CLAUDENICE
AUXILIADORA DORILÊO ALBERTINI[1]
ELISÂNGELA
SOUSA OLIVEIRA CAMPOS[2]
ALINE
DE OLIVEIRA LEME[3]
VALDIRENE
ALMEIDA GULOW[4]
Resumo: O referente trabalho é oriundo de
intervenção pedagógica decorrente do Projeto de Formação da/na Escola e tem por
objetivo estimular o encanto pela leitura nos alunos do 3º ano e o
desenvolvimento da oralidade e escrita desde os anos iniciais do Ensino
Fundamental e motivar e despertar neles a criatividade e a imaginação desde o
início do processo de alfabetização que, muitas vezes, parte do estímulo pela
escola, pois cada aluno apresenta sua singularidade e muitas famílias não
apresentam os recursos, nem o tempo necessário para incentivar o progresso na
aprendizagem da leitura, escrita e oralidade. O docente deve oferecer uma
abordagem significativa que envolva o estudante, para que este perceba a
importância da leitura, não só pela necessidade, mas também como um momento de
lazer e aproximação e afeto com seus progenitores. Os alunos levavam para casa
a “Maleta viajante”, ou seja, uma sacola de história com livros literários e
caderno para reescrita das mesmas. Além disso, acompanhado na sacola iam também
os fantoches, com os personagens das histórias, para ajudar na interação com os
membros da família. Após dois dias, o aluno retorna com o material para a sala e
no caderno deverá estar registrado a reescrita da história que foi lida. Perante
a turma, o docente apresentará para a sala de aula a história lida utilizando
os fantoches, para que possamos avaliar seu desempenho na oralidade. A avaliação
no estado do Mato Grosso é baseada no sistema de ciclos de formação humana. Dessa
forma, a evolução do estudante será analisada de modo contínuo, por meio de sua
participação na leitura, reescrita e oralidade, lembrando que o aluno não será
apenas avaliado, mas incentivado a prática da leitura diária. A avaliação será
individual por meio da participação no decorrer das atividades e finalizando
com a produção escrita e o reconto da história. O resultado que se espera é que
a criança seja capaz de ler, escrever e fazer relatos orais ao final das
atividades, estimulando sua criatividade e imaginação e desenvolvimento
cognitivo e emocional.
Palavras
– Chave: Leitura. Encanto. Escrita. Oralidade.
Referências:
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São
Paulo: Ática, 1988.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três
artigos que se completam. 23ª Ed. São Paulo: Cortez, 1989.
MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para
Mato Grosso. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Mato Grosso: 2018.
Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1syLEXQ4H58aY9tVGPaFy91wKuuDvjLGU/view.
Acesso em: 28/10/2019.
[1]Escola Estadual
Ledy Anita Brescancim, claudenicealbertini@hotmail.com
[3] Escola Estadual
Ledy Anita Brescancim, alininhaleme@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário