sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

O BASQUETE: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA E TRANSFORMADORA.


Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de  Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.

ANDRESSA UEHARO CARVALHO[1]
LEILA MARIA DA CRUZ ²


Este trabalho trata de uma proposta interventiva realizada na Escola Plena Apolônio B. de Melo, desenvolvida na disciplina de Educação Física, com os primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio. O objetivo da intervenção foi desenvolver atividades práticas na modalidade basquete devido ao baixo conhecimento de técnicas, regras e a necessidade de estimular a cooperatividade, contribuindo para sanar e/ou amenizar as dificuldades diagnosticadas na coordenação motora, em algumas capacidades físicas e resistência (timidez). Assim, procuramos difundir a prática do basquete promovendo o interclasse de maneira adaptada, construindo possibilidades acessíveis a todos, em especial, ao público feminino para que vivenciasse e ressignificasse as práticas corporais, incentivando a coletividade e a empatia, bem como a capacidade de gerenciar e resolver conflitos. Além disso, os estudantes produziram artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado o basquete, defenderam seu ponto de vista utilizando argumentos e contra-argumentos. De acordo com o referencial teórico utilizado foi possível sanar as dificuldades na aprendizagem do basquete, valendo-nos dos componentes lúdicos nas aulas de Educação Física. Para proporcionar maior motivação e interação nas atividades realizamos o interclasse de basquete variando as regras e a dinâmica de jogo. Desse modo, ampliamos a participação do público feminino e potencializou-se a aprendizagem dos estudantes. Pois, concordamos com Andrade e Santana (2013) a recreação é uma ferramenta pedagógica que em Educação Física na iniciação esportiva contribui para que os estudantes possam vivenciar, de modo espontâneo e prazeroso as atividades lúdicas havendo a inclusão, todos podem participar. A partir de uma metodologia de trabalho em equipe os alunos se envolveram nas atividades buscando participar, aprender e superar suas próprias dificuldades. Para finalizar as ações realizamos diálogo sobre as aulas envolvendo o basquete, nas quais os alunos expuseram suas experiências, relembraram momentos vividos e após troca de experiências propusemos uma atividade para ampliar a compreensão, por meio da produção de um artigo de opinião. O interclasse basquete contribuiu com a construção de conhecimentos relacionados a dois dos quatro pilares da educação: o aprender a fazer e o aprender a conviver, pois os estudantes trabalharam em grupo, gerenciando sua equipe e até mesmo resolvendo conflitos. A proposta teve um efeito positivo, uma vez que os alunos que não tinham contato com a modalidade basquete se empenharam em realizá-la, apesar da timidez e dificuldades motoras. Os estudantes que ainda possuem dificuldades na escrita relataram que após a vivência e troca de experiência tiveram um vocabulário mais amplo e se empenharam na realização da atividade final, a produção de artigo de opinião. Diante da intervenção realizada com todas as turmas, ressaltamos que sempre há algo que nos proporciona novas aprendizagens, pois o interclasse de basquete contribuiu para estimular a cooperação, a coordenação motora e a participação, incentivou a criticidade, a autonomia e o desenvolvimento do protagonismo.
Palavras-Chave: Intervenção. Basquete. Interclasse. Artigo de Opinião.

Referências
ANDRADE, Leandro Santos; SANTANA, Joseneide Siqueira. Brincar e aprender: A Importância do lúdico para a iniciação esportiva nas aulas de Educação Física. GT1 Educação de crianças, jovens e adultos. Sergipe, 2013.


[1] Escola Plena Apolônio Bouret de Melo, deueharo@hotmail.com
² Escola Plena Apolônio Bouret de Melo, leilahand1@gmail.com

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