidos. Ressaltando que cada um tem seu tempo individual, próprio de
leitura. Cada pessoa lê do seu jeito pessoal no seu ritmo, na sua velocidade,
repete sempre que necessário e faz a releitura das partes do livro/textos que
mais gosta ou para entender melhor as ideias do autor. Assim sendo, obedecendo
a esses pontos os alunos público alvo dessa intervenção pedagógica estão
gradativamente desenvolvendo a leitura, a interpretação, a compreensão e a
escrita esperada para um cursando do 4º ano do ensino fundamental.
Palavras-Chave: Leitura e escrita. Estratégia de leitura.
Proficiência dos alunos.
FREIRE,
Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed.
São Paulo: Cortez, 1989.
RAMOS,
Magda Maria. A Literatura como Fruição na Escola. Disponível em: Acesso em: 30
jun. 2015.
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