sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

O FORTALECIMENTO DO HÁBITO DA LEITURA E ESCRITA NA SALA DE AULA

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste. 



GRACIELA MORAES DE SOUZA[1]

Resumo: Este plano de intervenção pedagógica é resultado do projeto de formação continuada desenvolvido na E.E João Pedro Torres com o intuito de melhorar os níveis de proficiência em leitura e escrita dos alunos matriculados no 4º ano “B”. Desse modo, o trabalho com os livros e textos teve a finalidade de possibilitar aos alunos o desenvolvimento de habilidades leitoras, habilidade oral e a comunicação escrita. Para execução de cada etapa deste plano de intervenção pedagógica foi destinada uma carga horária específica semanalmente para desenvolver as atividades em sala de aula. Cada etapa envolveu os eixos do componente curricular da língua portuguesa: oralidade, leitura e produção textual. Todos os eixos foram trabalhados e avaliados a cada término de cada etapa. Portanto, para a formação dos leitores, público alvo desse plano de intervenção foram criados espaços e momentos de leitura e reflexão como “cantinho de leitura” da classe, rodas de leitura e conversa, de modo que os alunos pudessem selecionar e, até recomendar ou não o que leu. No trabalho envolvendo a leitura e a escrita é importante considerar o tempo e o ritmo de cada um. O folhear das páginas, as observações das imagens contidas nos livros e o jeito como cada um realiza a leitura. Portanto, o trabalho com a leitura e a produção textual desenvolvida na turma do 4º “B” respeitou o tempo e o ritmo de cada leitor. E com essa prática de leitura diária em sala os alunos puderam realizar a releitura quantas vezes foram necessárias até adquirirem segurança para ler, recontar e compartilhar em voz alta para o grande grupo sua experiência com a leitura. A princípio houve alunos bem tímidos e inseguros no momento de socialização sobre o que entenderam dos textos lidos e/ou ouvidos. Porém, no decorrer das atividades planejadas envolvendo a tarefa de ler, contar e recontar o que leram, os alunos foram adquirindo desenvoltura para falar em público e melhoraram a compreensão sobre os textos lidos e ouvidos. Ressaltando que cada um tem seu tempo individual, próprio de leitura. Cada pessoa lê do seu jeito pessoal no seu ritmo, na sua velocidade, repete sempre que necessário e faz a releitura das partes do livro/textos que mais gosta ou para entender melhor as ideias do autor. Assim sendo, obedecendo a esses pontos os alunos público alvo dessa intervenção pedagógica estão gradativamente desenvolvendo a leitura, a interpretação, a compreensão e a escrita esperada para um cursando do 4º ano do ensino fundamental.
Palavras-Chave: Leitura e escrita. Estratégia de leitura. Proficiência dos alunos.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1989.

RAMOS, Magda Maria. A Literatura como Fruição na Escola. Disponível em: Acesso em: 30 jun. 2015.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. Ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.




[1] Escola Estadual João Pedro Torres, profgra.mt@gmail.com

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