sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA PROPOSTA EDUCATIVA.

Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.


EDINÉIA ORTIZ DOS SANTOS[1]
IZAURIDES KESIA DA COSTA MASSAVI SIQUEIRA SAMPAIO[2]
KEILA COSTA MASSAVI GOMES[3]

Resumo: Este trabalho foi desenvolvido por meio da proposta de intervenção do Projeto de Formação da/na Escola, na Escola Estadual Ledy Anita Brescancim, no município de Campo Verde/MT. Participaram desta ação os alunos dos 8° anos A, B e C, totalizando aproximadamente 90 (noventa) alunos, sob a orientação das professoras das disciplinas de Educação Física, Edinéia Ortiz, Língua Portuguesa, Keila Costa e Ciências, Izaurides Kesia. O presente trabalho partiu da observação feita em sala pelos professores desta instituição, onde se identificou que os alunos tinham dificuldade em compreender a importância de uma alimentação de qualidade para uma vida saudável, a relação entre alimentação e prevenção de doenças e a necessidade da atividade física como complementação para uma vida mais saudável. Diante do exposto, levantaram-se os seguintes objetivos: estimular o interesse dos alunos pela leitura e escrita do gênero histórias em quadrinhos - HQ’s; fomentar a prática de atividades física e incentivar a mudança de hábitos alimentares, para que com isso, os alunos adquiram o hábito de se alimentar de forma correta, dando a oportunidade para alimentos variados em sua refeição diária. No intuito de alcançar os objetivos traçados foram adotadas algumas atividades, tais como: a elaboração de história em quadrinho (HQ’s), durante as aulas das disciplinas envolvidas, abordando os temas: a importância da alimentação saudável, cuidados com a alimentação e a importância da atividade física para uma vida saudável; palestra com profissionais envolvidos na área da saúde (esteticista e Personal Trainer); explanação oral dos temas abordados; leitura de histórias em quadrinhos variados e para finalizar um momento com acesso a alimentos saudáveis durante um café da manhã na escola com todas as turmas envolvidas. Os alunos foram avaliados por meio dos depoimentos das experiências vivenciadas pelos alunos, confecção das HQ’s, na elaboração do cardápio, no manuseio dos alimentos servidos no café da manhã e na participação da palestra desenvolvida na escola. Ao finalizar o trabalho, podemos perceber uma melhora na conscientização dos educandos quanto à prática de atividades físicas regulares, na escolha de alimentos saudáveis, ao dar preferência a alimentos naturais, em compartilhar as ideias e experiências vividas pelos mesmos, como multiplicadores dessa necessidade. Assim de acordo com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) 2004, promover uma alimentação saudável deve ser um eixo prioritário no ambiente escolar, afirmação que é respaldada por Gouvêa (1999), pois também defende que a educação para a saúde deve ser introduzida a partir da pré-escola e ensino fundamental, devido à capacidade que os mesmos ainda detêm de adotar novos hábitos alimentares e Danelon (2006) assegura que o ambiente escolar influencia a formação da personalidade do educando, inclusive em suas preferências alimentares.

Palavras-chave: Alimentação saudável. Vida saudável. Atividade física.

Referências:
CONSEA. Alimentação e educação nutricional nas escolas e creches. In: Conferência nacional de segurança alimentar. 2. ed., 2004, Olinda. Relatório final. Olinda, 2004.

DANELON, M. A. S; DANELON, M. S; SILVA, M. V. Serviços de alimentação destinados ao público escolar: análise da convivência do Programa de 31 Alimentação Escolar e das cantinas. Rev. Segurança Alimentar e Nutricional. Campinas, v. 13, n. 1, p. 85-94, 2006.

GOUVÊA, E.L.C. Nutrição, saúde e comunidade. Rio de Janeiro, Revinter, 1999.






[1] 1 – Especialista em Educação especial; Docente na E. E. Ledy Anita Brescancim; edineiasto@hotmail.com

[2] 2 – Especialista em Gestão Escolar; Docente na E. E. Ledy Anita Brescancim;

[3] 3 -Mestra em Letras; Docente na E. E. Ledy Anita Brescancim; keilamassavi@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário