Trabalho apresentado durante o I Seminário Regional de Educação e Formação Continuada organizado pelo Cefapro de Primavera do Leste, participaram representantes de escolas da Rede Estadual dos municípios Campo Verde, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.
ANDRESSA UEHARO CARVALHO[1]
LEILA MARIA DA CRUZ ²
Este trabalho trata de
uma proposta interventiva realizada na Escola Plena Apolônio B. de Melo, desenvolvida
na disciplina de Educação Física, com os primeiros, segundos e terceiros anos
do Ensino Médio. O objetivo da intervenção foi
desenvolver atividades práticas na modalidade basquete devido ao baixo conhecimento de técnicas, regras e a
necessidade de estimular a cooperatividade, contribuindo para sanar e/ou
amenizar as dificuldades
diagnosticadas na coordenação motora, em algumas capacidades físicas e resistência
(timidez). Assim, procuramos difundir a prática do basquete promovendo o
interclasse de maneira adaptada, construindo possibilidades acessíveis a todos,
em especial, ao público feminino para que vivenciasse e ressignificasse as práticas
corporais, incentivando a coletividade e a empatia, bem como a capacidade de
gerenciar e resolver conflitos. Além disso, os estudantes produziram artigos de
opinião, tendo em vista o contexto de produção dado o basquete, defenderam seu
ponto de vista utilizando argumentos e contra-argumentos. De acordo com o referencial teórico utilizado foi
possível sanar as dificuldades na aprendizagem do basquete, valendo-nos dos componentes
lúdicos nas aulas de Educação Física. Para proporcionar maior motivação e
interação nas atividades realizamos o interclasse de basquete variando as
regras e a dinâmica de jogo. Desse modo, ampliamos a participação do público
feminino e potencializou-se a aprendizagem dos estudantes. Pois, concordamos
com Andrade e Santana (2013) a recreação é uma ferramenta pedagógica que em
Educação Física na iniciação esportiva contribui para que os estudantes possam
vivenciar, de modo espontâneo e prazeroso as atividades lúdicas havendo a
inclusão, todos podem participar. A partir de uma metodologia de trabalho em
equipe os alunos se envolveram nas atividades buscando participar, aprender e
superar suas próprias dificuldades. Para finalizar as ações realizamos diálogo
sobre as aulas envolvendo o basquete, nas quais os alunos expuseram suas experiências,
relembraram momentos vividos e após troca de experiências propusemos uma
atividade para ampliar a compreensão, por meio da produção de um artigo de
opinião. O interclasse basquete contribuiu com a construção de conhecimentos
relacionados a dois dos quatro pilares da educação: o aprender a fazer e o
aprender a conviver, pois os estudantes trabalharam em grupo, gerenciando sua
equipe e até mesmo resolvendo conflitos. A proposta teve um efeito positivo,
uma vez que os alunos que não tinham contato com a modalidade basquete se
empenharam em realizá-la, apesar da timidez e dificuldades motoras. Os estudantes
que ainda possuem dificuldades na escrita relataram que após a vivência e troca
de experiência tiveram um vocabulário mais amplo e se empenharam na realização
da atividade final, a produção de artigo de opinião. Diante da intervenção
realizada com todas as turmas, ressaltamos que sempre há algo que nos
proporciona novas aprendizagens, pois o interclasse de basquete contribuiu para
estimular a cooperação, a coordenação motora e a participação, incentivou a
criticidade, a autonomia e o desenvolvimento do protagonismo.
Palavras-Chave: Intervenção. Basquete. Interclasse.
Artigo de Opinião.
Referências
ANDRADE, Leandro
Santos; SANTANA, Joseneide Siqueira. Brincar e aprender: A Importância do lúdico
para a iniciação esportiva nas aulas de Educação Física. GT1 Educação
de crianças, jovens e adultos. Sergipe, 2013.
² Escola Plena Apolônio
Bouret de Melo, leilahand1@gmail.com
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