sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

MALETA VIAJANTE

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.





CLAUDENICE AUXILIADORA DORILÊO ALBERTINI[1]
ELISÂNGELA SOUSA OLIVEIRA CAMPOS[2]
ALINE DE OLIVEIRA LEME[3]
VALDIRENE ALMEIDA GULOW[4]

Resumo: O referente trabalho é oriundo de intervenção pedagógica decorrente do Projeto de Formação da/na Escola e tem por objetivo estimular o encanto pela leitura nos alunos do 3º ano e o desenvolvimento da oralidade e escrita desde os anos iniciais do Ensino Fundamental e motivar e despertar neles a criatividade e a imaginação desde o início do processo de alfabetização que, muitas vezes, parte do estímulo pela escola, pois cada aluno apresenta sua singularidade e muitas famílias não apresentam os recursos, nem o tempo necessário para incentivar o progresso na aprendizagem da leitura, escrita e oralidade. O docente deve oferecer uma abordagem significativa que envolva o estudante, para que este perceba a importância da leitura, não só pela necessidade, mas também como um momento de lazer e aproximação e afeto com seus progenitores. Os alunos levavam para casa a “Maleta viajante”, ou seja, uma sacola de história com livros literários e caderno para reescrita das mesmas. Além disso, acompanhado na sacola iam também os fantoches, com os personagens das histórias, para ajudar na interação com os membros da família. Após dois dias, o aluno retorna com o material para a sala e no caderno deverá estar registrado a reescrita da história que foi lida. Perante a turma, o docente apresentará para a sala de aula a história lida utilizando os fantoches, para que possamos avaliar seu desempenho na oralidade. A avaliação no estado do Mato Grosso é baseada no sistema de ciclos de formação humana. Dessa forma, a evolução do estudante será analisada de modo contínuo, por meio de sua participação na leitura, reescrita e oralidade, lembrando que o aluno não será apenas avaliado, mas incentivado a prática da leitura diária. A avaliação será individual por meio da participação no decorrer das atividades e finalizando com a produção escrita e o reconto da história. O resultado que se espera é que a criança seja capaz de ler, escrever e fazer relatos orais ao final das atividades, estimulando sua criatividade e imaginação e desenvolvimento cognitivo e emocional.

Palavras – Chave: Leitura. Encanto. Escrita. Oralidade.
Referências:
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 1988.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23ª Ed. São Paulo: Cortez, 1989.
MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Mato Grosso: 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1syLEXQ4H58aY9tVGPaFy91wKuuDvjLGU/view. Acesso em: 28/10/2019.

[1]Escola Estadual Ledy Anita Brescancim, claudenicealbertini@hotmail.com
[2]Escola Estadual Ledy Anita Brescancim, mana.donkas@hotmail.com
[3] Escola Estadual Ledy Anita Brescancim, alininhaleme@gmail.com
[4]Escola Estadual Ledy Anita Brescancim, valdirene.almeida@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário